Boletim Diário AHRESP (BDA 502) – 29.03.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Situação de alerta renovada até 18 de abril

Não obstante a trajetória da evolução positiva da situação epidemiológica vivida em Portugal na sequência da pandemia da doença COVID-19, o Governo considerou “prudente” proceder à renovação da declaração da situação de alerta em todo o território nacional continental.

Assim, foi decidida em Conselho de Ministros a renovação da declaração de situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23h59 do dia 18 de abril de 2022, mantendo-se em vigor todas as regras.

O diploma foi publicado hoje em Diário da República. Resolução do Conselho de Ministros n.º 34-A/2022 | DRE

 

Câmara Municipal de Lisboa promove webinar sobre apoios para a eficiência energética nos edifícios de comércio e serviços

No próximo dia 31 de março, entre as 12h e as 13h, a Câmara Municipal de Lisboa vai realizar um webinar de esclarecimentos sobre o novo concurso, lançado no âmbito do PRR, para Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços.

Este programa tem como objetivo o financiamento de medidas que fomentem a eficiência energética e de outros recursos e que reforcem a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios de serviços. Em concreto, pretende-se que as medidas a apoiar conduzam, em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados e contribuir para a redução em 20% do consumo de água.

Este apoio reveste a natureza de subvenção não reembolsável, sendo a taxa de comparticipação máxima de 70%, a incidir sobre o total das despesas elegíveis. São elegíveis as pessoas coletivas e singulares proprietárias de edifícios de comércio e serviços do setor privado, incluindo as entidades que atuam na área do turismo, e cujos edifícios estejam abrangidos pelo Sistema de Certificação Energética (SCE). As candidaturas são apresentadas ao Fundo Ambiental até 31 de maio de 2022.

A inscrição neste webinar é gratuita, mas obrigatória. Inscreva-se aqui 

 

AHRESP e Câmara de Lisboa desafiam mais empresas a aderir ao Compromisso Verde

A Câmara Municipal de Lisboa e a AHRESP lançaram o desafio a mais empresas e organizações do concelho de Lisboa para que se juntem às entidades que já subscreveram o Compromisso Verde e que partilham o objetivo de alcançar as metas estabelecidas para a cidade no combate às alterações climáticas, rumo a uma cidade descarbonizada e a um mundo mais sustentável.

Recorde-se que a cidade de Lisboa tem como objetivo reduzir as emissões de carbono em 70% até 2030 e atingir a neutralidade carbónica em 2050. São objetivos ambiciosos que dependem do envolvimento de todos – desde logo, do tecido empresarial e comercial da cidade, através de implementação de medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas nas áreas do consumo, mobilidade, eficiência energética e hídrica, produção de resíduos, entre outras.  A AHRESP já subscreveu este programa em 2020. Saiba mais sobre o Compromisso Verde Lisboa – Empresas & Organizações e como fazer a sua subscrição aqui

Para saber mais sobre medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, consulte os Guias AHRESP e Turismo de Portugal sobre Economia Circular no Alojamento Turístico e Restauração e Similares.

 

Reminder: Hotel 4.0 Talks no dia 5 de abril em Évora

No próximo dia 5 de Abril às 14h30, irá decorrer no Convento do Espinheiro a 4ª sessão das “Hotel 4.0 Talks”, com o tema Turista 4.0 | Hotel do Futuro: Mais Digital, Sustentável e Humano. Nesta sessão aberta ao público, além da interação entre um interessante painel de especialistas do setor, procuraremos apresentar os dados preliminares do estudo do Estado da Arte e Visão Prospetiva da Hotelaria Portuguesa no que diz respeito à capacitação digital das empresas do setor turístico.

Contaremos igualmente com a presença do presidente da Câmara Municipal de Évora Carlos Pinto de Sá, e do Vice-Presidente da Turismo do Alentejo, ERT  Pedro Dias na sessão de abertura, que apresentam a visão do município e da região de turismo sobre a temática apresentada.

Para ver o programa e inscrever-se, clique aqui

 

IAPMEI lança ferramenta estatística para consulta de incentivos às empresas

O IAPMEI disponibiliza a partir de hoje o dashboard Incentivos IAPMEI+, que possibilita a consulta de informação relativa a todos os sistemas de incentivos geridos pelo IAPMEI, sendo a informação pesquisável por investimento, sistema de incentivo, concelho, medida e ano.

O mapa interativo da plataforma permite a obtenção de informação específica, como por exemplo, o número de projetos apoiados, montante de investimento e respetivo incentivo por concelho. Numa segunda fase de desenvolvimento, será possível ficar a conhecer os dados por setor de atividade e serão incluídos mais indicadores como postos de trabalho, volume de exportações ou incentivo pago, entre outros. Saiba mais aqui

 

Prémios Hospitality Awards

Portugal teve vários vencedores nos Travel and Hospitality Awards. O Museu da Cerveja e a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau arrecadaram dois galardões e veio ainda um prémio para a Lisbon Photo. Antes, tinham vindo dois para a área do Alojamento: Country Villa Bombarral e Farmhouse of the Palms. Aos nossos Associados, parabéns!

Medidas ahresp

Importância do Turismo deve continuar a merecer toda a atenção do Governo

Com a constituição do novo Governo, a AHRESP acredita que o Turismo continuará a merecer, como assim tem acontecido, a reconhecida importância que tem na economia portuguesa. Embora surpreendidos pela integração do Turismo com o Comércio e Serviços, que irá exigir uma tarefa de elevada responsabilidade, a AHRESP confia plenamente na gestão desta nova, e importante, Secretaria de Estado. A criação da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços assentou, seguramente, no elevado desempenho e competências várias da futura Secretária de Estado, Rita Marques, com quem a AHRESP trabalhou, em permanente diálogo no último Governo, e que desde já felicitamos. Neste novo ciclo governativo, a AHRESP continuará com a disponibilidade e total lealdade em todas as dinâmicas que viermos a enfrentar e assumiremos, sempre, o papel institucional de agentes ativos na busca das melhores soluções para as empresas da restauração, similares e do alojamento turístico.

 

Think Tank final do Hotel 4.0 decorreu hoje

Decorreu hoje a última sessão do Think Tank Hotel 4.0. Ao longo de pouco mais de um ano, foram realizadas seis sessões online do Think Tank, que juntou especialistas nacionais e internacionais em Turismo, alojamento turístico e digitalização. Em todas as sessões foi privilegiada uma abordagem integrada de vários tópicos estratégicos para o setor.

O Hotel 4.0 é uma iniciativa da AHRESP, cofinanciada pelo Portugal 2020, através do Programa Compete 2020, e pela União Europeia através do FEDER.

Esta iniciativa inclui ainda um workshop no Convento do Espinheiro, em Évora, a 5 de abril. E o grande evento final decorre a 11 de maio no Porto.

 

Candidaturas aos Prémios AHRESP continuam abertas

As candidaturas aos Prémios AHRESP estão abertas e decorrem até 18 de abril. Podem candidatar-se empresas e empresários que possuam um negócio nas atividades da restauração, similares e do alojamento turístico, mas também pode haver nomeações por terceiros.

A inscrição deve ser feita no site dos premiosahresp.com.pt até 18 de abril. Depois desta data, todas as inscrições serão analisadas por um Comité de Seleção constituído por um representante da AHRESP e outras personalidades com conhecimento técnico e experiência nos setores do alojamento, restauração e promoção turística.

Este júri seleciona então os 5 finalistas em cada uma das categorias, que passam depois a uma fase posterior de votação online. O evento final de entrega de prémios acontece a 1 de julho no Pátio da Galé, em Lisboa.