Boletim Diário AHRESP (BDA 497) – 22.03.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Sessão de esclarecimento conjunta AHRESP e ASAE na Mealhada

É já esta quinta-feira dia 24 de março que decorre a sessão de esclarecimento conjunta com a ASAE no dia 24 de março, no Auditório do Espaço Inovação da Mealhada, distrito de Aveiro. O programa será o seguinte:

14h45 – Receção dos Participantes

15h00 – 15h20 – Sessão de Abertura

15H20 – 16H00 – Papel da ASAE junto das empresas do canal HORECA

16H00 – 18H00 – Como reagir a uma inspeção da ASAE

18h00 – Encerramento

Os lugares são limitados e estão quase esgotados. Para proceder à inscrição (obrigatória), clique aqui

 

Seminário “Pastelaria e Padaria: uma reflexão para uma oferta mais saudável” na Tecnipão

A AHRESP está a promover um Seminário com o tema “Pastelaria e Padaria: uma reflexão para uma oferta mais saudável”. Este Seminário, que se realiza no dia 28 de março às 15h00 na Tecnipão (FIL), conta com a presença de Maria Torres, Técnica de Segurança Alimentar; Joana Ribeiro, Assessora Técnica da Associação Portuguesa de Nutrição da Associação Portuguesa de Nutrição (APN); Mário Rolando, Formador e consultor; António Melgão, proprietário da Pastelaria Capri (Montemor-o-Novo) e ainda Paula Alves, proprietária da Pastelaria Alcôa (Alcobaça).

Para garantir a sua presença, faça a sua inscrição aqui

A TECNIPÃO decorre entre 27 a 29 de março de 2022 na Feira Internacional de Lisboa.

Para ter acesso ao código que lhe permite entrar nesta feira, clique aqui

 

Como está a Guerra na Ucrânia a afetar o Turismo

A European Travel Comission (ETC) promove esta quarta-feira dia 23 de março um webinar sobre os impactos da guerra da Ucrânia no Turismo europeu. O evento conta com a participação de Luis Araújo, presidente da ETC e do Turismo de Portugal. Para participar, clique aqui

 

Aumentam ofertas de emprego disponíveis nos setores do Alojamento e da Restauração e Similares

De acordo com a Informação Mensal do Mercado de Emprego disponibilizada pelo IEFP, no fim do mês de fevereiro de 2022 estavam registados nos Serviços de Emprego do Continente 32.780 indivíduos desempregados provenientes dos setores do Alojamento e da Restauração e Similares, uma variação de -6,6% face ao mês anterior.

Ainda assim, os desempregados do Alojamento, Restauração e Similares representavam 11,2% do total do país, a segunda maior percentagem entre setores, a seguir às Atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio.

Os setores do Alojamento e da Restauração e Similares continuam a ser das atividades económicas com maior expressão nas ofertas de emprego recebidas ao longo do mês de fevereiro de 2022 (dados do Continente), representando 17,4% do total (1.847 ofertas, +397,8% do que no mês homólogo do ano anterior).

Medidas ahresp

Dia Mundial da Água: Guias da AHRESP e Turismo de Portugal ajudam a gerir água de forma eficiente

Proclamado pelas Nações Unidas e comemorado desde 1993, o Dia Mundial da Água assinalou-se esta terça-feira em Portugal com várias ações em todo o país. A água potável é um recurso cada vez mais precioso no nosso planeta. Ainda que disponível nas nossas torneiras, o custo do seu tratamento, assim como do tratamento das águas residuais, reflete-se na fatura da água e nos custos do negócio.

Quanto mais eficiente for a utilização de água no seu alojamento/estabelecimento, melhor será o seu desempenho ambiental e económico. A AHRESP e o Turismo de Portugal editaram dois guias que o podem ajudar a gerir de forma eficiente a água. Estes guias são uma ferramenta de apoio ao seu negócio, que visa potenciar a adoção de práticas sustentáveis no setor da restauração e similares e no alojamento turístico, demonstrando, através de exemplos práticos, como é possível tornar o negócio mais sustentável, com maior benefício económico e ambiental.

Consulte aqui os guias de boas práticas editados pela AHRESP e pelo Turismo de Portugal.

Guia de Boas Práticas para uma Restauração Circular e Sustentável;

Guia de Boas Práticas para uma Economia Circular no Alojamento Turístico