Boletim Diário AHRESP (BDA 496) – 21.03.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Sessão de esclarecimento conjunta AHRESP e ASAE na Mealhada

A AHRESP vai promover uma sessão de esclarecimento conjunta com a ASAE no dia 24 de março (quinta-feira), no Auditório do Espaço Inovação da Mealhada.

14h45 – Receção dos Participantes

15h00 – 15h20 – Sessão de Abertura

15H20 – 16H00 – Papel da ASAE junto das empresas do canal HORECA

16H00 – 18H00 – Como reagir a uma inspeção da ASAE

18h00 – Encerramento

A inscrição é gratuita, mas obrigatória – clique aqui 

 

Seminário “Pastelaria e Padaria: uma reflexão para uma oferta mais saudável” na Tecnipão

Após mais de duas décadas na Batalha, a TECNIPÃO ruma pela primeira vez a Lisboa e apresenta-se entre 27 e 29 de março de 2022 na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. Este ano, à semelhança dos anos anteriores, a AHRESP associa-se a este evento e organiza um Seminário sobre o tema “Pastelaria e Padaria: uma reflexão para uma oferta mais saudável”.

Este Seminário, que se realiza no dia 28 de março às 15h00, conta com a presença de Maria Torres, Técnica de Segurança Alimentar; Joana Ribeiro, Assessora Técnica da Associação Portuguesa de Nutrição (APN); Mário Rolando, Formador e consultor; António Melgão, proprietário da Pastelaria Capri (Montemor-o-Novo) e ainda Paula Alves, proprietária da Pastelaria Alcôa (Alcobaça).

Para garantir a sua presença, faça a sua inscrição aqui.

 

Turismo contribui para excedente da balança de serviços, mas valores das exportações continuam inferiores aos observados antes da pandemia

As exportações e as importações de serviços aumentaram, respetivamente, 50,4% e 52,5% relativamente a janeiro de 2021, superando os valores observados antes da pandemia (janeiro de 2019). Para esta subida contribuíram as viagens e turismo, os serviços de transporte e informáticos.

Ainda assim, o acréscimo do excedente da balança de serviços não foi suficiente para compensar o agravamento do défice da balança de bens, com o nosso país a continuar a importar mais bens do que exporta. As exportações e as importações de viagens e turismo cresceram, em termos homólogos, 101,4% e 71,3%, respetivamente, e resultaram num aumento do saldo desta rubrica em 277 milhões de euros.

Contudo, em janeiro de 2022, os valores das exportações e das importações de viagens e turismo permaneciam inferiores aos observados antes da pandemia, correspondendo a 78,0% e 74,9% dos registados em janeiro de 2019. Saiba mais aqui

 

Congresso ADHP entre 31 de março e 1 de abril

O congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal decorre entre 31 de março e 1 de abril na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Vila do Conde e centra-se no tema “Atrair Talento | Recuperar o setor | Planear o Futuro”.

Para consultar o programa completo, clique aqui 

Medidas ahresp

Presença da AHRESP na BTL

Terminou ontem a Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior evento nacional de turismo, que reúne os players nacionais e internacionais do setor. A AHRESP participou neste importantíssimo evento que marca o início da retoma do Turismo nacional.

A participação da AHRESP não seria possível sem o apoio da FIL, assim como dos patrocinadores oficiais da AHRESP para 2022: Makro, Nestlé Professional, Sagres e Sumol+Compal. Nesta edição da BTL contamos ainda com o apoio da HIOPOS, Saltpay, Ticket Serviços, Companhia Espirituosa e Vista Alegre.

 

Urgente pagamento da segunda tranche do Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade Empresarial

A AHRESP apela ao processamento urgente de todos os pagamentos em atraso, referentes à segunda prestação do Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade Empresarial, atribuído pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Considerando que neste momento não existem apoios à tesouraria para as empresas do nosso setor, apesar de a maioria continuar numa situação financeira muito delicada, é da maior urgência que seja efetuada esta regularização, uma vez que o prazo de pagamento previsto já foi largamente ultrapassado.