Boletim Diário AHRESP (BDA 486) – 07.03.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Sessão Hotel 4.0 Talks no dia 9 de março em Braga

No próximo dia 9 de março, em colaboração com a Câmara Municipal de Braga, decorre a 3ª sessão das “Hotel 4.0 Talks”, sobre o tema Turista 4.0 | Impacto e Desafios no Futuro da Hotelaria. O programa será o seguinte:

9h30 – Abertura e boas-vindas

o    Ricardo Rio, Presidente CM Braga

o    Comissão Executiva da Turismo do Porto e Norte de Portugal (*)

9h50 – Digitalização na Hotelaria | Estado da arte e visão prospetiva

o    Luís Ferreira – Birds & Trees

10h15 – Painel “Turista 4.0 | Impacto e Desafios no Futuro da Hotelaria”

o    MODERAÇÃO: Rui Graça | Correio do Minho

Beatriz Casais – Universidade Minho

João Freitas – Diretor da Startup Braga

Delfim Filho – Diretor Geral do Hotel Mélia Braga

11h25 – Encerramento da Sessão

o    Pedro Mesquita Sousa – Presidente da Comissão Diretiva Distrital da AHRESP do Porto

Além da interação de um interessante painel de especialistas do setor, procuraremos apresentar em primeira mão os dados preliminares o Estudo do Estado da Arte e Visão Prospetiva da Hotelaria portuguesa. O programa Hotel 4.0 é cofinanciado pelo Portugal 2020, através do Programa Compete 2020, e pela União Europeia através do FEDER.

Para se inscrever, Consulte o Site da AHRESP.

 

 

Parceria AHRESP com Centros de Emprego e Formação Profissional de Setúbal e do Seixal

A AHRESP estabeleceu uma parceria com os Centros de Emprego e Formação Profissional de Setúbal e do Seixal, estando a promover as seguintes ações de formação organizadas por estes centros.

Seixal:

  • Formação presencial em Primeiros Socorros (UFCD 3564- 25H), agendada para os meses de março e abril (dias 28, 29 e 31 de março e dias 5, 6, 7, 8, 11 e 12 de abril), maioritariamente das 15h00 às 18h00
  • Formação presencial sobre o Sistema HACCP (UFCD 3297- 25h), agendada para o mês de abril (dias 4, 5, 6, 11, 12, 13, 18, 19 e 20), maioritariamente das 15h00 às 18h00
  • Formação à distância sobre o Sistema HACCP (UFCD 3297- 25h), agendada para o mês de maio (dias 2, 3, 4, 9, 10, 11, 17, 18 e 19), maioritariamente das 15h00 às 18h00

 

Setúbal:

  • Formação presencial em Primeiros Socorros (UFCD 3564- 25H),, agendada para o mês de março (dias 17, 18, 21, 24, 25 e 28), das 15h00 às 18h00 + 1 hora de trabalho autónomo
  • Formação presencial sobre o Sistema HACCP (UFCD 3297- 25h), agendada para o mês de março (dias 22, 23, 24, 25, 29 e 30), das 15h00 às 18h00 + 1 hora de trabalho autónomo

Para saber mais sobre estas sessões ou para se inscrever, consulte o Site da AHRESP. Parceria:Centros de Emprego e Formação Profissional de Setúbal e Seixal (ahresp.com)

 

Benefício AUTOvoucher de 20 euros só em março

Apenas no mês de março, o benefício AUTOvoucher aumenta de 5€ para 20€. Se for consumidor, deverá inscrever-se na seguinte página: https://www.ivaucher.pt/. Se for comerciante, deve aderir aqui: https://www.ivaucher.pt/Merchant/Landing

 

Consulta pública sobre rotulagem dos alimentos da União Europeia: hoje é o último dia para participar

A União Europeia está a proceder a uma consulta pública que visa recolher as opiniões dos cidadãos, assim como das partes interessadas profissionais e não profissionais, sobre as propostas de revisão do Regulamento (UE) n.º 1169/2011 relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios (Regulamento ICGA), nos seguintes domínios: rotulagem nutricional na frente da embalagem/perfis nutricionais, rotulagem da origem, indicação da data, que são ações-chave da Estratégia do Prado ao Prato,  e rotulagem de bebidas alcoólicas, tal como anunciado no Plano Europeu de Luta contra o Cancro. Para aceder à consulta pública e responder ao questionário, até hoje, clique aqui

 

​​​​Portugal adere a Organização Internacional de Turismo Social

O Comitê de Afiliação da Organização Internacional de Turismo Social (ISTO) aceitou recentemente pedidos de adesão de 9 organizações de França, México e Portugal. O Turismo de Portugal passou, assim, a fazer parte – no dia 21 fevereiro 2022 – da Organização Internacional de Turismo Social (ISTO), uma organização internacional, sem fins lucrativos, com sede em Bruxelas, que trabalha em função de duas grandes ambições:  promoção e desenvolvimento de um turismo para todos e a possibilidade de tornar as férias acessíveis ao maior número possível de pessoas; Promoção e apoio a formas de turismo que beneficiem pessoas, comunidades e áreas locais, isto é, um turismo responsável, solidário, justo e comunitário. Para mais informações, clique aqui

Medidas ahresp

2022 pior que 2021 para as empresas de restauração e alojamento

O ano 2022 começou pior que 2021 para as empresas da restauração, similares e do alojamento turístico. Em janeiro, metade das empresas da restauração registaram quebras acima dos 40% e um terço das empresas de Alojamento tiveram quebras acima dos 60%, ainda por razões associadas ao fenómeno pandémico. Esta é uma das conclusões do mais recente Inquérito AHRESP. Realizado no decorrer do mês de fevereiro, e representativo dos setores da restauração, similares e do alojamento turístico, em todo o território nacional, este inquérito revela assim um cenário ainda muito dramático para as nossas atividades económicas.

 

Principais conclusões:

Restauração e Similares

  • 43% das empresas registaram quebras de faturação acima dos 40% face a janeiro de 2021 e para o mês de fevereiro, 26% das empresas estimam registar quebras de faturação acima dos 50%, face a fevereiro 2021.
  • Em fevereiro 2022, face às estimativas de faturação, 41% das empresas não irão conseguir suportar os encargos habituais (pessoal, energia, fornecedores e outros), e 31% das empresas ponderam avançar para insolvência, caso não consigam suportar todos os encargos.
  • 78% das empresas de restauração e similares já tiveram trabalhadores infetados pela COVID-19 e destas, em consequência, 38% tiveram de encerrar temporariamente os seus estabelecimentos. Das que encerraram involuntariamente, mais de metade (51%) teve de optar pelo encerramento involuntário entre 8 e 14 dias.
  • 49% das empresas de restauração sentiram necessidade de contratar novos colaboradores, e destas, 90% sentiram dificuldades na contratação: número reduzido de candidatos (50%) e perfil inadequado dos mesmos (38%). As funções com maior dificuldade de contratação são cozinha (75%) e empregado de mesa/balcão (72%). 52% das empresas tiveram de adiar investimentos no negócio por terem dificuldades em contratar recursos humanos.
  • Para as empresas de restauração, as três medidas prioritárias para o relançamento da economia são a aplicação temporária da taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas (85%), os apoios a fundo perdido para a tesouraria e redução do endividamento das empresas (66%) e a redução do IRC (43%).

 

Alojamento Turístico:

  • 29% das empresas registaram quebras de faturação acima dos 60% face a janeiro de 2021 e para o mês de fevereiro, 26% das empresas estimam registar quebras de faturação acima dos 50%, face a fevereiro 2021.
  • Em fevereiro 2022, face às estimativas de faturação, 20% das empresas não irão conseguir suportar os encargos habituais (pessoal, energia, fornecedores e outros), e 8% das empresas ponderam avançar para insolvência.
  • Em janeiro, 32% das empresas não registaram qualquer taxa de ocupação e 21% indicaram uma ocupação até 10%. 24% das empresas indicaram que a taxa de ocupação de janeiro 2022 foi inferior em mais de 60% face a janeiro 2021.
  • Considerando as reservas já confirmadas para fevereiro, março e abril, os principais mercados emissores serão Portugal (referido por 60% das empresas), Espanha (43%), França (32%) e Alemanha (31%).
  • 37% das empresas de alojamento turístico já tiveram trabalhadores infetados pela COVID-19 e destas, em consequência, 19% tiveram de encerrar temporariamente os seus estabelecimentos. Das que encerraram involuntariamente, quase metade (47%) teve de optar pelo entre 8 e 14 dias.
  • 25% das empresas de alojamento sentiram necessidade de contratar novos colaboradores, e destas, 78% sentiram dificuldades na contratação: número reduzido de candidatos (52%) e o perfil inadequado (35%). As funções com maior dificuldade de contratação são limpeza (81%), cozinha (23%) e receção (22%). 28% das empresas tiveram de adiar investimentos por terem dificuldades em contratar recursos humanos.
  • Questionados sobre o que seriam as três medidas prioritárias para o relançamento da economia, as empresas de alojamento destacaram a redução do IRC (52%), apoios a fundo perdido para a tesouraria e redução do endividamento das empresas (50%) e mecanismos financeiros para novos investimentos e requalificação das empresas (42%).

 

Esperemos que estes dados, registados neste último inquérito, consigam chamar a atenção e sensibilizar o Governo para as medidas que a AHRESP muito recentemente apresentou, e que são inevitáveis para permitir às empresas acompanhar a esperada e desejada retoma da atividade económica.

Resultados Inquérito AHRESP – janeiro 2022