Boletim Diário AHRESP (BDA 473) – 15.02.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Novo inquérito AHRESP a decorrer

Na sequência da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar desde o início da pandemia da COVID-19, encontra-se a decorrer novo processo de inquirição, para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar este período, ainda tão difícil para as nossas empresas.

Responda ao inquérito para o Alojamento Turístico – clique aqui 

Inquérito para a Restauração e Similares  – clique aqui

 

Volume de negócios nos serviços cresceu 10,5% em 2021

De acordo com a publicação “Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços”, do INE, no conjunto do ano 2021 o índice de volume de negócios nos serviços aumentou 10,5%, após a redução de 15,7% registada em 2020.

O 4.º trimestre de 2021 registou uma subida de 18,6% face ao mesmo período de 2020 (11,8% no trimestre anterior). Saiba mais aqui

 

Custo do trabalho aumenta 2,5% em 2021

Dados do INE revelam que, em 2021, o Índice do Custo do Trabalho aumentou 2,5%, a que corresponderam acréscimos de 1,9% nos custos salariais e de 4,7% nos outros custos. O custo médio por trabalhador aumentou 3,7% e o número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador aumentou 1,5%.

Para o aumento dos custos não salariais, contribuiu o acréscimo das contribuições patronais decorrente da diminuição progressiva de empresas abrangidas pelo regime de Lay-off Simplificado. Saiba mais aqui

 

Candidaturas ao Linking UP decorrem até 25 de março

​​​Estão abertas as candidaturas ao Linking UP, programa nacional de inovação aberta promovido pelos Territórios Criativos, com o apoio do Turismo de Portugal, no âmbito do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism, uma das medidas do Plano de Ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro, criado para incentivar a retoma do setor do turismo nacional, com aposta na inovação que ajude as empresas e os destinos turísticos a tornarem-se mais responsáveis, mais sustentáveis e mais resilientes.

O Linking UP procura startups inovadoras, com soluções B2B e disponíveis para desenvolverem um piloto com as empresas parceiras do programa, que podem ser empreendimentos turísticos, agências de viagens, empresas de animação turística, restaurantes ou operadores de transporte.

A call para startups e empresas decorre até 25 de março de 2022. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

AHRESP preocupada com custos de energia “insuportáveis”

Ao longo dos últimos meses, consumidores e empresas têm vindo a suportar um acréscimo galopante e insuportável de custos energéticos, com fortes impactos na taxa de inflação e nos preços de venda de matérias-primas.

A AHRESP considera, por isso, fundamental que o Governo encontre soluções que ajudem a travar o aumento dos preços da energia e dos combustíveis, que têm um peso relevante não só na estrutura de custos das empresas, mas também no dia-a-dia dos consumidores. Os custos de energia representam um encargo direto muito significativo para as empresas e têm reflexos indiretos pela inflação que provocam nos preços das matérias-primas e nos preços praticados nos nossos setores.

São, por isso, necessárias medidas que ajudem a travar esta escalada de custos.

 

Manual de Negócios AHRESP nº 41

Está disponível o Manual de Negócios nº 41, de 15 de fevereiro. Nesta edição, conheça a opinião dos empresários dos setores da Restauração e Similares e do Alojamento Turístico sobre quais devem ser as prioridades do Governo para ajudar e salvar as empresas e quais são as suas maiores preocupações.

Nesta edição será ainda publicada mais uma edição do Barómetro AHRESP, que inquire os Órgãos Sociais desta associação, sobre “Que decisão a curto prazo deve ser tomada pelo novo governo” nos nossos setores.

Saiba ainda o que pensa Luigi Cabrini, Presidente do Conselho de Administração do GSTC – Global Sustainable Tourism Council, que foi hoje o orador principal do Think Tank Hotel 4.0, que junta decisores e especialistas de Turismo, sobre o tema da Sustentabilidade neste setor, que não é  uma “opção”, mas uma “necessidade”.

E ainda quais são as regras atuais, os apoios disponíveis e as notícias que marcaram a última quinzena. Veja aqui o MNA#41

 

Reforço do programa APOIAR.PT Açores

O Governo Regional dos Açores está a preparar a prorrogação do programa APOIAR.PT Açores, perante o atual contexto da pandemia de Covid-19 e atendendo às preocupações manifestadas pelo setor empresarial regional.

A AHRESP está a trabalhar em conjunto com o Governo Regional dos Açores na definição das condições e critérios de elegibilidade, com o objetivo de defender as melhores soluções para as empresas associadas. As candidaturas para este novo reforço do programa APOIAR.PT Açores ficarão disponíveis em breve.

 

Cozido de Grão à Alentejana em vídeo

O cozido de grão à Alentejana é uma receita fácil de preparar, ideal, nos dias mais frios, para um almoço de fim-de-semana com a família. Existem diversas variações deste prato consoante as regiões do Alentejo. Este é o nono de 30 vídeos de receitas regionais e sustentáveis a nível ambiental, social e económico, e que podem ser executadas em qualquer cozinha.

Em cada uma destas receitas são privilegiados os produtos locais e as tradições. Veja aqui o vídeo da receita feita pelo chef Pedro Mendes