Boletim Diário AHRESP (BDA 432) – 17.12.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Assembleia Geral AHRESP

No próximo dia 22 de dezembro, decorre a Assembleia Geral da AHRESP para apresentação e votação do Plano de Atividade e Orçamento para 2022.

Os Associados interessados em participar devem fazer a inscrição aqui

 

Constrangimentos na plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico

A AHRESP teve conhecimento da existência de alguns constrangimentos na plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico (LRE) que, em consequência de uma atualização, “eliminou” temporariamente alguns estabelecimentos da mesma.

Contactada a respetiva linha de apoio, foi confirmada a atualização da plataforma do LRE e o “desaparecimento” temporário de alguns estabelecimentos, estando, à partida, a situação já resolvida e ultrapassada.

Não obstante, e por forma a evitar eventuais problemas com a entidade fiscalizadora, a AHRESP recomenda a consulta à área reservada da plataforma do LRE, por forma a verificar a situação dos seus estabelecimentos inscritos.

Caso seja verificada alguma anomalia, deverá ser enviado um email com o reporte da situação para  lre.suporte@icnm.pt, indicando o NIPC/NIF em questão, o email de login na plataforma e uma imagem (print screen) do erro detetado.

Para mais informações, deverá contactar a linha de apoio ao LRE, através do 217 998 010.

 

Dormidas reservadas online caíram quase 50% em 2020

Segundo dados estatísticos divulgados pelo Eurostat, em 2020 foram passadas cerca de 272 milhões de noites em estabelecimentos de alojamento de curta duração na União Europeia, reservadas através das plataformas do Airbnb, Booking, Expedia ou Trip Advisor, o que representa uma diminuição de cerca de 47% em comparação com 2019.

Embora as dormidas tenham aumentado ligeiramente em janeiro e fevereiro de 2020, face a 2019, o início das restrições às viagens implementadas a partir de março de 2020 colocou as viagens turísticas perto de zero em abril e maio.

Depois das limitações às viagens terem atenuado durante o verão, o número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico recuperou em julho e agosto, embora para níveis muito inferiores aos de 2019. Contudo, a chegada de uma nova vaga da pandemia no outono/inverno de 2020 voltou a impactar severamente o número de reservas no final do ano. Saiba mais aqui

 

Empregadores da Hotelaria e Restauração preveem aumento das contratações no 1.º trimestre de 2022

Para o início de 2022, os empregadores portugueses apresentam perspetivas muito otimistas relativamente à criação de emprego.

A previsão do ManpowerGroup Employment Outlook Survey revela uma projeção para a criação líquida de emprego de +37% para o período de janeiro a março do próximo ano, naquela que é a estimativa mais elevada desde o lançamento deste estudo em Portugal, em 2016.

A Hotelaria e Restauração destaca-se, ao apresentar o maior crescimento com respeito às perspetivas anunciadas no período homólogo, avançando com uma projeção de +39%, uma evolução de 56 pontos percentuais face ao 1.º trimestre de 2021. Saiba mais aqui

 

Vencedores Worlds Travel Awards

Já são conhecidos os vencedores da 28ª edição dos World Travel Awards™. Portugal arrecadou vários prémios nos seguintes segmentos:

  • Melhor Destino de Praia do mundo: Algarve
  • Melhor Destino Insular do Mundo: Madeira
  • Melhor Turismo de Aventura do Mundo: Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark)
  • Melhor Turismo Responsável do Mundo: Dark Sky Alqueva, Portugal
  • Melhor Empresa de Conservação do Mundo: Parques de Sintra – Monte da Lua
  • Melhor Companhia de transporte aéreo para África: TAP Air Portugal
  • Melhor Companhia de transporte aéreo para Ásia: TAP Air Portugal
  • Melhor Hotel Clássico do Mundo: Olissippo Lapa Palace Hotel
  • Melhor Resort de Luxo de Praia e Lifestyle: Pestana Porto Santo All Inclusive
  • Melhor Resort de Luxo de Lazer: Conrad Algarve, Portugal
  • Melhor Hotel em Região Vinícola: L’AND Vineyards

Veja todos os vencedores em https://www.worldtravelawards.com/winners/2021/world

 

Aumento dos combustíveis e eletricidade já está a causar uma subida generalizada dos preços

Os mais recentes dados do INE revelam que a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 2,6% em novembro de 2021, taxa superior em 0,8 pontos percentuais (p.p.) à do mês anterior.

O aumento do preço dos combustíveis e da eletricidade tem, por norma, impacto nos preços da generalidade dos restantes bens com o aumento dos custos de produção e de transporte. Em parte, estes efeitos podem ser diluídos numa redução eventualmente temporária da margem de lucro dos retalhistas.

Porém, em novembro, já se evidenciam aumentos nos preços de um grande conjunto de bens, em particular nos bens alimentares. Saiba mais aqui

 

Acesso a Manual de Negócios nº 37

O link de acesso ao Manual de Negócios AHRESP nº 37 esteve, temporariamente, com alguns problemas. Aceda novamente aqui

 

Inquérito sobre moratórias

A moratória pública sobre os créditos bancários foi lançada em 2020 para fazer face às dificuldades de tesouraria que as empresas enfrentaram devido à crise económica originada pela situação pandémica, tendo chegado ao fim em 30 de setembro de 2021.

Foi entretanto disponibilizada a Linha Retomar, existindo várias dificuldades no acesso, o que se tem refletido numa fraca adesão por parte das empresas. A AHRESP está a identificar situações de empresas viáveis que tiveram dificuldades na reestruturação dos seus créditos junto dos bancos, após o fim da moratória bancária.

Assim, solicitamos que responda a este breve inquérito até ao final do próximo dia 17 de dezembro de 2021. O tratamento dos dados é totalmente anónimo e confidencial. Responda aqui

Medidas ahresp

Encomendar refeições ou marcar ceia e almoço de Natal

A Diretora Geral de Saúde, Graça Freitas, recomendou que as festividades de Natal sejam “realizadas com grupos mais pequenos, idealmente pertencentes à mesma bolha familiar/social” e em espaços amplos e ventilados, com distanciamento nos momentos em que se consomem alimentos e bebidas, “aplicando medidas simples, como a utilização de mais do que uma mesa, sempre que possível“.

A AHRESP acrescenta que milhares de estabelecimentos de Restauração e de Alojamento Turístico se encontrarão a funcionar em todo o país, pelo que as famílias portuguesas podem encomendar as suas refeições ou marcar a ceia e o almoço de Natal nesses espaços, que garantem o distanciamento, além de todas as regras de higiene e segurança recomendadas pela própria Direção Geral da Saúde (DGS).

 

Apoios têm de chegar às empresas, diz a CTP

Em entrevista ao jornal Vida Económica, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, considera que para o Turismo poder voltar a ter uma atividade mais robusta, é urgente que cheguem às empresas os apoios inerentes aos programas e investimentos já aprovados e anunciados pelo Governo, sendo necessário “reforçar os benefícios fiscais, reduzir a carga fiscal e acautelar a redução dos custos de contexto, assim como decisivo será também a capacidade de se investir na promoção externa do país”.

 

Eventual suspensão do registo do AL em Lisboa dependente de aprovação em Assembleia Municipal

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou em reunião camarária do executivo uma proposta, a apresentar à Assembleia Municipal, com o objetivo de “suspender imediatamente” os novos registos de alojamento local durante 6 meses com a possibilidade de prorrogação de outros 6 meses, ou até à revisão do  atual regulamento.

Caso a proposta seja aprovada pela Assembleia Municipal, a AHRESP alerta, uma vez mais, para o prejuízo que tal decisão representará, prejudicando-se a atividade de alojamento local ao promover-se uma suspensão cega, arbitrária e sem critérios de novos registos, o que em nada beneficiará os interesses da cidade e de uma atividade que é a principal fonte de rendimento de milhares de famílias, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

Apelamos aos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Lisboa que revejam esta proposta e apostem numa estratégia de valorização e fiscalização justa da atividade, ao invés do estrangulamento da mesma através de medidas desnecessárias e danosas dos interesses de empresas e de munícipes que representam