Boletim Diário AHRESP (BDA 431) – 16.12.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Novo programa de apoio ao investimento no turismo

Foi anunciado o Programa “Transformar Turismo”, que conta com uma dotação inicial de 20 milhões de euros para apoiar o setor na criação de um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente.

Este programa prevê o desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente.

Destina-se às entidades públicas e privadas do setor e irá consistir, numa primeira fase, em linhas específicas de financiamento que têm como pano de fundo a valorização turística dos territórios através de projetos que estimulem o trabalho em rede, foquem em produtos ou serviços de maior valor acrescentado e deem resposta às necessidades do consumidor atual.

O regulamento será publicado até ao final do ano e as candidaturas poderão ser apresentadas na plataforma SGPI do Turismo de Portugal a partir do dia 10 de janeiro. Saiba mais aqui

 

Atividade turística acelera em outubro, mas ainda inferior a 2019

Segundo o INE, o setor do alojamento turístico registou 2,1 milhões de hóspedes e 5,5 milhões de dormidas em outubro de 2021, correspondendo a decréscimos de 14,6% e 13,5%, respetivamente, face a outubro de 2019.

O mercado interno contribuiu com 2,0 milhões de dormidas, continuando a superar os níveis do período homólogo de 2019 (+28,2%).

As dormidas de não residentes totalizaram 3,5 milhões, o valor mais elevado desde outubro de 2019, tendo triplicado face a outubro de 2020, mas ainda assim um decréscimo de 26,7% face a outubro de 2019. Saiba mais aqui

 

Diminuição da atividade turística com impacto significativo no PIB das regiões do Algarve e da Madeira

Em 2020, o PIB diminuiu em volume em todas as regiões portuguesas, mas mais intensamente no Algarve (-16,7%) e na Região Autónoma da Madeira (-14,3%).

Para a contração real do PIB nestas duas regiões contribuiu significativamente o decréscimo do VAB do ramo do comércio, transportes e do alojamento e restauração, atividade com relevância significativa na estrutura produtiva daquelas regiões e muito afetada pela diminuição da atividade turística associada às restrições impostas pela pandemia. Saiba mais aqui

 

Diminuição da procura por alojamento turístico afeta a generalidade dos municípios portugueses

De acordo com os Anuários Estatísticos Regionais publicados pelo INE, em 2020 e face ao ano anterior, verificou-se um aumento da capacidade dos alojamentos turísticos em seis das sete regiões NUTS II do país (apenas a Região Autónoma da Madeira apresentou um decréscimo).

A capacidade média de alojamento turístico foi de 67 camas por alojamento, valor superior ao verificado em 2019 (65). O número de dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico por 100 habitantes foi de 250,5 em Portugal, o que se traduziu numa diminuição de cerca de 63% face a 2019. A análise ao nível municipal da taxa de variação do número de dormidas por 100 habitantes em 2020 revela o impacto que a situação pandémica provocou na contração da procura de alojamento turístico: dos 298 municípios com informação disponível apenas 14 registaram valores positivos neste indicador.

O número de dormidas por 100 habitantes foi menos de metade do registado no ano anterior em 114 municípios. Deste conjunto, destacam-se os municípios de Machico (-83,7%), Ribeira Brava (-80,4%), Ourém (-77,9%), Vila Franca do Campo (-77,7%), Ponta Delgada (-76,2%) e Lisboa (-75,2%). Albufeira era, em 2020, o município do país com maior intensidade turística medida através deste indicador, ao registar 6.716,7 dormidas por 100 habitantes (em 2019, este valor foi de 20.636). Saiba mais aqui

 

Inquérito sobre moratórias

A moratória pública sobre os créditos bancários foi lançada em 2020 para fazer face às dificuldades de tesouraria que as empresas enfrentaram devido à crise económica originada pela situação pandémica, tendo chegado ao fim em 30 de setembro de 2021.

Foi entretanto disponibilizada a Linha Retomar, existindo várias dificuldades no acesso, o que se tem refletido numa fraca adesão por parte das empresas. A AHRESP está a identificar situações de empresas viáveis que tiveram dificuldades na reestruturação dos seus créditos junto dos bancos, após o fim da moratória bancária.

Assim, solicitamos que responda a este breve inquérito até ao final do próximo dia 17 de dezembro de 2021. O tratamento dos dados é totalmente anónimo e confidencial. Responda aqui

Medidas ahresp

Restrições sanitárias devem ser equilibradas face à elevada taxa de vacinação

Desde o início da pandemia, a AHRESP nunca questionou as restrições de caráter sanitário implementadas, apesar do impacto que provocam nas nossas atividades económicas.

Mas com mais de 90% da população vacinada, a situação pandémica é hoje muito diferente do ano passado. Aumentar a confiança das nossas empresas e dos nossos clientes é hoje mais que fundamental.

É igualmente essencial compensar as empresas, ainda tão fragilizadas em sequência dos 20 meses de crise pandémica.

 

Centros de testagem são fundamentais no Ano Novo

A AHRESP tem tido conhecimento de vários problemas relacionados com a dificuldade de acesso aos testes para entrar em estabelecimentos de animação noturna, o que tem levado a muitas desistências por parte de potenciais clientes.

Afastar as pessoas dos estabelecimentos de animação noturna está a ter como efeito o ressurgimento de festas paralelas em locais não controlados, com as óbvias consequências ao nível pandémico. Na época de Ano Novo a situação pode piorar, pelo que os centros de testagem devem ser implementados em todo o país.

A AHRESP tem solicitado ajuda às Autarquias que este processo seja facilitado e mais acessível, e vários municípios já responderam aos nossos apelos, tendo já a funcionar estruturas estrategicamente colocadas junto aos estabelecimentos noturnos.

É o caso de Lisboa, Porto, Viseu, Leiria, Sesimbra, Albufeira, Portimão e, ainda, Cascais, Coimbra e Estremoz. É assim da maior relevância que estes centros funcionem na passagem de ano.