Boletim Diário AHRESP (BDA 429) – 14.12.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Assembleia Geral AHRESP

No próximo dia 22 de dezembro, decorre a Assembleia Geral da AHRESP para apresentação e votação do Plano de Atividade e Orçamento para 2022 .

Os Associados interessados em participar devem fazer a inscrição aqui

 

Serviços encerrados dia 24 de dezembro

A AHRESP informa que no dia 24 de dezembro os seus serviços estarão encerrados, reabrindo no seu horário normal no dia 27 de dezembro.

Para mais informações, contacte os serviços da AHRESP.

 

Dísticos em inglês disponíveis no Site da AHRESP

Estão disponíveis para download pelos associados da AHRESP os dísticos com as regras atuais para Restauração e Similares e Alojamento Turístico em inglês.

Para descarregar, clique aqui.

 

Inquérito sobre moratórias

A moratória pública sobre os créditos bancários foi lançada em 2020 para fazer face às dificuldades de tesouraria que as empresas enfrentaram devido à crise económica originada pela situação pandémica, tendo chegado ao fim em 30 de setembro de 2021.

Foi entretanto disponibilizada a Linha Retomar, existindo várias dificuldades no acesso, o que se tem refletido numa fraca adesão por parte das empresas. A AHRESP está a identificar situações de empresas viáveis que tiveram dificuldades na reestruturação dos seus créditos junto dos bancos, após o fim da moratória bancária. Assim, solicitamos que responda a este breve inquérito até ao final do próximo dia 17 de dezembro de 2021.

O tratamento dos dados é totalmente anónimo e confidencial. Clique aqui para responder

 

Cuidados a ter com bolo-rei e fritos de Natal

Amanhã será publicado o Manual de Negócios AHRESP nº 37, relativo a 15 de dezembro. Nesta edição poderá consultar os cuidados a ter com os óleos usados na confeção dos fritos de Natal, assim como o tipo de informação a constar na rotulagem do Bolo-Rei, especialmente se tiver brinde.

Não deixe de consultar o Manual de Negócios AHRESP, que será disponibilizado no Site da AHRESP amanhã.

 

Volume de negócios no Alojamento e Restauração mantém-se abaixo dos valores pré-pandemia

Dados do INE revelam que o índice de volume de negócios nos serviços registou uma variação homóloga de +1,4% em outubro, comparativamente a 2019.

Desde o começo da crise sanitária, o mês em análise é o primeiro a registar um valor superior ao seu homólogo no ano de 2019, impulsionado pela recuperação das atividades de Transportes e de Alojamento e Restauração.

Ainda assim, em outubro de 2021, o volume de negócios do Alojamento, Restauração e Similares permanecia num patamar inferior a fevereiro de 2020, o último mês pré-pandemia, com redução superior a 10%. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

AHRESP apela a maior eficiência e celeridade no contacto entre as empresas e a Segurança Social

A AHRESP continua a receber relatos de empresas com sérias dificuldades no contacto com a Segurança Social, relativamente a valores em dívida que vão surgindo na conta corrente das empresas, muitas vezes referentes a períodos anteriores a um ano.

As empresas não conseguem obter respostas da Segurança Social em tempo útil, nem perceber de forma clara a origem das dívidas e as opções que têm para regularizar a sua situação contributiva, com a resolução destas pendências a tardar vários meses.

A AHRESP apela a que a Segurança Social promova uma maior eficiência e celeridade na gestão de problemas e no contacto com os empresários, que ficam impossibilitados de obter certidões de ausência de dívida até à resolução das situações, o que impede o recebimento dos apoios e financiamentos COVID-19.