Boletim Diário AHRESP (BDA 418) – 25.11.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Novas regras para Restaurantes, Bares e Discotecas e Alojamento Turístico

O Conselho de Ministros decidiu hoje pelo regresso de restrições para os estabelecimentos de Restauração e Similares e Alojamento Turístico.

Na conferência de imprensa realizada no final da reunião, o primeiro-Ministro António Costa, reconhecendo que Portugal tem a maior taxa de vacinação da Europa e que a atuação é “francamente melhor” do que há um ano, declarou que Portugal continental entrará em estado de calamidade a partir do próximo dia 1 de dezembro.

Nesta sequência, as restrições com impacto nos setores da restauração, bebidas e alojamento turístico são as seguintes:

  • Máscaras: obrigatórias em todos os espaços fechados não excecionados pela DGS
  • Certificados obrigatórios para acesso a: restaurantes, estabelecimentos turísticos
  • Testes obrigatórios para entrar em discotecas e bares
  • Discotecas encerradas entre 2 a 9 de janeiro

Estão ainda previstas as seguintes medidas:

  • A testagem regular e o teletrabalho são recomendados a partir de 1 de dezembro
  • Teletrabalho obrigatório entre 2 e 9 de janeiro
  • Testes obrigatórios para qualquer entrada em território nacional, sendo as sanções agravadas para as companhias de aviação, incluindo suspensão de licenças de voo
  • Adiamento do início de aulas no 2.º período.

Assim que for publicada a regulamentação, informaremos os nossos Associados.

 

Comissão Europeia confirma que retirada dos apoios públicos pode causar impactos negativos nas empresas do turismo em Portugal

Após um 1.º trimestre de 2021 muito fraco, a recuperação económica no 2.º trimestre do ano superou as expectativas. Esta é uma análise da Comissão Europeia no relatório “Post-Programme Surveillance Report” relativo ao nosso país.

No 3.º trimestre de 2021, a maior flexibilização das restrições impulsionou a recuperação do setor dos Serviços, com o turismo doméstico a atingir recordes históricos em julho e agosto.

O turismo internacional também iniciou a sua trajetória de recuperação, mas permaneceu muito abaixo dos níveis pré-pandemia. A lenta recuperação do turismo continuou a impactar negativamente a balança de pagamentos, sendo esperado que o turismo internacional não atinja os valores pré-pandemia antes de 2023.

Com a eliminação da maioria dos programas de apoio do Governo a partir de outubro, alguns setores da economia, principalmente os serviços relacionados com o turismo internacional, continuarão a enfrentar riscos de sofrer prejuízos duradouros. Estudo completo aqui 

 

Melhores Empresários, Melhores Negócios em Leiria e Santarém

Nos próximos dias 6 e 7 de dezembro decorrem duas sessões integradas no programa de formação Melhores Empresários, Melhores Negócios, promovidas pela CTP e pela AHRESP.

No dia 6 de dezembro, em Santarém, o tema da sessão é Desmistificar uma Inspeção da ASAE. E no dia 7 de dezembro, em Leiria, o tema é Captar e Reter Profissionais. Inscreva-se aqui

Medidas ahresp

Encerramento de estabelecimentos exige robustos apoios

De entre as medidas anunciadas hoje pelo Primeiro-Ministro, na sequência do regime de calamidade que será decretado, os nossos setores foram visados, passando a ser obrigatório o certificado digital para acesso a restaurantes e também teste negativo para acesso a bares e discotecas, além do uso obrigatório das máscaras em espaços fechados.

Paralelamente, foi anunciado o encerramento das discotecas na semana de 2 a 9 de janeiro de 2022.

Pelo impacto negativo que estas novas restrições irão provocar, a AHRESP já propôs ao Governo a criação de mecanismos robustos de apoio e reparadores destas consequências no domínio da liquidez e dos custos salariais.