Boletim Diário AHRESP (BDA 404) – 05.11.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Isenção de imposto do selo sobre as operações de reestruturação ou refinanciamento do crédito em moratória

A Lei n.º 70/2021, de 4 de novembro, veio estabelecer que as operações de reestruturação ou refinanciamento dos créditos em moratória ficam isentas de imposto do selo, com exceção de empréstimo adicional para cobrir necessidades de liquidez, nos casos em que a titularidade do encargo do imposto seja de entidade beneficiária da moratória.

Esta isenção aplica-se aos factos tributários ocorridos após 14 de setembro de 2021. Saiba mais aqui

 

Stakeholders do Turismo assinam declaração pela ação climática

Mais de 300 entidades do Turismo mundial assinaram a Declaração de Glasgow, que reconhece a necessidade urgente de um plano consistente para a ação climática no turismo. Os signatários comprometem-se, assim, a medir, descarbonizar e desbloquear o financiamento.

Os representantes do Turismo mundial vão ainda entregar um plano de alção concreto dentro de 12 meses.

O secretário-geral da ONU, Zurab Pololikashvili, considera que “a Declaração de Glasgow é uma ferramenta que ajuda a fazer a ponte entre boas intenções e ação climática significativa”. Saiba mais aqui

 

Maioria dos europeus planeiam viajar

Pela primeira vez desde outubro de 2020, dois em cada três europeus estão a planear viajar nos próximos seis meses, refere um estudo da European Travel Comission. 66% dos europeus planeiam viajar até março de 2022. 55% dos viajantes de curta duração inquiridos preferem as viagens intra–europeias.

50% dos inquiridos sentem-se confortáveis nas viagens de avião. Os destinos mediterrânicos estão no top da lista de viagens mais desejadas, com Espanha e Itália em primeiro lugar. As férias no litoral continuam, porém, a ser bastante procuradas.

Apesar da vontade de viajar, 63% dos viajantes que já estão a programar com antecedência as suas férias sentem-se mais confortáveis com os protocolos de segurança e saúde do destino. Saiba mais aqui

 

Transporte aéreo de passageiros regista diminuição de 69,4% em 2020

Segundo o INE, em 2020, o impacto negativo da pandemia COVID-19 verificou-se em todos os modos de transporte, tendo-se registado decréscimos no número de passageiros transportados por ferrovia (-41,7%), metropolitano (-47,8%), rodovia (-42,0%) e fluvial (-42,8%), após as variações positivas registadas no ano anterior (+18,9%, +10,6%, +4,2% e +6,7%, em 2019, pela mesma ordem).

O transporte aéreo de passageiros registou o maior impacto, com uma diminuição de 69,4% do movimento de passageiros nos aeroportos e aeródromos nacionais (+6,8% em 2019). Saiba mais aqui

 

Viagens aéreas recuperam, mas mantêm-se muito abaixo de 2019

A IATA (The International Air Transport Association) considera que o desempenho das viagens aéreas em setembro foi ligeiramente superior ao de agosto, o que se terá devido à recuperação dos mercados domésticos, nomeadamente na China, onde algumas linhas voltaram a abrir.

As viagens internacionais estão, no entanto, 69,2% abaixo de setembro de 2019 e 68,7% abaixo de agosto de 2021. Saiba mais aqui

 

Lisboa é cidade mais desejada a curta distância

Na edição que marca as duas décadas dos Wanderlust Travel Awards, Lisboa recebeu o galardão de Cidade Mais Desejada a Curta Distância. A distinção foi recebida por representantes do Turismo de Lisboa.

Na disputa entre dez cidades, Lisboa é líder da lista das cidades mais desejados a curta distância ao receber o prémio gold. A revista Wanderlust é um marco nos meios de turismo no Reino Unido, sendo também o mais antigo, e é a organizadora dos Wanderlist Travel Awards.

Os leitores da revista são o júri e, este ano, os resultados correspondem aos destinos que mais gostavam de visitar depois de as restrições serem levantadas.

 

Câmara de Lisboa estende testagem gratuita até final do ano

A Câmara Municipal de Lisboa vai manter o sistema de testagem em massa, que permite monitorizar o desconfinamento gradual, acautelando a transmissão do vírus na comunidade e diminuindo os contágios.

O plano municipal de testagem, previsto até final de outubro, foi prolongado pelo novo executivo até final do ano.

A testagem é gratuita e ilimitada, para residentes e não residentes, e pode ser realizada na rede de farmácias aderentes, ou em postos fixos em vários pontos da cidade e mercados, em parceria com o Ministério da Saúde, a Unilabs, a Associação Nacional de Farmácias e a Câmara Municipal de Lisboa. Saiba mais aqui 

Medidas ahresp

Eleições a 30 de janeiro

Na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou ontem que decidiu dissolver a Assembleia da República e convocar eleições para o dia 30 de Janeiro de 2022.

A AHRESP relembra que para as empresas é de grande importância que os próximos meses resultem num quadro de estabilidade social e económica que permita que um próximo Governo promova as reformas que são necessárias ao País e se assegure o crescimento da economia.

Para isso, é necessário que as empresas estejam preparadas e sobretudo estejam capitalizadas para fazer face aos desafios que se colocam.

As empresas deixaram de ter receitas desde o início da pandemia e muitas delas só agora é que começam a recuperar muito lentamente, e tendo de sofrer nos últimos meses os impactos do aumento dos seus custos com matérias-primas, tendo em conta por exemplo a subida de preços da energia e dos combustíveis.

Daí, a AHRESP reforça uma vez mais a urgência de chegarem às empresas os apoios já aprovados, o que não tem de estar dependente das circunstâncias políticas atuais.

 

Inquérito AHRESP: impacto da Web Summit 2021 no alojamento turístico, restauração e similares

Depois de em 2020 ter sido realizada em formato online devido à pandemia COVID-19, este ano a Web Summit regressou a Lisboa, em modo presencial.

Considerado o maior evento internacional na área tecnológica, é expectável que a realização da Web Summit tenha tido um impacto positivo nas atividades económicas do turismo na cidade de Lisboa, à semelhança do sucedido em edições anteriores.

Nesse seguimento, a AHRESP preparou um questionário para analisar o nível da procura e do impacto da Web Summit nas atividades da restauração, similares e do alojamento turístico em Lisboa.

Para que possamos dispor de informação atualizada e fidedigna sobre os verdadeiros impactos deste evento, solicitamos aos empresários das referidas atividades do município de Lisboa a participação e resposta ao nosso inquérito até ao final do próximo dia 10 de novembro de 2021.

Para responder ao inquérito:

 

AHRESP dispõe de novo modelo de “Livro de Ponto”

A AHRESP informa os seus Associados que, além do Livro de Ponto que habitualmente já disponibilizava, de registo diário de tempos de trabalho, tem agora também disponível para venda um modelo de Livro de Ponto com uma folha por trabalhador/por mês, o que é mais adequado às necessidades das micro, pequenas e médias empresas.