Boletim Diário AHRESP (BDA 396) – 22.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Número de desempregados no Alojamento, Restauração e Similares continua acima dos níveis pré-pandemia

De acordo com a Informação Mensal do Mercado de Emprego, divulgada pelo IEFP, o total de desempregados registados nos Serviços de Emprego no mês de setembro de 2021 situou-se nos 359.148, uma redução de 9.256 indivíduos (-2,5%) face a agosto.

Para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2020, contribuiu o grupo dos que estão inscritos há menos de um ano (-82.029) e, em sentido inverso, constata-se um aumento no desemprego dos indivíduos que permanecem inscritos há um ano e mais (+31.003).

As atividades de Alojamento, Restauração e Similares contam com 30.396 desempregados inscritos no IEFP, uma descida de 6,7% face ao mês anterior. Ainda assim, este é um dos setores de atividade com maior número de desempregados em Portugal Continental, com o número total de desempregados a situar-se ainda cima dos valores pré-pandemia. Consulte aqui documento IEFP

 

PEVE prorrogado até 30 de junho de 2023

Foi aprovado no Conselho de Ministros de ontem, o decreto-lei que prorroga a vigência do regime do processo extraordinário de viabilização de empresas (PEVE), para 30 de junho de 2023.

O PEVE foi criado em novembro de 2020, para dar resposta às empresas viáveis que se encontrem em situação económica difícil ou de insolvência causada pela pandemia da doença Covid-19. Trata-se de um processo judicial temporário, de natureza extraordinária e urgente, que visa a homologação pelo Tribunal de um acordo alcançado extrajudicialmente entre a empresa e os seus credores. Saiba mais aqui

 

AHRESP disponibiliza guião de apoio à candidatura ao programa ADAPTAR Turismo

Estão abertas as candidaturas ao programa ADAPTAR Turismo, disponíveis no portal do Turismo de Portugal até ao esgotamento da dotação prevista. Como resultado da forte procura por parte dos empresários do nosso setor, logo no primeiro dia de candidaturas foram apresentados projetos de investimento no valor de 11 milhões de euros, o que causou a suspensão temporária da receção de novas candidaturas.

Por este motivo, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, anunciou hoje em webinar dinamizado pelo Turismo de Portugal o reforço da dotação deste programa em 5 milhões de euros.

O programa ADAPTAR Turismo destina-se a micro, pequenas e médias empresas de todo o território nacional e concede um apoio financeiro a fundo perdido para a adaptação dos estabelecimentos e ajuste dos processos de planeamento estratégico e de gestão das empresas à nova realidade pós-COVID-19.

Para auxiliar os seus Associados na submissão de candidaturas, a AHRESP desenvolveu um guião de apoio à candidatura, com a descrição do procedimento passo-a-passo.

Para ter acesso ao guião AHRESP, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Download de dístico

AHRESP - Guião Preenchimento Formulário ADAPTAR TURISMO - 21 out 2021 1.66 MB
Download

ADAPTAR Turismo: documento de FAQ

O Turismo de Portugal preparou um documento de perguntas frequentes (FAQ) para apoiar os empresários no esclarecimento de dúvidas relativas ao novo programa ADAPTAR Turismo.

Para aceder ao documento, clique aqui

 

Dívida das empresas privadas cresce 1,0% face a agosto de 2020

Dados do Banco de Portugal indicam que, em agosto, o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) diminuiu 0,3 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, para 763,9 mil milhões de euros.

O endividamento das empresas privadas diminuiu 0,7 mil milhões de euros, mas cresceu 1,0% em relação a agosto de 2020. Saiba mais aqui

 

BTL já tem data marcada em 2022

A BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) vai regressar em 2022, entre os dias 18 e 20 de março, foi ontem anunciado. Depois de dois anos de interregno, a edição do próximo ano vai apostar, entre outros, na internacionalização. Saiba mais aqui

 

Associações europeias defendem relançamento seguro da indústria

Com a pandemia controlada e as taxas de vacinação próximas dos 75% na Europa, as associações de turismo europeias, entre as quais da European Travel Comission, a Hotrec e a WTTC, vieram a público afirmar que não há razão para tratar as viagens internacionais de forma diferente das viagens dentro da UE.

Os líderes europeus devem concentrar-se em restaurar as viagens aéreas o mais rapidamente possível, tendo como base o certificado digital da UE”, afirmam as associações, que defendem o relançamento seguro da indústria.

Entre as várias propostas defendidas, as associações europeias defendem que os Estados-membros devem atualizar e alinhar as regras e restrições de viagens e ainda que devem trabalhar em conjunto com a Comissão Europeia num Plano de Saída da COVID. Saiba mais aqui

 

Workshop CTP/AHRESP “ e-commerce” – ADIADO para dia 22 de novembro

A AHRESP, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal, organiza um ciclo de workshops destinados aos empresários do Turismo.

O workshop com o tema “e-commerce” foi adiado para dia 22 de novembro. Se pretende saber quais as regras legais a cumprir na implementação de um negócio online, o que deve constar do site e quais as garantias que deve dar aos clientes, não perca a oportunidade de se inscrever.

Saiba mais informações aqui

Medidas ahresp

AHRESP reúne com Grupos Parlamentares para debater proposta do OE2022

No âmbito da proposta do Orçamento de Estado para 2022, a AHRESP reuniu no decorrer desta semana com os Grupos Parlamentares do PSD, CDS, BE e dos VERDES. No decorrer das audiências, a AHRESP salientou a imperiosa necessidade de existirem medidas estruturantes neste OE2022 para apoiarem a recuperação das nossas empresas.

Entre os vários assuntos abordados, foi dado especial enfoque à área fiscal, nomeadamente a aplicação temporária da taxa reduzida de IVA e a isenção da tributação na desafetação de imóveis da atividade de alojamento local, à necessidade de mais medidas de incentivo ao consumo, para além do IVAucher que termina a 31 de dezembro deste ano, e também uma especial atenção para o mercado de trabalho, sendo urgente a criação de mecanismos que incentivem a procura ativa de emprego nas atividades da restauração, similares e do alojamento turístico.

No decorrer da próxima irá decorrer a audiência com o Grupo Parlamentar do PCP.

 

Aprovadas alterações à legislação laboral

O Conselho de Ministros aprovou ontem a proposta de lei que procede à alteração de legislação laboral no âmbito da agenda de trabalho digno.

A AHRESP acompanhou esta matéria e manifestou sérias preocupações, quer quanto à  oportunidade desta iniciativa, quer quanto às alterações que foram objeto de apreciação em sede de concertação social, e que, a serem acolhidas, terão um impacto muito negativo nas empresas.

O diploma será agora levado à Assembleia da República para ser discutido. Saiba mais aqui

 

Cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da AHRESP no dia 29 de outubro

No dia 29 de outubro, pelas 17h00, no CCB (Sala Luis de Freitas Branco), em Lisboa, será realizada a cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da AHRESP (Mesa da Assembleia-Geral, Conselho Fiscal e Direção), assim como das Comissões Diretivas dos Setores de Atividade e das Comissões Diretivas Distritais, para o triénio 2021-2024, na sequência das eleições realizadas no passado dia 30 de setembro que elegeu 85 empresas.

O programa do evento será divulgado em breve.