Boletim Diário AHRESP (BDA 394) – 20.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Balança de serviços beneficia com crescimento das exportações de viagens e turismo, mas estas continuam aquém dos níveis pré-pandemia

De acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal, em agosto de 2021, o saldo da balança comercial (saldo da balança de bens e serviços) atingiu 351 milhões de euros, mais 12 milhões que o registado em agosto de 2020, com o aumento do excedente da balança de serviços a sobrepor-se ao aumento do défice da balança de bens.

O crescimento das exportações de viagens e turismo (48,3%) foi o que mais contribuiu para o aumento do excedente da balança de serviços.

As receitas de turistas provenientes de França, Espanha e Reino Unido, os três principais países de origem das receitas de turistas não residentes, apesar de continuarem aquém dos níveis pré-pandemia (agosto de 2019), aumentaram em relação a julho de 2021 e a agosto de 2020. Saiba mais aqui

 

Linhas de apoio ao financiamento das empresas atualmente disponíveis

No dia 22 de outubro o Turismo de Portugal organiza um webinar sobre as linhas de apoio ao financiamento das empresas. Nesta sessão serão apresentados os diversos mecanismos de financiamento atualmente disponíveis para as empresas turísticas.

O webinar, que será aberto às 15h00 por Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, terá também Nuno Miguel Alves, Diretor-Coordenador do Turismo de Portugal a apresentar as Linhas de apoio. A sessão decorre na plataforma Teams, e carece de registo para participar.  Link inscrição – clique aqui

Manual de Negócios AHRESP – No Manual de Negócios AHRESP pode ver toda a informação atualizada sobre os apoios disponíveis atualmente – clique aqui

 

Agenda Acelerar e Transformar o Turismo

Um consórcio empresarial e da academia, em sintonia com o Turismo de Portugal e a Confederação do Turismo de Portugal, entregou ao Governo a ‘Agenda Acelerar e Transformar o Turismo’ em resposta ao Convite à Manifestação de Interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

O consórcio reúne empresas e entidades da área do Turismo, Universidades, entidades ligadas à inovação e tecnológicas, de que se destaca o NEST – único Digital Innovation Hub em Portugal exclusivamente dedicado ao Turismo.

A agenda mobilizadora visa obter apoio financeiro a projetos, avaliados em 145 milhões de euros, de investigação e desenvolvimento, inovação, transformação digital e transição climática, na área do Turismo, que pretendem cumprir os eixos definidos no PRR.

A Agenda visa ainda concretizar os objetivos do Plano Reativar o Turismo. Segundo comunicado da Confederação de Turismo de Portugal, pretende-se contribuir para a alteração do perfil de especialização na área do Turismo e na economia portuguesa em geral; dotar as empresas de maior capacidade tecnológica e de inovação, permitindo também uma requalificação e especialização dos recursos humanos e a redução das emissões de CO2, tendo em conta a transição climática necessária. Saiba mais aqui

 

Parlamento Europeu aprova Estratégia do Prado ao Prato

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta quarta-feira, 20, a Estratégia do Prado ao Prato, recomendando à Comissão Europeia (CE) que reforce a posição dos agricultores na cadeia de abastecimento alimentar.

Segundo o comunicado do PE, “a assembleia congratula-se com a Estratégia do Prado ao Prato, apresentada pela Comissão Europeia em maio de 2020.

Os eurodeputados destacaram a necessidade de reforçar a sustentabilidade em cada etapa da cadeia de abastecimento alimentar e reafirmam que todos – do agricultor ao consumidor – têm um papel a desempenhar. Na área da Alimentação mais saudável, o PE recomenda que, à escala da UE, seja criado “um rótulo nutricional da UE na frente da embalagem, obrigatório e harmonizado” e também que se reduza “o consumo excessivo de carne e de alimentos altamente processados, com elevado teor de sal, açúcar e gordura, nomeadamente através da fixação de teores máximos em determinados alimentos transformados”.

A Estratégia do Prado ao Prato foi apresentada pela Comissão Europeia em maio de 2020 e o executivo comunitário prepara uma série de propostas legislativas no seu âmbito. A AHRESP irá acompanhar o desenvolvimento desta estratégia. Saiba mais aqui

 

A importância da análise financeira nas micro e pequenas empresas

Realiza-se no dia 28 de outubro uma ação formativa sobre “A importância da análise financeira na gestão das micro e pequenas empresas”, dinamizada no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

Com esta ação pretende-se que os empresários e gestores de micro e pequenas empresas reconheçam o papel da análise financeira na gestão da empresa, nomeadamente em contexto COVID-19, e estejam aptos a interpretar os principais instrumentos de gestão, através do método dos rácios. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Solução para fim das moratórias – Linha Retomar – regista fraca adesão devido a “restrições”

De acordo com uma notícia publicada no ECO, o presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, terá afirmado em público que a Linha Retomar está a ter pouca adesão e que tal se deverá às “restrições” do programa.

De acordo com o Banco de Portugal, nos setores mais vulneráveis existiam, em agosto, 23,5 mil empresas abrangidas por moratórias, num montante total de 8,3 mil milhões de euros. Através da Linha Retomar pode beneficiar de uma garantia mútua destinada a garantir até 25% das operações elegíveis a serem reestruturadas.

A AHRESP alertou em tempo útil para o facto do fim das moratórias prejudicar ainda mais a situação difícil das empresas de alojamento turístico e restauração e similares.

Além disso, considerando que as dificuldades da maioria das empresas que estão diretamente relacionadas com a situação extraordinária causada pela pandemia, o enquadramento desta medida deve salvaguardar o historial bancário das empresas beneficiárias, de forma a não prejudicar a análise de eventuais pedidos futuros de financiamento junto da Banca. Saiba mais aqui