Boletim Diário AHRESP (BDA 393) – 19.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Mais de 609 mil transações ao abrigo do programa IVAucher  

Desde a fase de arranque de utilização do IVAucher, no dia 1 de outubro, já foram processadas 609,6 mil operações de reembolso pelas entidades emitentes de cartões bancários que integram o programa, tendo sido devolvidos mais de 5,5 milhões de euros aos consumidores.

As operações de reembolso entraram na fase de plena operacionalização, sendo previsível que nesta semana o prazo de 2 dias úteis para reembolso na conta dos consumidores seja cumprido por todas as entidades financeiras.

O número de adesões tem vindo a aumentar, tanto por parte dos contribuintes, como dos comerciantes, estando registados mais de 667 mil consumidores e 7 mil comerciantes, o que corresponde a quase 27,2 mil terminais de pagamento.

Para aderir ao programa IVAucher basta aceder ao portal www.ivaucher.pt, sendo que os consumidores apenas tem de indicar o seu NIF e os comerciantes apenas tem registar os seus TPA – Terminais de Pagamento Automático. Saiba mais aqui

 

Apoio à organização de eventos com 5 milhões de euros

O Governo publicou ontem um despacho sobre o programa de apoio à organização de eventos de interesse turístico Portugal Events.

Os apoios a conceder estão diretamente associados à organização de eventos que pelo seu posicionamento, notoriedade e imagem internacional contribuam para a qualificação da experiência turística e para a adequada estruturação de produtos turísticos ou para o desenvolvimento da economia, a nível nacional ou regional, enquadrando-se, de pleno, nas medidas de retoma da atividade turística.

O programa tem uma dotação anual de cinco milhões de euros do Turismo de Portugal. Saiba mais aqui

Movimento de passageiros nos aeroportos continua cerca de 40% inferior face a 2019

Segundo o INE, em agosto de 2021, os aeroportos nacionais registaram o movimento de 3,9 milhões de passageiros (+76,3% face a agosto de 2020). Comparando com agosto de 2019, o movimento de passageiros diminuiu 39,9%.

Entre janeiro e agosto de 2021, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguindo-se, com um volume de passageiros significativamente mais reduzido, o Reino Unido e a Alemanha. Saiba mais aqui

 

Last Minute Call: Melhores Empresários Melhores Negócios

No âmbito do POISE 2020 – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego, a AHRESP, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), organiza um ciclo de workshops destinado aos empresários do Turismo que pretendem reforçar as suas competências de gestão, tecnologia e organização do trabalho.

Os workshops realizam-se à distância, através da Plataforma Zoom, e estão acessíveis a todos os empresários da área do alojamento e restauração.

Amanhã, dia 20 de outubro, estará em discussão a Inteligência e Regulação Emocional.

Para saber mais sobre o programa e efetuar a sua inscrição (gratuita mas obrigatória), clique aqui

 

A herança e a contemporaneidade da gastronomia dos Açores em debate

A Delegação dos Açores da AHRESP continua a promover durante esta semana, em parceria com a Local Food Culture, o webinar “Gastronomia nos Açores: da herança cultural aos desafios da contemporaneidade”.

O webinar, que decorre durante 5 dias, entre 18 e 22 de outubro, e 5 temas serão debatidos, entre os quais “A identidade gastronómica num contexto turístico”; “Gastronomia Regional: Tradição ou Inovação?”; “Gastronomia como Tema de Estudo”; “A Imagem da Gastronomia Açoriana”, e “A Produção e o Consumo de Produtos Regionais”.

A inscrição pode ser feita através de: bit.ly/gastronomiacores2021

 

Hábitos alimentares dos portugueses alteraram nos primeiros 12 meses de pandemia

Um estudo desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, indica que os hábitos alimentares e de atividade física dos portugueses alteraram-se ao longo dos primeiros 12 meses de pandemia da Covid-19 e que a maioria considera que mudaram para melhor. E

ste é um dos principais resultados do REACT-COVID 2.0, divulgado no dia 16 de outubro, data em que se assinalou o Dia Mundial da Alimentação.

De acordo com o estudo, 36,8% das pessoas inquiridas reportaram ter mudado os seus hábitos alimentares, comparativamente ao período pré-pandemia.

Destas, 58,2% têm a perceção de que mudaram para melhor e 41,8% para pior. 32,2% passaram a recorrer a refeições take-away  e a consumir mais snacks doces (26,3%), a ingerir mais água (22,3%), hortícolas (18,6%) e fruta (15,2%). Saiba mais aqui

 

Vacinas contra a gripe e Covid-19

A administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e a Covid-19 arrancou ontem, dia 18 de outubro, em Portugal continental, com a Direção-Geral da Saúde (DGS) a prever vacinar cerca de dois milhões de pessoas nessa modalidade.

Na passada sexta-feira, dia 15 de outubro, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu que está “tudo preparado” para a coadministração das duas vacinas a pessoas com 65 ou mais anos, uma prática realizada em Portugal e no mundo, no âmbito dos programas nacionais de vacinação, que visa otimizar os esquemas vacinais recomendados.

A informação disponível sugere a manutenção da eficácia de ambas as vacinas, uma vez que, até à data, não existe evidência de alteração da resposta imunológica. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Animação noturna deve poder aceder ao novo Incentivo à Normalização da Atividade

A AHRESP defende que seja aberto um novo período de candidaturas ao novo Incentivo à Normalização da Atividade Empresarial, atribuído pelo IEFP, destinado exclusivamente às empresas que mantiveram a sua atividade encerrada por obrigação legal até 30 de setembro de 2021, como é caso da animação noturna (bares e discotecas) e, por isso, não recorreram a este incentivo dentro dos prazos estipulados.

Este apoio, no montante de 2 salários mínimos por trabalhador, seria mais uma importante alavanca para a retoma da atividade da animação noturna, após mais de um ano e meio completamente encerrada.

 

Novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa toma posse

O novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, tomou ontem posse. Dadas as competências próprias do poder local, as suas decisões têm um efeito direto no funcionamento das atividades que a AHRESP representa, particularmente no que diz respeito aos estabelecimentos de Alojamento Turístico e de Restauração e Similares.

Desde a questão da regulamentação/limitação à atividade de Alojamento Local, ao estacionamento e às cargas e descargas, passando pelos horários de funcionamento, pela ocupação do espaço público por esplanadas e pela aplicação/isenção de taxas municipais, muitas são as áreas capazes de produzir um impacto, positivo ou negativo, na vida das nossas empresas.

Apesar de, muitas vezes, os agentes económicos não residirem no local onde decidiram abrir o seu negócio, estes não deixam de contribuir, de forma decisiva, para o desenvolvimento e para a atratividade dos territórios, proporcionando bens essenciais a residentes e a visitantes, criando emprego (direto e indireto) e atraindo riqueza.

A AHRESP manifesta assim a sua total disponibilidade para continuar a colaborar com a Câmara Municipal de Lisboa.