Boletim Diário AHRESP (BDA 390) – 14.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Inquérito AHRESP decorre até amanhã

Na sequência da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar desde o início da pandemia da COVID-19, encontra-se a decorrer novo inquérito relativo ao período de verão para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar este período tão difícil para as nossas empresas. Responda ao inquérito aqui

 

Proveitos turísticos em agosto permanecem 20% abaixo de 2019

Segundo os mais recentes dados do INE, o setor do alojamento turístico registou 2,5 milhões de hóspedes e 7,5 milhões de dormidas em agosto de 2021, correspondendo a crescimentos de 35,6% e 47,6%, respetivamente, face ao mesmo mês de 2020. Os níveis atingidos em agosto de 2021 foram, no entanto, inferiores aos observados em agosto de 2019, tendo diminuído o número de hóspedes e de dormidas, 23,6% e 22,1%, respetivamente.

Em agosto, o mercado interno contribuiu com 4,2 milhões de dormidas, o valor mensal mais elevado desde que há registos. Comparando com agosto de 2019, observa-se um crescimento de 22,6% nas dormidas de residentes e um decréscimo de 46,9% nas dormidas de não residentes.

Os proveitos registados nos estabelecimentos de alojamento turístico atingiram 515,8 milhões de euros no total e 410,2 milhões de euros relativamente a aposento. Comparando com agosto de 2019, os proveitos totais diminuíram 19,2% e os relativos a aposento decresceram 19,3%. Saiba mais aqui

 

Alteração da declaração periódica do IVA

Foi publicada a Portaria n.º 206/2021, que procede à alteração da declaração periódica do IVA, anexo R e respetivas instruções de preenchimento, prevendo a intervenção, por contabilista certificado independente, na certificação prevista no artigo 78.º-D do CIVA.

 

A herança e a contemporaneidade da gastronomia dos Açores em debate

A Delegação dos Açores da AHRESP vai promover, em parceria com a Local Food Culture, um webinar sobre “Gastronomia nos Açores: da herança cultural aos desafios da contemporaneidade”.

O webinar vai decorrer durante 5 dias, entre 18 e 22 de outubro, e 5 temas serão debatidos, entre os quais “A identidade gastronómica num contexto turístico”; “Gastronomia Regional: Tradição ou Inovação?”; “Gastronomia como Tema de Estudo”; “A Imagem da Gastronomia Açoriana”, e “A Produção e o Consumo de Produtos Regionais”.

A inscrição pode ser feita através de: bit.ly/gastronomiacores2021

Página do evento: bit.ly/webinargastronomiacores2021

 

Portal Mais Transparência

O portal Mais Transparência passou a disponibilizar informação adicional sobre a contratualização dos fundos europeus, no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permitindo consultar páginas de detalhe sobre cada dimensão do Plano.

Esta é a terceira fase de desenvolvimento do portal, que contempla ainda diversas melhorias no acesso à informação sobre o PT2020. Nas fichas de projeto, passa a constar a referência às NUTSII/III/concelhos onde a operação atua.

A área dedicada aos Fundos Europeus foi a primeira a ser disponibilizada, com informação sobre o Portugal 2020 e sobre o PRR.

Até ao final do ano, está ainda prevista a disponibilização de uma área municipal e o incremento da informação relativa à programação do PRR, garantindo a acessibilidade, atualidade e usabilidade dos dados. Saiba mais aqui

 

Desafiar Portugal

A Fundação Francisco Manuel dos Santos está a promover a conferência Desafiar Portugal – Oportunidades para a Próxima Década nos dias 22 e 23 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa.

Em debate estarão desafios como o envelhecimento da população e a transição climática, cuja resposta exige um novo paradigma de criação de riqueza assente no conhecimento, nas qualificações e na inovação. Especialistas nacionais e internacionais vão apresentar um estudo que será diagnóstico exaustivo do estado da economia nacional e que inclui um conjunto integrado de propostas em sete áreas estratégicas: Território e infra-estruturas; Investimento e cadeias de valor globais; Sistema científico e tecnológico nacional; Qualificações e mercado de trabalho; Ambiente económico; PME inovadoras; Estratégia nacional para o Mar.

NOTA: O acesso ao evento está reservado a portadores de certificado digital de vacinação válido ou de um certificado de testagem negativo. Para mais informações, clique aqui

Medidas ahresp

AHRESP reúne com Grupo Parlamentar do PS para debater proposta do OE2022

No âmbito da proposta do Orçamento de Estado para 2022, a AHRESP iniciou hoje um conjunto de reuniões com os Grupos Parlamentares, tendo hoje reunido com o Grupo Parlamentar do Partido Socialista.

No decorrer da audiência, a AHRESP salientou a imperiosa necessidade de existirem medidas estruturantes neste OE2022 para apoiarem a recuperação das nossas empresas.

Entre os vários assuntos abordados, foi dado especial enfoque à área fiscal, nomeadamente a aplicação temporária da taxa reduzida de IVA e a isenção da tributação na desafetação de imóveis da atividade de alojamento local, à necessidade de mais medidas de incentivo ao consumo, para além do IVAucher que termina a 31 de dezembro deste ano, e também uma especial atenção para o mercado de trabalho, sendo urgente a criação de mecanismos que incentivem a procura ativa de emprego nas atividades da restauração, similares e do alojamento turístico. Estão já agendadas audiências com os Grupos Parlamentares do PCP, BE, CDS e os VERDES.

 

Apoio à Retoma Progressiva vai continuar disponível nos moldes atuais

O apoio à retoma progressiva — que permite aos empregadores com quebras de faturação diminuírem os horários de trabalho garantindo-lhes um apoio para o pagamento dos salários — vai continuar disponível, no próximo ano.

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, frisou, esta quarta-feira, que esta medida extraordinária vai manter-se enquanto se mantiverem restrições à atividade económica por força da pandemia.

A AHRESP tem defendido que a manutenção dos apoios às empresas é da máxima importância, até que sejam alcançados os níveis de faturação pré-pandemia. Contudo, as medidas disponibilizadas não podem limitar-se a apoiar a manutenção dos postos de trabalho, sendo essencial a continuidade das medidas de incentivo ao consumo, de apoio à liquidez e de redução da carga fiscal.