Boletim Diário AHRESP (BDA 385) – 07.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Inquérito AHRESP continua a decorrer

Na sequência da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar desde o início da pandemia da COVID-19, encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao período de verão para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar este período tão difícil para as nossas empresas. Clique aqui para responder

 

Aumento de insolvências na Hotelaria e Restauração

Segundo uma análise da Iberinform, da companhia Crédito y Caución, as insolvências registaram uma redução de 12,1% em setembro face a igual período de 2020, decrescendo de 612 para 538.

Contudo, nos primeiros três trimestres do ano, o acumulado ascendia a 3.717 ações de insolvência, mais 150 que em 2020, o que se traduz num aumento de 4,2%. No setor da Hotelaria e Restauração, verifica-se um aumento de 38,9% nas declarações de insolvência e uma queda de 1,9% nas constituições de novas empresas. Análise completa aqui.

 

WTTC antevê recuperação de 1/3 do valor dos setores das Viagens e do Turismo em 2021

A WTTC divulgou ontem um estudo sobre a recuperação do Turismo em 2021. Com base num modelo preditivo desenvolvido pela Oxford Economics, a recuperação dos setores das viagens e do turismo está a ser lenta e, de acordo com o estudo, apenas recuperará 1/3 do seu valor em 2021.

O baixo nível de recuperação dever-se-á à falta de coordenação internacional, restrições severas às viagens e níveis de vacinação muito baixos em algumas zonas do mundo. Em 2019, o setor do Turismo e das Viagens faturou 9,2 biliões de dólares para a economia mundial. Em 2020, caiu 49,1%, ou seja, perdeu perto de 4,5 biliões de dólares.

Em 2021, o crescimento face a 2020 será de 30,7%, em muito devido aos gastos domésticos.

O estudo desenvolvido pela Oxford Economics para a WTTC teve como base um cenário de continuidade nos avanços no processo de vacinação, confiança dos consumidores e menos restrições às viagens. As previsões apontam ainda para uma nova subida de 31,7% em 2022. Em 2020, os setores das Viagens e do Turismo perderam 62 milhões de postos de trabalho em todo o mundo. Em 2021, a recuperação dos empregos subirá apenas 0,7%. Leia o artigo completo aqui 

 

Web Summit volta a Lisboa

É já entre os dias 1 e 4 de novembro que a Web Summit vai decorrer, novamente na cidade da Lisboa. São esperados 40 mil participantes na edição deste ano.

Segundo um estudo da Universidade do Minho sobre o impacto económico da Web Summit, em 2019, com 70 mil visitantes, o impacto sobre a procura interna foi de cerca de 72 milhões de euros e o impacto sobre a receita fiscal nacional de 24,9 milhões de euros. Leia a notícia aqui 

 

Belcanto é um dos 50 melhores restaurantes do mundo

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, está na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo (The World’s 50 Best). Localizado em Lisboa, o restaurante é o único português na lista, onde está em 42º lugar.

Para ver a lista completa, clique aqui

 

Portugal e Porto em destaque na Condé Nast Traveler

Portugal foi escolhido pelos leitores da Cond Nast Traveler como o melhor país do mundo para visitar. O Top5 dos países é composto ainda por Nova Zelândia, Japão, Marrocos e Sri Lanka. Na lista das melhores cidades do mundo, o Porto está em 8º lugar.

Clique para ver a lista dos melhores países e das melhores cidades do mundo.

Medidas ahresp

Orçamento de Estado 2022

A AHRESP apresentou 22 propostas para o OE2022, que consideramos como prioritárias para salvaguardar a economia, as empresas e os seus trabalhadores. As medidas, que a AHRESP entregou ao Governo e aos vários Grupos Parlamentares, centram-se em quatro eixos estratégicos – Fiscalidade, Capitalização das Empresas, Incentivo ao Consumo e Qualificação e Dignificação do Emprego no Turismo.

Na Área da Fiscalidade, para além da aplicação temporária da taxa reduzida do IVA a todo o serviço de alimentação e bebidas, propõe-se uma revisão dos escalões de tributação em IRS para aumentar o rendimento líquido das famílias e uma redução de taxa do IRC com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas portuguesas face ao exterior e atrair investimento.

Download de ficheiro AHRESP

AHRESP - Propostas Orçamento Estado 2022 - 4.out.2021 644.19 KB
Download

Empresas continuam sem receber segunda tranche da medida APOIAR Rendas

A AHRESP continua a receber relatos de empresas dos setores do alojamento turístico e da restauração e similares que permanecem com pagamentos pendentes no âmbito da medida APOIAR Rendas, inserida no programa APOIAR.

Esta medida, anunciada em dezembro de 2020, esteve disponível para candidatura entre fevereiro e abril de 2021 e tinha o objetivo de apoiar o pagamento das rendas do primeiro semestre de 2021.

É incompreensível que, quase um ano após o anúncio da medida, o montante total do apoio ainda não tenha chegado às empresas.

A AHRESP apela à regularização dos pagamentos em falta com a máxima urgência, que são muito importantes para reforçar a tesouraria das empresas numa altura em que a maioria dos apoios foram já retirados.