Boletim Diário AHRESP (BDA 384) – 06.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Inquérito AHRESP continua a decorrer

Na sequência da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar desde o início da pandemia da COVID-19, encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao período de verão para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar este período tão difícil para as nossas empresas. Clique aqui para responder

 

Entrega da declaração trimestral dos trabalhadores independentes

Durante o mês de outubro, está a decorrer período de entrega da declaração trimestral dos trabalhadores independentes.

Nesta declaração, devem ser indicados os rendimentos auferidos em julho, agosto e setembro de 2021, que servem para o cálculo das contribuições dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2021.

O apoio financeiro recebido até 31 de agosto de 2021, pelo apoio extraordinário à redução da atividade económica não é declarado na declaração trimestral, tendo apenas de ser declarado os rendimentos recebidos pelo exercício da atividade independente. Saiba mais aqui

 

Turismo não acompanha crescimento da economia em 2021

No Boletim Económico de Outubro, o Banco de Portugal mantém a previsão de crescimento de 4,8% da economia portuguesa em 2021, aproximando-se do nível pré-pandemia no final do ano.

Contudo, a despesa em serviços permanece abaixo do período pré-pandémico, dada a persistência de comportamentos de precaução, a recuperação lenta do turismo e um maior recurso ao teletrabalho.

O Banco de Portugal salienta que as exportações de serviços continuam condicionadas pelo impacto da pandemia em 2021, crescendo 7%, após uma redução de 37,2% no ano anterior. Prevê-se que, no final do ano, as exportações de serviços se situem cerca de 20% abaixo dos valores pré-pandemia.

Em particular, as exportações de turismo caíram 34% no primeiro trimestre devido à vaga de infeções de janeiro/fevereiro e a recuperação nos meses seguintes foi condicionada pela persistência deste efeito. No final do semestre, as exportações de turismo correspondiam a cerca de 30% do nível pré-pandemia.

Ao longo do segundo semestre antecipa-se uma recuperação forte das exportações de serviços, em particular de turismo e serviços relacionados, refletindo o alívio das restrições às viagens internacionais, mas cujo efeito na balança de serviços não deverá ser notório em 2021.

No mercado de trabalho, projeta-se que o emprego aumente 2,6% e a taxa de desemprego se reduza para 6,8% em 2021 (7% em 2020), beneficiando da recuperação dos serviços mais intensivos em trabalho. Saiba mais aqui

 

Barómetro da Organização Mundial do Turismo

A Organização Mundial de Turismo (OMT) lançou esta semana o Barómetro do Turismo Mundial, onde estima que em julho de 2021 54 milhões de turistas atravessaram fronteiras internacionais, menos 67% do que em julho de 2019. Apesar disso, estes são os resultados mais elevados desde abril de 2020.

A OMT aponta o levantamento de restrições nas viagens, a evolução do processo de vacinação e o regresso da confiança dos consumidores como motivadores da recuperação em destinos como a Europa.

Em contraste, a maioria dos destinos na Ásia mantêm-se fechados a viagens não essenciais. No que respeita aos ganhos, Junho e Julho houve uma melhoria, com destinos como o México a ultrapassar as receitas de 2019. Já mercados como França (-35%) melhoraram em julho, mas ainda não o suficiente para chegar aos números de 2019.

As perspetivas da OMT para setembro-dezembro ainda não são claras. 53% dos inquiridos no Painel de Especialistas acham que este período vai ser pior do que o esperado. E 31% acham que vai ser melhor. Para ver o Barómetro da OMT, clique aqui 

 

Viajantes aéreos frustrados com restrições

A IATA (International Air Transport Association) reportou em comunicado que os turistas aéreos estão frustrados com as restrições às viagens que ainda permanecem, motivadas pela COVID-19.

Um inquérito realizado a 4.700 pessoas em 11 destinos, demonstram que os riscos de transmissão da doença podem ser geridos e que a liberdade para viajar pode ser restaurada.

67% dos inquiridos considera que as fronteiras já podem ser reabertas, face a 12% em julho. 73% consideram que a sua qualidade de vida foi afetada devido às restrições às viagens (mais 6 pontos percentuais face a Junho de 2021). Saiba mais aqui

 

Sessões de literacia financeira outubro e novembro

Estão abertas as inscrições para as novas ações de formação na área da literacia financeira agendadas para os meses de outubro e novembro.

A primeira ação realiza-se no próximo dia 13 de outubro e abordará o tema dos seguros obrigatórios para as empresas.

Estas ações são organizadas anualmente pela Academia de PME do IAPMEI e pelo Turismo de Portugal com o objetivo de promover a literacia financeira junto de empreendedores, empresários e gestores de microempresas e PME. Para ver o calendário e inscrever-se, clique aqui

Para mais informações contacte a Academia de PME do IAPMEI através do email academia.pme@iapmei.pt.

 

Formações Clean&Safe

O Turismo de Portugal já tem disponíveis as sessões de formação do programa Clean&Safe de outubro. Estas iniciativas visam dar a conhecer os procedimentos de limpeza, higiene e medidas básicas de prevenção e controlo da COVID-19.

Certificadas e de inscrição gratuita, as ações de formação têm uma duração total de 2h30. No final da formação, pretende-se que os participantes tenham delineado um esboço do protocolo interno de atuação relativo ao surto de COVID-19, adaptado à sua organização.

As formações Clean & Safe, que se destinam a Agentes de Animação Turística, Alojamento Local, Empreendimentos Turísticos, Empresas de Congressos e Eventos, Estabelecimentos de Restauração e Bebidas, Agências de Viagens e Turismo e Motoristas de Turismo, têm lugar na Academia Digital.

Mais informação sobre os programas e a forma de Inscrição: aqui

 

Taxa de juro média dos novos empréstimos a empresas até 1 milhão de euros subiu para 2,22%

De acordo com o Banco de Portugal, em agosto, os bancos reduziram para 2017 milhões de euros o montante de novos empréstimos a empresas, dos quais 1207 milhões de euros corresponderam a empréstimos de montante igual ou inferior a 1 milhão de euros.

A taxa de juro média dos novos empréstimos a empresas manteve-se em níveis historicamente baixos: 1,91% em agosto, valor abaixo do registado em julho de 2021 (2,00%) e em agosto do ano passado (1,98%).

Contudo, a análise por classe de montante mostra que a taxa de juro dos novos empréstimos de montante inferior ou igual a 1 milhão de euros subiu para 2,22%, enquanto a taxa de juro dos empréstimos de montante superior a 1 milhão de euros desceu para 1,46%. Saiba mais aqui

 

Apoio à eficiência energética das empresas da Região Autónoma da Madeira

No âmbito do Sistema de Incentivos à Valorização e Qualificação Empresarial da Região Autónoma da Madeira – “Valorizar 2020” – estão abertas as candidaturas para o concurso Eficiência energética nas empresas II, que pretende apoiar projetos que concorram para o aumento da eficiência energética e utilização de energias renováveis nas empresas, incluindo operações enquadradas na iniciativa “Smart Fossil Free Island”.

Podem ser apoiadas até 60% das despesas elegíveis, sob a forma de incentivo não reembolsável para as auditorias energéticas (inclui diagnósticos e estudos energéticos, bem como avaliações ex-post), e sob a forma de incentivo reembolsável para os restantes investimentos.

A receção de candidaturas decorrerá entre as 9h00 do dia 1 de outubro de 2021 e as 17h00 do dia 31 de janeiro de 2022.

As candidaturas são apresentadas através de formulário eletrónico, disponível no Balcão Portugal 2020.

Consulte aqui o Aviso-Candidatura

Medidas ahresp

Orçamento de Estado 2022: Descida do IVA

A AHRESP apresentou as suas propostas para o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), centradas em 4 eixos estratégicos, num total de 22 medidas, que consideramos como prioritárias para salvaguardar a economia e as empresas.

As medidas, que a AHRESP entregou ao Governo e aos vários Grupos Parlamentares, centram-se em quatro eixos estratégicos – Fiscalidade, Capitalização das Empresas, Incentivo ao Consumo e Qualificação e Dignificação do Emprego em Turismo.

Na Área da Fiscalidade, a primeira medida defendida pela AHRESP é a redução da taxa do IVA. A aplicação temporária da taxa reduzida IVA a todo o serviço de alimentação e bebidas é essencial para reforçar a tesouraria das empresas, travar o desemprego e o encerramento de milhares de negócios, potenciando a sua recapitalização.

Após a reposição da taxa intermédia no serviço de alimentação e em parte do serviço de bebida (serviço de cafetaria), iniciada em 2016, as restantes bebidas permanecem ainda na taxa máxima.

Desta forma, a partir de 1 de janeiro de 2023, deve ser retomada a reposição integral da taxa intermédia do IVA no serviço de alimentação e bebidas.

Download de ficheiro AHRESP

AHRESP - Propostas Orçamento Estado 2022 - 4.out.2021 644.19 KB
Download