Boletim Diário AHRESP (BDA 383) – 04.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Novo inquérito AHRESP a decorrer

Na sequência da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar desde o início da pandemia da COVID-19, encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao período de verão para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares. Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar este período tão difícil para as nossas empresas. Consulte o Site da AHRESP

 

Atualização das Orientações da Direção-Geral da Saúde

Tal como a AHRESP já tinha sinalizado, a Direção-Geral da Saúde, face à nova fase de desconfinamento, já iniciou a atualização de algumas das suas Orientações:

Orientação 011/2021, atualizada a 01/10/2021: Utilização de Máscaras, que determina o uso de máscara obrigatório pelos profissionais de bares, discotecas, restaurantes e similares, bem como em outros contextos já referidos na legislação em vigor.

Orientação 030/2020, atualizada a 01/10/2021: Atividade Física, Espaços de Prática de Exercício Físico, de Massagens e Clubes de Saúde aplicável a toda a prática de atividade física e desportiva, com ou sem enquadramento técnico, onde se inclui os ginásios dos alojamentos turísticos, mas também às salas de massagens e clubes de saúde, onde se incluem as saunas, banhos turcos, hidromassagens/jacuzzis e equipamentos onde possam ocorrer a produção de aerossóis.

Para além de um plano de contingência específico para COVID-19, estes espaços devem dar especial atenção à higienização das mãos, ao arejamento e ventilação e à limpeza e desinfeção. Existem depois outros requisitos a cumprir, para cada uma das situações, que podem ser consultados na referida Orientação, disponível no site da AHRESP.

 

Nova Orientação da DGS para bares e discotecas

Tal como já havia sido informado pela AHRESP, e com a recente abertura dos bares e discotecas, a Direção-Geral da Saúde elaborou uma nova Orientação especifica para estes espaços. Assim, de acordo com a Orientação 013/2021, de 01/10/2021, estes estabelecimentos devem:

  • Elaborar e/ou atualizar o seu próprio Plano de Contingência específico para COVID-19 e facultar essa informação aos colaboradores;
  • Afixar, em documento próprio, visível para o público, e manter a capacidade máxima determinada de pessoas/serviço do estabelecimento (interior e exterior), observando a legislação em vigor;
  • Requerer a apresentação do Certificado Digital COVID da UE ou comprovativo de realização de teste para despiste da infeção por SARS-CoV-2 aos clientes e dispor de um plano operacional para a verificação da documentação;
  • Disponibilizar dispensadores de produto desinfetante de mãos localizados perto da entrada do estabelecimento e noutros locais convenientes e acessíveis, associados a disponibilização de informação explicativa;

Para aceder a esta Orientação clique aqui.

 

Açores: Novas regras disponíveis

Na sexta-feira  (1 de outubro) ao final do dia a Direção Regional da Saúde (DRS) emitiu uma circular sobre a utilização de máscaras no arquipélago na sexta-feira, que pode ser consultada no site da AHRESP. Foi também publicada a Resolução do Conselho do Governo n.º 238/2021 de 29 de setembro de 2021 que declara a situação de alerta na ilha de São Miguel (Açores), aplicando-se-lhe as medidas previstas para as ilhas de baixo risco, constantes do anexo à presente resolução e que dela faz parte integrante. A presente resolução entra em vigor a partir das 00h00 do dia 29 de setembro de 2021, cessando às 23h59 do dia 12 de outubro de 2021, sem prejuízo das eventuais renovações necessárias. Considerando o atual contexto epidemiológico da pandemia COVID-19 na Região Autónoma dos Açores (RAA) e do processo de vacinação, a DRS publicou, também no dia 29 de setembro, um novo documento com Orientações técnicas a adotar nos estabelecimentos de bebidas e similares, com espaços de dança, que prevê, entre outros, a eliminação da obrigatoriedade de uso de máscara pelos clientes, a eliminação da limitação de horário, assim como a atualização da limitação da lotação e a obrigatoriedade de Certificado de vacinação ou de testagem em toda a Região. Está também disponível uma circular do mesmo dia com um conjunto de recomendações a adotar, entre outros, nos convívios e festas de casamentos e batizados. Clique para ver a nova Resolução, a Circular sobre as Máscaras, sobre as Festas de Casamentos e Batizados e a Orientação para os Espaços com Dança 

 

Tentativa de burla no distrito de Setúbal

A AHRESP recebeu vários relatos de um falso inspetor da Autoridade para as Condições de Trabalho, que terá telefonado para vários estabelecimentos do distrito de Setúbal em hora de grande afluência durante o fim de semana. Referindo uma queixa sobre um determinado trabalhador, que estaria em situação ilegal, o alegado inspector ameaça com multas e com uma visita ao estabelecimento num curto espaço de tempo (30 minutos), que implicaria a saída de todos os clientes e uma consequente enorme perda de faturação. Para suspender a inspeção, o alegado “inspector” acabaria por propor transferência bancária no valor de 600 euros. A AHRESP teve conhecimento desta situação apenas em Setúbal (distrito), mas avisa desde já todo o território para que, em situações duvidosas e que impliquem o pagamento ou transferência de dinheiro, confirmem sempre com as entidades oficiais.

 

Webinars AHRESP-CTP

No âmbito do POISE 2020 – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego, a AHRESP, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), tem vindo a organizar um ciclo de workshops destinado aos empresários do Turismo que pretendem reforçar as suas competências de gestão, tecnologia e organização do trabalho. Os workshops realizam-se à distância, através da Plataforma Zoom, e estão acessíveis a todos os empresários da área do alojamento e restauração. Nos dias 20 e 25 de outubro vão decorrer duas novas sessões: uma sobre Inteligência e Regulação Emocional e outra sobre E-Commerce. Para saber mais sobre o programa e efetuar a sua inscrição (gratuita mas obrigatória), Consulte o Site da AHRESP.

 

Webinars AHRESP-Makro

A AHRESP e a MAKRO vão promover um ciclo de webinars com os temas “Engenharia de menus” e “Gestão de equipas em Restauração” nos dias 13 e 19 de outubro, entre as 16h00 e as 17h00. Direcionados a profissionais da restauração e similares, estes webinars têm como objetivo capacitar os profissionais em áreas com impacto nos seus negócios e assim contribuir para a melhoria do setor.

  • Engenharia de menus: em foco a engenharia de menus e em como ela pode ser um catalisador da rentabilidade de um restaurante.
  • Gestão de Equipas em Restauração: dar soluções para o grande dilema do dono de um restaurante: Recrutamento e Retenção, e os problemas que isso acarreta para o negócio. Como promover a diversidade e inclusão, motivar e integrar o staff?

Para ver o programa completo ou fazer a sua inscrição, Consulte este e este links.

 

AHRESP disponibiliza formação e consultoria gratuitas

No âmbito do programa Formação-Ação, a AHRESP disponibiliza às empresas da restauração e similares e do alojamento turístico a oportunidade de usufruírem de ações de formação gratuitas para os seus trabalhadores, que são contabilizadas no mínimo de 40 horas anuais de formação obrigatória que a entidade empregadora deve proporcionar aos seus funcionários. Além da formação, a empresa beneficia ainda de consultoria especializada. Nesta fase do programa, e por uma questão de organização dos grupos de formação, a AHRESP está a aceitar inscrições de empresas localizadas nos seguintes municípios: Porto, Coimbra, Aveiro, Ílhavo, Ovar, Castelo Branco, Leiria, Évora e Vendas Novas. Inscreva-se já no site da AHRESP 

Medidas ahresp

AHRESP apresenta 22 propostas para o OE2022

No âmbito do Orçamento de Estado para 2022, a AHRESP entregou ao Governo e aos vários Grupos Parlamentares um total de 22 medidas, que consideramos como prioritárias para salvaguardar a economia e as nossas empresas, centradas em quatro eixos estratégicos – Fiscalidade, Capitalização das Empresas, Incentivo ao Consumo e Qualificação e Dignificação do Emprego em Turismo.

Download de ficheiro AHRESP

AHRESP - Propostas Orçamento Estado 2022 - 4.out.2021 644.19 KB
Download