Boletim Diário AHRESP (BDA 371) – 16.09.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Call Açores: financiamento de capital de risco para projetos inovadores nos Açores

Até 29 de novembro, estão disponíveis as candidaturas para a Call Açores, da Portugal Ventures, que pretende promover o acesso ao financiamento de capital de risco para projetos inovadores com atividade na Região Autónoma dos Açores. A Portugal Ventures está disponível para investir até 200.000 euros por empresa/projeto. São elegíveis empresas a constituir ou constituídas com atividade nos Açores, que tenham até ao momento do investimento menos de 3 anos de exercício completo. Entre os setores de atividade elegíveis, está incluído o setor do turismo (Touristic Activities, Travel & Leisure Tech). Mais informação aqui

 

Esclarecimentos sobre o programa IVAucher

Conjuntamente com a Secretaria de Estados dos Assuntos Fiscais, a AHRESP realizou hoje uma nova sessão de esclarecimentos sobre o programa IVAucher. Nessa sequência, está disponível no nosso site a gravação do webinar, bem como um conjunto de materiais informativos sobre a adesão ao programa e registo dos TPAs.

Recordamos que a fase de utilização do saldo acumulado irá decorrer entre 1 de outubro e 31 de dezembro e apenas pode ser utilizado nos estabelecimentos aderentes.

A AHRESP permanece totalmente disponível para o esclarecimento de qualquer dúvida dos nossos associados.

Para aceder ao video e ao webinar clique aqui

 

ETC lança Guia de Boas Práticas Turísticas Sustentáveis

A European Travel Comission (ETC), que representa 33 organizações nacionais de turismo na Europa e é atualmente presidida por Luis Araújo, presidente do Turismo de Portugal, lançou ontem um Guia para o Encorajamento de Práticas Turísticas Sustentáveis. O Guia pretende servir de referência na construção de práticas sustentáveis no trabalho diário levado a cabo por estas organizações e pelos stakeholders do turismo. O Guia serve como resposta às dificuldades que as organizações de viagens e de turismo, em particular as PME, têm para concretizar políticas sustentáveis devido à complexidade das políticas, acreditações, financiamentos, entre outros. Para ver a notícia completa, consulte o Site da AHRESP.

 

Enoturismo como motor do desenvolvimento rural

Inovação, parcerias e coordenação são essenciais para que o enoturismo consiga ser o motor do desenvolvimento rural. Esta foi, segundo notícia da Organização Mundial de Turismo, a mensagem chave que saiu da Conferência Global da Organização Mundial de Turismo sobre Enoturismo, que decorreu em Reguengos de Monsaraz. A conferência, que juntou stakeholders públicos e privados, identificou formas de maximizar o potencial deste sector, assim como formas de promover a transformação digital, o marketing e a conservação da natureza. O secretário-geral da OMT Zurab Pololikashvili disse: “A pandemia veio fortalecer o papel do turismo no desenvolvimento rural. O enoturismo e a sua conexão com o território, com os produtos locais e com as tradições abre novas oportunidades nas áreas rurais”. Artigo completo aqui 

 

Primeiro Summit de Turismo espacial e subaquático

Entre 22 e 24 de setembro a escola Les Roches promove o SUTUS 2021, o primeiro ‘summit’ sobre turismo espacial e subaquático. O evento conta com vários oradores de renome, assim como com profissionais e colaboradores da NASA, ESA, e JAXA. A participação presencial será restrita a oradores, instituições, patrocinadores, participantes VIP e aos meios de comunicação social, devido às medidas anti-Covid. Para aceder ao programa oficial e realizar a inscrição, Consulte este link.

 

Plataforma para quem pretende trabalhar de forma remota

O Turismo do Centro de Portugal disponibiliza uma plataforma para quem pretende trabalhar de forma remota a partir desta região. O https://workfrom.turismodocentro.pt funciona como um índice, repartido por sub-regiões, com os diversos espaços onde podem trabalhar, nos diferentes regimes: co-work, incubadora artística, incubadora, centro de negócios, centro empresarial, espaço empresarial, hub criativo, hotel, parque tecnológico, co-living, espaço colaborativo, incubadora de base rural, residências artísticas, e retiro de empresas, tendo também um espaço de testemunhos. A plataforma é um dos instrumentos do Work From Centro de Portugal, que pretende demonstrar que a Região Centro oferece vantagens únicas para quem tem a possibilidade de trabalhar de forma remota. Notícia completa aqui

 

AHRESP Açores parceira de webinar sobre gastronomia do arquipélago

A LOCAL Food Culture ®, em parceria com AHRESP – Delegação dos Açores, promove o webinar #gastronomiaaçores2021, seminário que se realiza entre 18 e 22 de outubro e reúne convidados de diversas áreas. Para saber mais sobre este programa, que pretende debater a Gastronomia nos Açores: da herança cultural aos desafios da contemporaneidade, fique atento ao Site da AHRESP.

Medidas ahresp

Apoios continuam a ser vitais na terceira fase do desconfinamento

Decorreu hoje a reunião Infarmed entre os especialistas da COVID-19. Vários intervenientes confirmaram o sucesso da situação portuguesa, que poderá, se o Governo assim o decidir na próxima semana, conduzir à antecipação do levantamento de restrições, tal como tem sido defendido pela AHRESP. A terceira fase do desconfinamento estava prevista para outubro. A concretizar-se antes da data prevista, é nossa expetativa  que os estabelecimentos possam regressar à normalidade, eliminando-se as restrições existentes ao seu funcionamento, e permitindo-se a reabertura das atividades que ainda estão encerradas por imposição legal (Animação Noturna). A antecipação desta nova fase de desconfinamento não pode, no entanto, descurar a importância de continuar a apoiar as empresas, depois de mais de um ano e meio de quebras drásticas na faturação, sendo as nossas atividades as que mais sofreram os impactos negativos da pandemia. A crise ainda não acabou para as empresas de alojamento turístico, restauração e similares e é por isso fundamental que se mantenham apoios e se incentive o consumo nestes estabelecimentos.

 

Linha de apoio financeiro para reabertura da Animação Noturna

A AHRESP defende a disponibilização de uma linha de apoio financeiro específica para a animação noturna (bares e discotecas), de modo a que esta relevante componente da nossa oferta turística possa reabrir com a qualidade do serviço que sempre teve. Uma vez que estas atividades ainda se encontram encerradas por decreto legal, a requalificação dos seus espaços e equipamentos será uma necessidade absoluta, o que implica investimentos significativos para a tão esperada reabertura. É assim da maior importância a disponibilização deste apoio financeiro, pois estas empresas estão com faturação zero há mais de ano e meio.