Boletim Diário AHRESP (BDA 370) – 15.09.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Nova Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas

Foi publicada a Portaria n.º 192-A/2021, que regulamenta a nova Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas.

O montante do financiamento é de 3 mil euros por posto de trabalho, multiplicado por três, até ao limite máximo de 25 mil euros para as microempresas e de 75 mil euros para as pequenas empresas.

Podem aceder a esta linha as micro e pequenas empresas, de qualquer setor de atividade, em situação de quebra de faturação igual ou superior a 25%.

As candidaturas devem ser apresentadas através de requerimento, em formato eletrónico, a disponibilizar na página do IAPMEI, aqui.

Para ter acesso ao documento AHRESP, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Download de ficheiro AHRESP

AHRESP - Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas - 14.set.2021 607.17 KB
Download

Last call: IVAucher: Sessão de Esclarecimento

É já amanhã, dia 16 de setembro, que AHRESP e Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais se juntam numa nova sessão de esclarecimento sobre o programa IVAucher, em formato webinar, entre as 16h e as 17h00. No evento participa ainda a Saltpay. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. Recordamos que o período de utilização do saldo acumulado pelos consumidores irá decorrer entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2021, e apenas pode ser utilizado nos estabelecimentos aderentes. Mais aqui 

 

Restauração e Hotelaria são os únicos setores de atividade com perspetivas de contratação pessimistas para o próximo trimestre

Para o quarto trimestre de 2021, os empregadores nacionais estão otimistas e reforçam o clima de contratação positivo já notado no trimestre anterior. A previsão resulta do ManpowerGroup Employment Outlook Survey, que apresenta uma projeção para a criação líquida de emprego de +11% para o período de outubro a dezembro, que reflete uma subida de 5 e de 6 pontos percentuais em relação ao trimestre passado e ao período homólogo de 2020. Os setores da Restauração e da Hotelaria são os únicos que projetam um decréscimo do mercado de trabalho durante os próximos três meses, fixando a projeção para a criação líquida de emprego em -2%. Consulte o estudo aqui 

 

Manual de Negócios AHRESP

Fica hoje disponível no site da AHRESP o Manual de Negócios AHRESP nº 31, publicação digital em formato de revista que reúne as principais notícias da ultima quinzena, os apoios disponíveis, as regras, assim como toda a informação útil para o negócio da sua empresa.

O tema de capa centra-se na necessidade de avançar já para a terceira fase do desconfinamento, depois de mais de ano e meio a funcionar com restrições, assim como na importância da continuidade dos apoios. Veja aqui o Manual de Negócios

 

Candidaturas abertas ao From Start-toTable

O From Start-to-Table, o programa de aceleração da Startup Lisboa para negócios ligados ao ecossistema da restauração, tem as candidaturas abertas para a sua quarta edição. Para se candidatarem, os projetos devem ter menos de cinco anos de existência e enquadrar-se numa de duas categorias:

  • Tecnologia para restauração
  • Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis

Há 20 mil euros para distribuir entre os dois projetos vencedores, um para cada categoria. As candidaturas decorrem até dia 3 de outubro. Para saber como participar, consulte o Site da AHRESP.

Medidas ahresp

Fim das Moratórias exige disponibilização da medida “Retomar”

A poucos dias da data de término das moratórias bancárias, desconhecem-se ainda os detalhes e condições da medida Retomar, que será o principal instrumento de apoio que será disponibilizado às empresas para enfrentar o fim das moratórias. Esta medida foi anunciada com o objetivo de apoiar as empresas na negociação com os bancos para a reestruturação dos seus créditos, através da concessão de garantia pública de até 25% da dívida em moratória, assegurando que as empresas possam beneficiar de alguma carência de capital adicional, bem como de uma extensão de maturidade. As moratórias terminam a 30 de setembro e a medida ainda não foi regulamentada nem são conhecidos os seus detalhes.

 

Conselho Nacional das Confederações defende baixa do IVA

O Conselho Nacional das Confederações Patronais (CNCP) apresentou hoje um documento agregador das propostas que os empregadores querem ver refletidas no Orçamento do Estado 2022. Face ao lento percurso de recuperação da economia portuguesa, o CNCP considera que a política orçamental para o próximo ano tem que assumir um carácter pró-cíclico no crescimento económico. O Conselho defende, assim, entre outras, a redução das taxas do IVA, do IRC e da derrama estadual, do IRS e das tributações autónomas e, ainda, a extinção definitiva do Pagamento Especial por Conta. O CNCP agrupa as cinco Confederações de Empregadores CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, CIP-Confederação Empresarial de Portugal, CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário e CTP – Confederação do Turismo de Portugal. Para ver as propostas do Conselho, clique aqui.

 

AHRESP e Sociedade Ponto Verde assinaram protocolo de colaboração

Tendo por objetivo promover as melhores práticas de reciclagem e sustentabilidade nos setores da Restauração, Similares e do Alojamento Turístico, a AHRESP assinou hoje um protocolo de colaboração com a Sociedade Ponto Verde que inclui apoio técnico e informativo em áreas relacionadas com a economia circular, sustentabilidade e gestão de resíduos de embalagens. Para saber mais sobre o protocolo, clique aqui.