Boletim Diário AHRESP (BDA 369) – 14.09.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Dormidas de residentes crescem em julho, mas insuficientes para travar a quebra de 45% face a 2019

Segundo o INE, o setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas em julho de 2021, o que compara com 1,0 milhão de hóspedes e 2,6 milhões de dormidas em julho de 2020.

Os níveis atingidos em julho de 2021 foram, no entanto, inferiores aos observados em julho de 2019, tendo diminuído o número de hóspedes e de dormidas 42,5% e 45,0%, respetivamente.

Em julho, destacaram-se os crescimentos expressivos das dormidas de residentes, face ao mesmo mês de 2019, na Região Autónoma da Madeira (+60,2%), na Região Autónoma dos Açores (+26,3%), no Algarve (+19,3%) e no Alentejo (+13,1%), enquanto nas restantes regiões se registaram decréscimos.

No mês de julho, os proveitos registados nos estabelecimentos de alojamento turístico atingiram 296,9 milhões de euros no total e 223,4 milhões de euros relativamente a aposento. Comparando com julho de 2019, os proveitos totais diminuíram 44,5% e os relativos a aposento decresceram 46,7%. Saiba mais aqui

 

IVAucher: Sessão de Esclarecimento

É já na próxima 5ª feira dia 16 de setembro que AHRESP e Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais se juntam numa nova sessão de esclarecimento sobre o programa IVAucher, em formato webinar, entre as 16h e as 17h00. No evento participa ainda a Saltpay.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição – INSCREVA-SE AQUI

Recordamos que o período de utilização do saldo acumulado pelos consumidores irá decorrer entre 1 de outubro e 31 de dezembro, e apenas pode ser utilizado nos estabelecimentos aderentes.

 

Ações Clean & Safe em setembro

O ​Turismo de Portugal prossegue com novas ações de formação online sobre o Selo “Clean & Safe”. Certificadas e de inscrição gratuita, as ações de formação têm uma duração total de 2​h30.​

No final da formação, pretende-se que os participantes tenham delineado um esboço do p​rotocolo i​nterno de atuação relativo ao surto de COVID-19, adaptado ​à sua organização.

​A​ções​ de formação CLEAN & SAFE​ em setembro​ 2021​: 

  • 27 de setembro: Agentes de Animação Turística
  • 30 de setembro: Alojamento Local
  • 28 de setembro: Empreendimentos Turísticos
  • 29 de setembro: Empresas de Congressos e Eventos
  • 28 de setembro: Estabelecimentos de Restauração e Bebidas​​​

Para mais informações, clique aqui

 

Transporte aéreo de passageiros na União Europeia inicia recuperação

Para evitar a propagação da pandemia COVID-19, a maioria dos países europeus adotou uma série de medidas restritivas desde o início de 2020, as quais representaram um duro golpe para a indústria de transporte aéreo.

Porém, os dados mais recentes sobre os voos comerciais mostram sinais de recuperação. De acordo com o Eurostat, em agosto de 2021, o número de voos comerciais na União Europeia aumentou 48% em comparação com agosto de 2020.

Contudo, este número permanece bastante abaixo dos níveis pré-pandémicos (-31% em comparação com agosto de 2019). Saiba mais aqui 

 

Atlantic Compost vence Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition

Com o propósito de combater o desperdício alimentar através da transformação e valorização dos resíduos orgânicos na restauração, o projeto Atlantic Compost foi o grande vencedor da segunda edição do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition, competição promovida pelo Fórum Turismo e o Super Bock Group, com o apoio do Turismo de Portugal.

A distribuição pelos restaurantes de recipientes destinados à compostagem dos resíduos alimentares, transformando-os posteriormente em adubo de qualidade, foi a ideia proposta pela equipa composta por dois jovens, das áreas da Gestão e Turismo e do Direito.

O Atlantic Compost prevê ainda a formação de empresários e trabalhadores da restauração. Esta edição do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition recebeu, numa primeira fase, mais de 200 participações centradas na procura de oportunidades para introduzir boas práticas nas áreas da Restauração e Hotelaria.

Do desperdício alimentar e reciclagem à digitalização e à responsabilidade social, as melhores ideias foram pré-selecionadas e transformadas em 69 projetos de equipa a concurso.

Medidas ahresp

Apoio financeiro para reabertura da Animação Noturna

A AHRESP defende a disponibilização de uma linha de apoio financeiro específica para a animação noturna (bares e discotecas), de modo a que esta relevante componente da nossa oferta turística possa reabrir com a qualidade do serviço que sempre teve.

Uma vez que estas atividades ainda se encontram encerradas por decreto legal, a requalificação dos seus espaços e equipamentos será uma necessidade absoluta, o que implica investimentos significativos para a tão esperada reabertura.

É assim da maior importância a disponibilização deste apoio financeiro, pois estas empresas estão com faturação zero há mais de ano e meio.

 

O papel fundamental das Autarquias

Começou hoje a campanha para as eleições autárquicas. As autarquias têm tido um papel fundamental na definição e implementação de políticas económicas e turísticas e, durante a pandemia, no apoio às empresas, empresários e trabalhadores dos setores da restauração e similares e do alojamento turístico.

Ao longo do último ano, a AHRESP promoveu dezenas de reuniões com as autarquias nacionais, com o objetivo de as sensibilizar para a adoção de medidas de apoio, e realizou também vários webinars e sessões de esclarecimento em parceria com câmaras municipais.

No seguimento destes encontros, várias autarquias disponibilizaram apoios às empresas dos nossos setores. A gestão próxima das populações, que é garantida pelas câmaras municipais e juntas de freguesias tem um papel não apenas importante, mas verdadeiramente fulcral na vida das empresas, empresários, empreendedores e seus trabalhadores.

A todos, a AHRESP deseja uma campanha democrática sem nunca esquecerem as nossas empresas, verdadeiramente importantes e essenciais  para o desenvolvimento das cidades.

 

Urgente criação de mecanismos na contratação de profissionais

A dificuldade no recrutamento de profissionais para os nossos setores mantém-se como um dos obstáculos que pode pôr em risco a recuperação do turismo e da economia nacional.

Embora esta dificuldade já tivesse começado a sentir-se antes da crise pandémica, a inatividade das empresas turísticas ao longo do último ano e meio deslocou trabalhadores para outras atividades económicas, agudizando o problema.

Dados do mais recente inquérito realizado pela AHRESP indicam que 84% das empresas de restauração e similares e 57% das empresas de alojamento turístico sentiram dificuldades na contratação de novos colaboradores este ano.

Perante este constrangimento, e uma vez que as pessoas são o ativo mais importante em qualquer atividade, em particular no turismo, é urgente a criação de mecanismos que apoiem e facilitem a contratação e qualificação de recursos humanos.