Boletim Diário AHRESP (BDA 364) – 07.09.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Passageiros da Ilha de São Miguel deixam de estar obrigados à realização de testes nas viagens interilhas

Atendendo à diminuição da incidência de casos e do nível de risco, os passageiros que embarquem na Ilha de São Miguel para outras ilhas do Arquipélago dos Açores deixaram de estar obrigados à realização de testes de despiste à COVID-19.

Nesta sequência, e tendo a Ilha de São Miguel reduzido o nível de risco para baixo risco, além da dispensa da realização de teste nas viagens interilhas, estão os restaurantes e cafés desta ilha limitados a um número máximo de oito pessoas por mesa, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar, respeitando uma lotação máxima de três quartos da capacidade do estabelecimento em causa.

Saiba aqui quais as medidas em vigor na Região Autónoma dos Açores. 

 

Novas ações de formação financeira

Estão abertas as inscrições para as novas ações de formação na área da literacia financeira agendadas para o mês de setembro.

Estas ações são organizadas anualmente pela Academia de PME do IAPMEI e pelo Turismo de Portugal com o objetivo de promover a literacia financeira junto de empreendedores, empresários e gestores de microempresas e PME.

A primeira ação será já no próximo dia 15 de setembro e pretende ajudar os empresários a identificar os seguros obrigatórios que as empresas devem ter para acautelar o seu património financeiro.

A participação nestas ações é gratuita, mas sujeita a inscrição. Saiba mais aqui

 

Novos conceitos híbridos no turismo

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) chama a atenção para uma nova tendência no setor do alojamento turístico: a hibridização turística, que se traduz em novas práticas que tentam combinar características, necessidades e exigências entre dois segmentos de mercado.

Segundo a CTP, esta hibridização está a multiplicar-se e a reformular a oferta do setor, dando exemplos como: Glamping (Campismo de Luxo – envolve alojamento e instalações mais luxuosas do que as associadas ao campismo tradicional), Bleisure (Negócios e Lazer – prática de combinar viagens de negócios e viagens de lazer numa só viagem) e Workation (Férias em Trabalho – uma combinação de trabalho e férias; fazer uma viagem enquanto se continua a trabalhar online) ou Staycation (estada + férias, com a motivação direcionada para revisitar os destinos locais).

A CTP defende que o setor hoteleiro precisa de repensar os modelos, diversificar e afastar-se de uma simples oferta de alojamento, construindo novos conceitos e renovando constantemente a oferta turística, em ações verdadeiramente benéficas para os habitantes, os residentes e os destinos. Saiba mais aqui

 

IVAucher: Sessão de Esclarecimento

No âmbito do novo diploma que procede à adaptação do programa IVAucher, aprovado no conselho de Ministros do passado dia 2 de setembro, o processo de adesão das empresas foi simplificado, passando a ser mais fácil e universal.

Assim, e por forma a melhor esclarecer as nossas empresas, a AHRESP e a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais vão realizar uma nova sessão de esclarecimento, em formato webinar, que irá decorrer no próximo dia 16 de setembro, entre as 16h00 e as 17h00.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição – CLIQUE AQUI

Recordamos que o período de utilização do saldo acumulado pelos consumidores irá decorrer entre 1 de outubro e 31 de dezembro, e apenas pode ser utilizado nos estabelecimentos aderentes.

Medidas ahresp

Programa de apoio aos bares e discotecas da cidade do Porto

Desde o início da pandemia, a AHRESP tem trabalhado de perto com a Câmara Municipal do Porto e, em diversas ocasiões, teve oportunidade de expor a situação dramática que enfrentam as empresas por nós representadas, em particular o subsetor da animação noturna, apelando à autarquia que disponibilizasse medidas de incentivo financeiro direto para apoiar os empresários locais.

Nessa sequência, a Câmara Municipal do Porto acaba de anunciar o lançamento de um programa de apoio aos bares e discotecas da cidade, denominado ‘Luz para a noite do Porto’.

O programa é dirigido aos espaços sediados no concelho, encerrados desde março de 2020, por imposição legal em virtude da pandemia, e a sua vigência prolonga-se até 31 de dezembro, prevendo um apoio máximo de 50 mil euros para cada estabelecimento.

Os estabelecimentos que pretendam candidatar-se a este apoio municipal devem ter CAE de bar e/ou discoteca e situação regularizada na Segurança Social, nas Finanças e junto da Câmara do Porto.

Além disso, antes da pandemia, deviam ter um plano de atividades nas áreas da música gravada ou ao vivo, de dança ou poesia, entre outras artes, e apresentar uma proposta de programação cultural a ser desenvolvida até 31 de dezembro. Saiba mais aqui

 

Portugal perto de atingir 85% da população com vacinação completa

O Vice-almirante e coordenador da task force, Gouveia e Melo, admitiu que Portugal poderá atingir o patamar dos 85% da população vacinada entre a terceira e quarta semana do mês de setembro.

Recordamos que o Governo aprovou um plano para o levantamento gradual das medidas de combate à pandemia, tendo por base a evolução da vacinação em Portugal.

Nesta sequência, e encontrando-se o País mais perto da meta dos 85% da população com a vacinação completa, que corresponde à terceira fase do levantamento de medidas, a AHRESP apela uma vez mais para se antecipar a reabertura de setores encerrados por decreto há mais de um ano e meio, assim como para o levantamento de restrições aos setores por nós representados.