Boletim Diário AHRESP (BDA 361) – 02.09.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Serviços da Segurança Social retomam atendimento sem marcação prévia

A partir de dia 1 de setembro passou a ser possível dirigir-se à Rede de Atendimento da Segurança Social, incluindo os serviços integrados nas Lojas de Cidadão, sem marcação prévia. Os cidadãos podem ser atendidos sem marcação prévia para tesouraria, entrega de documentos e pedido de declarações.

Apesar disso, o atendimento por marcação mantém-se e, inclusive, será privilegiado. O atendimento sem marcação prévia está sujeito ao número de senhas disponíveis diariamente, limitado pelas marcações existentes. Saiba mais aqui

 

Taxa de juro dos novos empréstimos regista subida em julho

De acordo com o Banco de Portugal, em julho, os bancos concederam 2668 milhões de euros de novos empréstimos a empresas, dos quais 1465 milhões de euros corresponderam a empréstimos de montante igual ou inferior a 1 milhão de euros.

A taxa de juro média dos novos empréstimos a empresas manteve-se em níveis historicamente baixos: 2,03% em julho, valor que fica, no entanto, acima do registado em junho de 2021 (1,98%) e em julho do ano passado (2,00%). A taxa de juro dos novos empréstimos de montante inferior ou igual a 1 milhão de euros subiu para 2,25%. Saiba mais aqui

 

Tráfego aéreo de passageiros aumenta em julho, mas muito abaixo dos níveis pré-COVID

A International Air Transport Association (IATA) anunciou que a procura de viagens internacionais e domésticas registou um aumento significativo em julho de 2021, em comparação com junho.

Ainda assim, a procura permaneceu muito abaixo dos níveis pré-pandemia. As extensas restrições às viagens impostas pelos governos continuam a atrasar a recuperação nos mercados internacionais. Os resultados de julho refletem o entusiasmo das pessoas em voltar a viajar durante o verão.

O tráfego doméstico voltou a 85% dos níveis anteriores à crise, mas a procura internacional só recuperou pouco mais de um quarto dos volumes de 2019. Para o diretor-geral da IATA, Willie Walsh, “o problema são as medidas de controlo nas fronteiras. As decisões dos governos não estão a ser orientadas por dados, particularmente no que diz respeito à eficácia das vacinas”. Walsh defende ainda que os viajantes vacinados não devem enfrentar restrições às viagens internacionais, que estão dependentes dos governos restaurarem a liberdade de viajar. Saiba mais aqui

 

Agência Europeia do Medicamento afasta terceira dose de vacina para a generalidade da população

Na sequência do que já foi referido pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças, também a Agência Europeia do Medicamento afasta, para já, a necessidade “urgente” de administração de uma terceira dose de vacina à generalidade da população.

Não obstante, defende este organismo que uma dose extra de vacinas deverá ser considerada para as pessoas com sistema imunitário gravemente enfraquecido, bem como considera a possibilidade de tal situação ocorrer para pessoas idosas mais frágeis, como medida de precaução. Saiba mais aqui

 

Pandemia pode atingir impacto de 40 mil milhões de euros na dívida

Em entrevista à RTP3, o ministro das Finanças afirmou que a crise teve um impacto muito forte na dívida, sobretudo na dívida do Estado, estimando que o valor atinja entre 35 mil milhões a 40 mil milhões de euros até 2021. João Leão ressalvou que, em 2020, a dívida pública atingiu os 133% do PIB, prevendo que seja reduzida para 128% do PIB em 2021 e para 123% em 2022.

O ministro das Finanças reconhece que também o setor privado foi fortemente impactado pela dívida, com cerca de 4 mil milhões de euros de dívida adicional para as famílias e mil milhões de euros para as empresas. Porém, as perspetivas de João Leão para os próximos anos são positivas: espera que a economia portuguesa cresça 9% no conjunto dos anos 2021 e 2022 – 4% este ano e 5% no próximo. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

AHRESP apela ao reconhecimento de certificados de vacinação de países fora da União Europeia 

Tal como a AHRESP tem vindo a apelar, também a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considera urgente que os certificados de vacinação de cidadãos fora da União Europeia sejam reconhecidos em Portugal.

A AHRESP acompanha a CTP, que entende ser de todo incompreensível que o País continue a ser muito mais restritivo do que outros países nesta matéria, com nefastas consequências para o Turismo, pelo que se apela a uma rápida revisão das regras e ao reconhecimento dos certificados digitais de vacinação destes países. 

 

AHRESP pede urgência na implementação dos Programas “Retomar” e “Reforçar” que são fundamentais no fim das moratórias

Na ausência de autorização europeia para a prorrogação das moratórias bancárias, o seu término está previsto para o próximo dia 30 de setembro, pelo que é muito importante que as empresas possam planear antecipadamente a melhor forma de gerir o regresso das suas obrigações financeiras, para evitar incumprimentos.

Por esse motivo, a AHRESP apela para que os novos mecanismos de capitalização anunciados pelo Governo no passado mês de julho, com o objetivo de ajudar a enfrentar o fim das moratórias, sejam rapidamente operacionalizados e disponibilizados às nossas empresas.

Entre as medidas previstas, destaca-se o programa “Retomar”, que pretende apoiar as empresas na negociação com os bancos para a reestruturação dos seus créditos, através da concessão de garantia pública sobre 25% da dívida em moratória, assegurando que as empresas possam beneficiar de alguma carência de capital adicional, bem como de uma extensão de maturidade. Outra das medidas anunciadas é o programa “Reforçar”, que visa reduzir o endividamento das micro e pequenas empresas, através da amortização de dívida com garantia pública COVID-19 contraída desde o início da pandemia.