Boletim Diário AHRESP (BDA 345) – 11.08.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Campanhas de phishing contra o setor do turismo

O Turismo de Portugal alerta que o setor do alojamento turístico e da restauração tem sido alvo de campanhas de phishing (crime cibernético através de fraude, truque ou engano que tem como objetivo manipular as pessoas e obter informações confidenciais), em especial durante o final do mês de julho.

Estas campanhas podem comprometer as infraestruturas e redes informáticas das vítimas, designadamente com estirpes de malware. Existem muitos tipos de malware, ou seja, software malicioso, como vírus, cavalos de Tróia, entre outros, dedicados à recolha encoberta de dados bancários e de cartões de pagamento da vítima e dos seus clientes.

São vários os métodos usados para legitimar estes ataques e aumentar a credibilidade das mensagens, destacando-se os seguintes:

• apresentarem-se como operadores turísticos fictícios interessados em formalizar reservas para um grupo numeroso de clientes;

• apresentarem-se como hóspedes fictícios interessados em formalizar reservas individuais;

• apresentarem-se como hóspedes fictícios que partilham, a priori, uma cópia do certificado de vacinação ou de teste negativo COVID-19;

• apresentarem-se como novos operadores turísticos locais ou nacionais em busca de parcerias.

Por norma, estas mensagens são acompanhadas por um anexo (ficheiro Microsoft Office PDF, JPEG ou comprimido em 7-Zip), que contém o malware encoberto e cuja abertura pela vítima desencadeia o processo que vai comprometer todo o equipamento e rede informática associada.

 

Guia online 2021 sobre o Turismo e Lazer em tempos de Pandemia

A DECO lançou o Guia Online 2021 sobre o Turismo e Lazer em tempos de Pandemia, em versão portuguesa e inglesa.

Esta publicação fornece informações sobre diferentes áreas: Certificado Digital Covid-19 da UE; Transporte Aéreo; Alojamento Local; Reservas em Hotéis, Parques de Campismo e Caravanismo; Praias e Piscinas; Restauração; IVAucher; Espetáculos e Festivais; Cinemas, Teatros e Ginásios.

Para aceder ao Guia em versão em português e em inglês:

 

Bancos poderão vir a disponibilizar terminais para o IVAucher

Segundo notícias veiculadas pela imprensa, os principais bancos a operar em Portugal estarão a preparar-se para disponibilizar os seus terminais automáticos para os pagamentos através do IVAucher.

A entrada em cena das entidades financeiras vem assim alargar a rede de terminais de pagamento que, até agora, estava limitada aos terminais disponibilizados pela SaltPay, a empresa que operacionaliza o programa.

Assim que houver informação oficial sobre esta novidade, informaremos de imediato os nossos Associados.

 

Atualização de dados no Registo Nacional de Utentes

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já podem atualizar os seus dados no Registo Nacional de Utentes através da área pessoal do Portal do SNS 24. A atualização de dados facilita a emissão do Certificado Digital Covid, que pode ser obtido através da aplicação móvel SNS 24 ou do Portal SNS 24.

Deste modo, de uma forma simples, cómoda e rápida, é possível atualizar os dados, nomeadamente os contactos necessários para a obtenção dos certificados. Esta atualização pode, ainda, ser feita numa unidade de saúde ou num dos 65 balcões do SNS 24 existentes no país.

Para renovar o certificado de vacinação (que tem uma validade de 180 dias), basta  pedir um novo através da aplicação móvel SNS 24 ou do portal SNS 24. Para mais  informações, clique aqui

 

Vacinação de adolescentes entre 12 e 15 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou ontem a recomendação da vacinação de todos os adolescentes entre 12 e 15 anos.

Esta recomendação, que surge na sequência da análise dos dados de vacinação nestas faixas etárias, nos EUA e na UE, tem um caráter universal, pelo que as vacinas estarão disponíveis para os adolescentes, acompanhado(s) pelo(s) pai(s)/tutor legal, sem necessidade de indicação médica.  Saiba mais aqui

 

Casa Aberta disponível para maiores de 18 anos

A vacinação contra a Covid-19 na modalidade «Casa Aberta» passou hoje a estar disponível para pessoas a partir dos 18 anos. A informação foi avançada pela task force que coordena o processo de vacinação, na sequência da decisão da DGS de avançar para a vacinação universal de jovens entre 12 e 15 anos.

Esta modalidade está disponível para a vacinação de primeiras doses para utentes que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses, com idade igual ou superior a 18 anos. Na segunda-feira, dia 9 de agosto, ficou também disponível um novo sistema de senhas digitais na maioria dos centros de vacinação existentes em Portugal, que permite aos utentes evitar filas de espera. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Canal HORECA perde 32.400 postos de trabalho no 2º trimestre de 2021

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o alojamento, restauração e similares registaram um total de 246.400 postos de trabalho no final do 2º trimestre de 2021, o que representa uma redução homóloga de 11,6% face ao 2º trimestre de 2020, ou seja, uma perda de 32.400 postos de trabalho.

Na restauração e similares a quebra foi de 9% (-18.600 postos de trabalho) e no alojamento de -19,1% (-13.800 postos de trabalho). Considerando que a comparação é com um trimestre fortemente afetado pela pandemia (2º trimestre de 2020), esta perda de mais de 32 mil postos de trabalho é bastante expressiva. As perdas consecutivas de emprego desde o início da pandemia exigem uma resposta efetiva para a proteção dos milhares de postos de trabalho das nossas atividades económicas.

A AHRESP apela, uma vez mais, para a urgente implementação do Plano “Enfrentar a Pandemia | Garantir a Sobrevivência”, que reúne 10 medidas essenciais na área do Consumo, Liquidez, Financiamentos, Fiscalidade, Emprego e Qualificação.

Para ver os dados do INE, clique aqui

 

Baixa do IVA susteria aumento do desemprego

De acordo com dados oficiais hoje divulgados pelo INE, no segundo trimestre de 2021, o Canal HORECA perdeu 32.400 postos de trabalho face ao período homólogo de 2020, quando a crise já se fazia sentir intensamente nos nossos setores.

Para estancar esta contínua perda de emprego, e face ao impacto dramático que a pandemia COVID- 19 tem tido nos setores representados pela AHRESP – Restauração e Similares e Alojamento Turístico – a associação tem vindo a propor desde o início da crise a aplicação temporária da taxa reduzida do IVA nos serviços de alimentação e bebidas. Esta medida permitiria reforçar direta e universalmente a tesouraria das empresas e revitalizar uma das atividades económicas mais penalizadas pela situação pandémica.

Para ver os dados do INE, clique aqui