Boletim Diário AHRESP (BDA 290) – 24.05.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Passageiros dos Países Baixos e Croácia já não têm de cumprir isolamento profilático

O Governo retirou os Países Baixos e a Croácia da lista de países cujos passageiros deverão cumprir isolamento profilático à chegada a Portugal Continental. Tendo os Países Baixos e a Croácia uma taxa de incidência de Covid-19 já inferior a 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, os passageiros dos voos originários destes dois países deixaram, desde sábado, de ter de cumprir o período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.

Já os passageiros de voos originários da África do Sul, Brasil, Índia, Chipre, Lituânia e Suécia, todos com uma taxa de incidência igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, continuam a apenas poder realizar viagens essenciais e têm de cumprir, após a entrada em Portugal continental, o período de isolamento profilático. Mais informação aqui  

 

Como reagir a uma inspeção da ASAE?

Decorre no próximo dia 31 de maio o workshop “Como reagir a uma inspeção da ASAE?”. Este workshop, que decorre no âmbito do projeto Melhores Empresários, Melhores Negócios, financiado pelo POISE 2020 – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e promovido pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), é digital e acontece através da plataforma Zoom.

A participação é gratuita mas a inscrição obrigatória. Inscreva-se aqui

 

Abertura de candidaturas ao programa APOIAR.PT Açores – Custos Operacionais 2020

Estão abertas as candidaturas ao programa “APOIAR. PT Açores – Custos Operacionais 2020”, através do qual será concedida uma comparticipação, entre 30% a 50%, dos custos fixos das micro, pequenas e médias Empresas com sede na R. A. dos Açores, que registem quebras de faturação iguais ou superiores a 25%.

São elegíveis os gastos classificáveis na conta do Sistema Nacional de Contabilidade como Fornecimentos e Serviços Externos (conta 62), durante o ano de 2020. Quando as entidades beneficiárias não dispõem de contabilidade organizada, serão solicitados documentos comprovativos dos encargos incorridos no ano de 2020.

As candidaturas devem ser apresentadas no Balcão 2020, até 2 de agosto de 2021. Consulte o site AHRESP

 

Fórum Vê Portugal

No próximo dia 26 de maio decorre o VII Fórum “Vê Portugal”! A edição de 2021 do Fórum vai realizar-se no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, onde os participantes nacionais farão as suas intervenções. Os espetadores que se tenham inscrito acompanharão todas as sessões via streaming. O evento terá três painéis com temas particularmente atuais, em que intervirão especialistas nacionais e internacionais.

A AHRESP, através do 1º vice-presidente Carlos Moura, participará no painel Comercialização e Vendas, entre as 16h15 e as 17h30. Para participar neste grande evento nacional de turismo, consulte o programa completo e faça já a sua inscrição em www.veportugal.com.pt.

 

6.º Webinar de Turismo Industrial em Portugal

No dia 27 de maio decorre o 6.º Webinar de Turismo Industrial em Portugal, às 10h00, com transmissão em direto no Facebook.

A iniciativa insere-se no ciclo de webinars organizado pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que visa dar a conhecer a oferta de Turismo Industrial existente e potencial, partilhar experiências e know-how nacionais e internacionais que confirmem a pertinência e procura deste produto, assim como estimular o desenvolvimento de programas turísticos passíveis de promoção e venda junto de turistas nacionais e internacionais. Mais informação aqui

 

Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis em Portugal

O Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis em Portugal (ADHP) decorre entre os dias 27 e 29 de maio em Fátima. A abertura estará a cargo de Raúl Ribeiro Ferreira, Presidente da Direção da ADHP; Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo; Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo de Portugal; Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara de Ourém; Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro e Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima. Mais informações aqui

Medidas ahresp

Secretária de Estado do Turismo esclarece regras e funcionamento dos Bares e Restaurantes inseridos em Alojamento Turístico

No seguimento de algumas dúvidas que continuavam a persistir no setor do Alojamento Turístico sobre a aplicação da Resolução do Conselho de Ministros nº 45-C/2021, de 30 de Abril na sua redação atual, a AHRESP remeteu um conjunto de questões adicionais à Secretária de Estado do Turismo sobre as regras de funcionamento dos Bares e Restaurantes.

Para ter acesso ás questões e respetivas respostas, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Restaurantes/serviços de alimentação e bebidas, inseridos em alojamentos turísticos (nos concelhos de nível I), podem funcionar sem o limite horário das 22,30 horas, desde que, exclusivamente, para fornecimento de refeições aos seus hóspedes?

  • Sim. O serviço de refeições a hóspedes dos hotéis não se encontra sujeito ao horário da restauração, podendo funcionar sem o limite horário das 22,30 horas, desde que o estabelecimento hoteleiro se situe nos municípios de nível 1.

 

Bares inseridos em estabelecimentos de alojamento turístico podem operar nos concelhos de nível I, desde que para uso exclusivo dos hóspedes, e desde que sem espaço de dança? Em caso afirmativo, ou seja, podendo estes bares funcionar, podem servir bebidas alcoólicas após as 21 horas sem serem acompanhadas de refeição (uma vez que os bares não têm este serviço)?

  • Os bares inseridos em estabelecimentos de alojamento turístico podem operar nos concelhos de nível I, desde que para uso exclusivo dos hóspedes e sem espaço de dança, podendo servir bebidas alcoólicas depois das 21h00, desde que acompanhadas por refeição, conforme previsto no n.º 4 do artigo 17 da RCM n.º 45-C/2021, de 30 de abril, na redação dada pela RCM n.º 59-B/2021, de 14 de maio. No período após as 21:00 h e até às 06:00 h apenas é admitido o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de restauração e similares, quer no interior quer nas esplanadas, no âmbito do serviço de refeições.

Reabertura de Bares e Discotecas

Numa entrevista este fim-de-semana, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou ainda não ter respostas quanto a datas de reabertura de bares e discotecas, estando esse “trabalho em curso”.

A AHRESP reitera que devem ser estabelecidas, com urgência, medidas específicas para que os estabelecimentos de animação noturna possam reabrir sem colocar em causa a segurança e saúde dos seus clientes e colaboradores.

Reabrir com regras ajudaria a evitar a realização de festas e ajuntamentos não autorizados que podem estar a contribuir para a propagação da pandemia. Este setor, que foi forçado a encerrar há mais de um ano, continua sem ter quaisquer perspetivas de reabertura. Para ouvir a entrevista, clique aqui 

 

Regras básicas para turistas em cartaz

Lembrando que a situação pandémica ainda não terminou, recordamos que a AHRESP disponibilizou às empresas portuguesas dois cartazes, em português e em inglês, com as regras a cumprir no âmbito da pandemia Covid-19 nos estabelecimentos de restauração e alojamento, assim como nas praias e piscinas.

Informar os turistas que estão a chegar a Portugal sobre as regras que devem cumprir no nosso país é o principal objetivo desta ação.

O cartaz apresenta as regras básicas sanitárias aplicadas em Portugal, assim como informações úteis sobre horários. Descarregue os modelos no nosso site