Boletim Diário AHRESP (BDA 287) – 19.05.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Fronteiras abertas a viajantes vacinados

A IATA (International Air Transport Association) veio hoje aplaudir o crescente número de países a decidir abrir as suas fronteiras a viajantes vacinados. De acordo com os dados da IATA mais de 20 países levantaram restrições a quem já foi vacinado.

Entre estes países está a Alemanha. Nos casos em que a vacinação não é possível, e de forma a evitar as quarentenas, a estratégia deve passar pela testagem gratuita, defende esta associação internacional.

Segundo notícias publicadas em meios de comunicação social, mas ainda não confirmadas oficialmente, a União Europeia poderá estar a preparar-se para levantar restrições a quem já esteja vacinado. Saiba mais aqui | Notícia Jornal de Negócios

 

Instrumentos de recuperação de empresas

O IAPMEI divulgou um vídeo dedicado aos instrumentos legais de recuperação de empresas, com o propósito de dar a conhecer informação estruturada de apoio às PME com dificuldades em cumprirem as suas obrigações, mas que ainda reúnem condições de viabilidade.

Neste vídeo, o IAPMEI fornece um conjunto de indicações sobre procedimentos e mecanismos ao dispor de empresas em situação de dificuldade financeira, com vista à sua revitalização Veja aqui o vídeo

 

Redução de 84,4% no movimento de passageiros nos aeroportos nacionais no 1º trimestre

De acordo com o INE, no primeiro trimestre 2021 o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais diminuiu 84,4%, face ao período homólogo. Apenas em relação ao mês de março, registou-se o movimento de 436,3 mil passageiros aeroportos nacionais, representando um decréscimo homólogo de 78,1%.

Considerando os três aeroportos com maior tráfego anual de passageiros, Faro evidenciou o maior decréscimo entre janeiro e março de 2021 (-92,8%). França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguido pela Suíça. Saiba mais aqui

 

Menos dinheiro disponível para férias

O estudo Observador Cetelem concluiu que 86% dos portugueses admitem vir a passar férias em território nacional durante o verão de 2021. O orçamento disponível cai relativamente ao ano passado: 750 euros, uma descida de 160 euros face ao valor descrito no ano passado.

Aumentou também o número de pessoas que tenciona passar férias no estrangeiro, com 6% a dizer que planeiam ir para o estrangeiro.

Mais de metade dos inquiridos pelo estudo (53%) assume planear férias fora da sua residência principal. Em relação à marcação de férias, os portugueses estão, de acordo com o Barómetro, a recorrer mais a agências de viagens e arrendamento de casas (31% em 2021 face a 11% em 2020), assim como a hotéis (12% face a 2% no ano passado). Consulte aqui as principais conclusões do estudo

 

O Futuro da Alimentação

A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, em colaboração com a Deloitte, promove o evento online “Futuro da Alimentação – perspetivas, tendências, caminhos”, que decorre amanhã, 20 de maio, entre as 9h30 e as 11h00.

O evento conta com a visão, conhecimento e experiência de Randy Jagt, Partner de Consumer Business and Retail na Deloitte Holanda. Com vista a debater o tema nas perspetivas da nutrição e saúde, da produção agrícola, da indústria e do retalho, participam neste encontro digital a APED, a CAP, a FIPA e a Ordem dos Nutricionistas, no formato mesa-redonda.

Consulte o programa completo e faça a sua inscrição (gratuita) aqui.

 

Lazer e animação recreativa, desportiva e cultural (Horários)

As atividades de lazer e animação de natureza recreativa, desportiva e cultural podem funcionar até às 22h30, de acordo com um esclarecimento do Governo. Desde que realizadas nos municípios de nível 1, devem praticar os horários definidos no n.º5 do artigo 15.º da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º45-C/2021, de 30 de abril, na redação que lhe foi dada pela RCM n.º59-B/2021, de 14 de maio, ou seja, funcionar até às 22h30.

Ao serem equiparados a prestadores de serviços com área inferior a 200 m2, os operadores marítimo-turísticos tinham de encerrar às 21h00 durante a semana e 19h00 ao fim de semana, o que causava vários constrangimentos, já que é neste período que este tipo de atividades tem maior procura (ex. pôr do sol e fins de semana)

Medidas ahresp

Regras básicas para turistas em cartaz

Lembrando que a situação pandémica ainda não terminou, a AHRESP disponibiliza às empresas portuguesas dois cartazes em português e em inglês com as regras a cumprir no âmbito da pandemia Covid-19 nos estabelecimentos de restauração e alojamento, assim como nas praias e piscinas.

Informar os turistas que estão a chegar a Portugal sobre as regras que devem cumprir no nosso país é o principal objetivo desta ação.

O cartaz apresenta as regras básicas sanitárias aplicadas em Portugal, assim como informações úteis sobre horários.

Os modelos estarão disponíveis amanhã no nosso site. Fique atento.