Boletim Diário AHRESP (BDA 266) – 20.04.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Setores do Alojamento e da restauração e similares responsáveis por 13,5% do total de desempregados inscritos no IEFP

De acordo com o IEFP, em março de 2021, o aumento no total de desempregados registou maior expressão no setor dos Serviços, especialmente nas atividades de Alojamento, Restauração e Similares, onde foi registada uma subida de 17.559 desempregados (+53,6%), comparativamente a março de 2020. A atividade de Alojamento, Restauração e Similares conta já com 50.321 desempregados inscritos no IEFP (13,5% do total), o segundo setor de atividade com maior número de desempregados em Portugal continental.

A nível nacional, o total de desempregados registados nos Serviços de Emprego no mês de março de 2021 situou-se nos 432.851, um aumento de 89.090 indivíduos (+25,9%) relativamente ao mês homólogo. A nível regional, o aumento homólogo mais pronunciado deu-se na região do Algarve (+54,6%), seguido da região de Lisboa e Vale do Tejo (+40,7%). Saiba mais aqui

 

Diferimento da devolução de prestações relativas a Sistema de Incentivos ao Turismo na Região Autónoma dos Açores

O Decreto Legislativo Regional n.º 11/2021/A vem possibilitar que o pagamento das prestações relativas a incentivos reembolsáveis concedidos ao abrigo do Sistema de Incentivos ao Turismo na Região Autónoma dos Açores (SITRAA) possa ser diferida por um período de 18 meses, sendo o plano de pagamento estendido por igual período. Decreto Legislativo Regional n.º 11/2021/A – DRE

 

Sumol+Compal lança programa de apoio ao canal Horeca

A Sumol+Compal pretende apoiar os seus clientes no enorme esforço de retomar a sua atividade comercial e relança o “Portas Abertas”, um programa desenhado para apoiar a reabertura do canal HORECA com iniciativas concretas e adaptadas a cada um dos seus clientes, que visam a injeção de liquidez e a geração de tráfego para os pontos de venda.

No total, a Sumol+Compal apoia o Horeca Tradicional com a oferta de 1,5 milhões de embalagens. Saiba mais aqui

 

Selo distintivo “Produção Sustentável, Consumo Responsável”

 Está disponível o requerimento de utilização do Selo distintivo “Produção sustentável, Consumo Responsável”, um selo criado pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) destinado a todas as entidades públicas ou privadas que, no âmbito da sua atividade, promovem ativamente ações no âmbito da Prevenção, Redução ou Medição do desperdício.

Quando o selo for atribuído, poderá ser afixado nos estabelecimentos ou integrado em material de comunicação, em observância das regras constantes do Manual de Normas de uso do selo. A CNCDA foi criada com a missão de promover a redução do desperdício alimentar, através da elaboração de uma Estratégia Nacional e de um Plano de Ação do Combate ao Desperdício Alimentar, com o apoio do seu Conselho Consultivo, do qual a AHRESP faz parte. Saiba mais aqui

 

Madeira, Açores e Algarve são zonas de risco para a Alemanha

As regiões Norte, Centro, Grande Lisboa e Alentejo passaram a ser consideradas pela República Federal da Alemanha como “livres de risco”. No entanto, as regiões da Madeira, Açores e Algarve estão classificadas pelas autoridades alemãs na categoria considerada “de risco”. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Urgente reforço dos apoios a fundo perdido

Independentemente da reabertura progressiva da atividade económica em Portugal, as empresas da restauração e similares continuam com fortes restrições legais ao seu funcionamento quer do ponto de vista da capacidade, quer do ponto de vista dos horários.

Por outro lado, a animação noturna (bares e discotecas) encontra-se completamente encerrada por decreto legal há mais de um ano e o alojamento turístico continua com ausência de procura.

Face a todos estes constrangimentos, a AHRESP defende que os apoios a fundo perdido sejam urgentemente reforçados, por forma a garantir a sustentabilidade dos negócios e a manutenção dos milhares de postos de trabalho que dependem direta e indiretamente das nossas empresas.

 

Reativar do Programa “APOIAR Restauração”

Com a reabertura mais generalizada do setor da restauração e similares desde a passada segunda-feira, dia 19 de abril, serão mantidas as restrições ao horário de funcionamento dos estabelecimentos, forçados a encerrar às 13 horas aos fins-de-semana e feriados.

Nesse sentido, a AHRESP defende que a medida “APOIAR Restauração” seja reativada, para que as empresas possam receber a devida compensação por esta grave limitação ao funcionamento.

Para muitos estabelecimentos, estes são os dias de maior faturação.