Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Depois da reunião de Conselho de Ministros, o Governo anunciou hoje que a partir do dia 19 de abril, uma nova fase de desconfinamento irá avançar. Segundo as informações hoje apresentadas na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, existem três níveis a partir deste período:
A AHRESP aguarda a publicação do diploma que irá regulamentar esta nova fase, informando de forma imediata os seus associados.
Por agora, poderá encontrar informação oficial sobre a situação do seu concelho aqui:
Consulte o aqui o Comunicado de Conselho de Ministros
Não perca a edição 21 do Manual de Negócios AHRESP, disponível hoje ao final do dia no site da AHRESP, onde está toda a informação de que precisa para gerir o seu negócio: as novas regras anunciadas, os apoios atualmente disponíveis, as boas práticas que o seu estabelecimento tem de seguir, as perguntas e respostas mais frequentes, a entrevista a Luís Ferreira, da Birds & Trees, parceiro da AHRESP no projeto Hotel 4.0, entre muitos outros temas.
Saiba ainda por onde andaram as equipas da AHRESP no âmbito da campanha “Informar para Cumprir”. Consulte aqui o MNAHRESP#21
Segundo os mais recentes dados do INE, em fevereiro de 2021, os proveitos dos estabelecimentos de alojamento turístico caíram -90,5%.
O alojamento turístico registou 208,2 mil hóspedes e 472,9 mil dormidas, o que corresponde a diminuições de -86,9% e -87,7% respetivamente.
Desde o início da pandemia, fevereiro foi o terceiro mês com maior redução do número de dormidas, tendo sido apenas ultrapassado por abril e maio de 2020. O concelho de Lisboa foi o que apresentou maior redução do número de dormidas no primeiro ano de pandemia.
O mercado britânico deixou de ser o principal mercado emissor, posição que passou a ser ocupada pelo mercado espanhol. As dormidas de residentes predominaram, representando 59,9% do total.
Para ter acesso ao documento AHRESP, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.
Depois volte a entrar nesta página.
No dia 27 de abril pelas 15h30 decorre o primeiro evento aberto ao público do programa de aceleração digital Hotel 4.0, o webinar Hotel 4.0 Talks.
No âmbito do projeto Hotel 4.0, que conta com o jornal Publituris como Media Partner, decorreram já duas sessões de Think Tank onde se juntaram vários especialistas para discutir o futuro da transformação digital da hotelaria, especialmente depois de uma aceleração “forçada” pela pandemia.
O evento de dia 27 de abril decorre através da plataforma Zoom e é de acesso livre mas com lugares limitados, pelo que se sugere que reserve já o seu lugar!
Para consulta integral do programa e inscrição clique aqui
No mês de abril, a Academia AHRESP disponibiliza duas sessões para empresários da Restauração e Similares e Alojamento Turístico.
No âmbito do projeto “Melhores Empresários Melhores Negócios”, em parceria com a Confederação de Turismo de Portugal (CTP), a AHRESP promove a sessão Fiscalidade no Alojamento Local, no dia 20 de abril pelas 15h – clique aqui para se inscrever
Em parceria com a ViniPortugal, decorre uma formação à distância sobre serviço de vinhos. Esta formação, de iniciação, decorre no dia 21 de abril – clique aqui para se inscrever
Nos Açores, na ilha de São Miguel passaram a nível de Alto Risco todos os concelhos da ilha, vigorando a partir das 00h00 de sexta-feira, dia 16 de abril, as medidas previstas para este nível de risco e outras de exceção, designadamente:
Mais informações podem ser obtidas online em: https://covid19.azores.gov.pt/ e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde: https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores
Abriram as candidaturas ao programa ADAPTAR II, para as empresas localizadas na região Autónoma dos Açores.
Este é um apoio financeiro à adaptação das empresas ao contexto da COVID-19, que visem cumprir as condições indicadas pelas autoridades nacionais e regionais.
São elegíveis as despesas incorridas desde 1 de outubro de 2020, compreendidas entre 500 e 5 mil euros. Podem voltar a candidatar-se as empresas que já beneficiaram do programa ADAPTAR anterior.
As candidaturas devem ser efetuadas no Balcão 2020, até 30 de junho de 2021. Consulte aqui o Aviso AÇORES-B9-2021-07
Nos dias 20 e 21 de abril decorre, em Lisboa, a Smart Mobility Summit.
Esta Cimeira tem como tema de base a mobilidade que sustenta uma série de aplicações e iniciativas emergentes. É a última etapa de uma jornada que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de serviços e produtos inovadores e que estes cheguem aos seus destinatários.
A Cimeira da Mobilidade Inteligente promove e revela as soluções de mobilidade aplicáveis a diferentes situações. É uma oportunidade de dar a conhecer as melhores práticas atuais aos utilizadores, tendo como foco o que está a impulsionar a nossa indústria.
A conferência prevê a realização de apresentações de todo o setor, com o objetivo de explorar e representar a vanguarda das tecnologias Smart Cities & Mobility. Saiba mais aqui
Na Restauração e Alojamento o drama agudiza-se no mês de março
O inquérito revelado ontem pela AHRESP mostra um cenário desolador entre as empresas do alojamento turístico e da restauração e similares, com metade das empresas inquiridas a revelar quebras acima dos 90% na faturação no mês de março.
Ao nível das insolvências, 29% das empresas da restauração e similares manifestam ter intenção de avançar nesse sentido e 17% no alojamento turístico.
No que diz respeito aos despedimentos 43% das empresas de restauração e similares, bem como 28% no alojamento turístico já efetuaram despedimentos. Também os dados do INE confirmam a situação drástica, com os proveitos do turismo a cair 90% nesse mesmo mês.
Uma vez mais, a AHRESP reitera a necessidade de disponibilização e robustecimento dos apoios às empresas, assim como de disponibilização de incentivos ao consumo. Consulte aqui os resultados
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou ontem que a testagem gratuita à Covid-19 é alargada a todos os moradores da cidade de Lisboa, a partir de 15 de abril. O Plano Municipal de Testagem deixa assim de estar limitado aos moradores das freguesias com mais de 120 casos por 100 mil habitantes e a cidadãos maiores de 16 anos.
O alargamento do número de testes, efetuados de forma massiva e universal na cidade, é uma medida central de prevenção da propagação do vírus e na promoção da saúde pública.
A AHRESP tem estado em conversações com a CML no sentido de encontrar um sistema de testagem universal dos profissionais das nossas empresas. Saiba mais aqui