Boletim Diário AHRESP (BDA 236) – 08.03.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Regras específicas para voos com origem no Reino Unido e Brasil

Os passageiros de voos com origem inicial no Reino Unido ou no Brasil e que apenas tenham feito escala ou transitado em aeroportos de países cujo tráfego aéreo com Portugal continental está autorizado, estão, desde o dia 7 de março e pelo menos até ao dia 16 de março, obrigados a apresentar um teste negativo à Covid-19 (realizados nas 72h anteriores ao momento do embarque) e a cumprir um período de 14 dias de isolamento profilático à chegada território continental. Saiba mais aqui

 

ETC desenvolve guia para desenvolver turismo mais sustentável

A European Travel Commission (ETC), que representa 32 organizações europeias de turismo e é atualmente liderada por Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, publicou o novo guia ‘Sustainable Tourism Implementation: Framework and Toolkit’, um guia para que os destinos europeus prossigam a viagem da transformação sustentável dos seus destinos.

O manual apresenta sete passos principais, que se desdobram em vários conselhos práticos. E refere ainda os vários benefícios de adotar práticas sustentáveis no turismo, entre as quais a qualidade ambiental, a conservação das mais-valias naturais e culturais, mas também o facto deste tipo de turismo responder a uma procura crescente por parte dos viajantes.

“O modelo tradicional do turismo, que se desenvolveu na Europa nos últimos 50 anos, está num ponto crítico”, refere Luís Araújo, presidente da ETC, acrescentndo: “É imperativo integrar a sustentabilidade nas estratégias nacionais”. Consulte aqui o Guia

 

Ser embaixador do Algarve em videoconferências

Quem quiser ser embaixador do Algarve durante as videoconferências de trabalho ou de encontros com a família e amigos pode agora fazer o download gratuito de 48 imagens dos 16 concelhos da região e aplicá-las como fundo nas plataformas de comunicação online.

A iniciativa é do Turismo do Algarve, que lança esta ação simbólica de marketing digital para manter o destino no pensamento dos turistas durante o período de confinamento. No total, existem três fundos distintos por concelho, onde sobressaem lugares excecionais e elementos da cultura e do património edificado e natural do Algarve, que permitem recordar umas férias ou uma escapadinha de fim-de-semana na região, como também motivar novas deslocações ao Algarve quando a situação epidemiológica permitir.

Esta ação aproveita o conceito da campanha “O Algarve fica-te bem” lançada pelo Turismo do Algarve no ano passado, adaptando-a ao atual período de confinamento. Saiba mais aqui

 

Candidaturas aos European Enterprise Promotion Awards

Estão abertas até 10 de maio as candidaturas aos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) 2021. Se a sua organização desenvolve algum projeto ou iniciativa que contribua para a promoção do espírito de empreendedorismo, não deixe de se candidatar!

Nesta fase nacional do concurso, o júri atribui distinções em seis categorias, selecionando, entre todos os projetos candidatos, os dois melhores que irão representar Portugal na grande final europeia dos EEPA, no final do ano.

Os EEPA são uma iniciativa do IAPMEI dinamizada em parceria com a Comissão Europeia que tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade a projetos e boas práticas de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial, dando particular ênfase ao papel do setor público a nível local, regional e nacional na criação de condições que estimulem projetos indutores de mais desenvolvimento empresarial e de mais empreendedorismo. Mais informações aqui

Medidas ahresp

Apoios têm de chegar às empresas

A AHRESP lembra que novos apoios têm de chegar às empresas para que seja possível a sua sobrevivência. Recorde-se que o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou publicamente, há mais de uma semana, o reforço dos apoios às empresas durante o mês de março, indo ao encontro das propostas que a AHRESP tem vindo a sinalizar ao longo dos últimos meses.

É o caso do reforço do APOIAR, o prolongamento dos períodos de carência das Linhas de apoio à economia COVID-19 ou a compensação prometida às empresas pelo aumento de 30 euros no salário mínimo nacional para 665 euros. Infelizmente nenhuma dessas medidas se encontra disponível, sendo urgente a sua disponibilização.

 

CTP alinhada com AHRESP: PRR menospreza importância do Turismo

Seguindo a posição já manifestada pela AHRESP relativamente ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), também a Confederação de Turismo de Portugal (CTP) veio reafirmar a necessidade deste documento integrar um Plano de Recuperação do Turismo Português.

Em comunicado, a CTP considera que o PRR apresentado pelo Governo menospreza a importância do Turismo para a economia nacional e não reflete qualquer estratégia para a atividade. “O PRR é uma desilusão para o Turismo. A atividade mais dinâmica, competitiva e geradora de riqueza e emprego para a economia nacional foi simplesmente excluída das opções estratégicas do Governo para os próximos anos.

E este é um cenário que não podemos aceitar”, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP. Veja o comunicado da CTP e a análise da AHRESP ao PRR no Manual de Negócios AHRESP

 

Injustificada proibição de venda de bebidas

A AHRESP reitera a necessidade de ser revogada a proibição da venda de bebidas em take-away, uma vez que o objetivo é prevenir o consumo de produtos à porta do estabelecimento ou nas suas imediações, o que já é proibido, e não a venda, que apenas vai prejudicar a já difícil situação das nossas empresas.

Não se entende a proibição dos estabelecimentos de restauração e bebidas venderem qualquer tipo de bebida no âmbito do take-away, incluindo o café, o que é absolutamente incompreensível.

A venda de bebidas não representa qualquer risco acrescido