Boletim Diário AHRESP (BDA 214) – 04.02.2021

Informações e Esclarecimentos

 

Inquérito AHRESP a decorrer até amanhã

Na sequência dos inquéritos mensais da AHRESP encontra-se a decorrer novo processo de inquirição relativo ao mês de janeiro para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, por forma a podermos atuar junto do Governo, através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar esta fase tão difícil.

Poderá responder aos inquéritos até ao final do dia de amanhã – clique aqui

 

Requerimento do Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores

O pedido do Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores deverá ser realizado na Segurança Social Direta, entre os dias 8 e 14 de fevereiro.

São abrangidos por este apoio trabalhadores independentes, membros de órgãos estatutários e empresários em nome individual, em situação de desproteção económica, verificada através de condição de recursos (quando o rendimento mensal por adulto do agregado familiar seja menor ou igual a 501,16 euros). Saiba mais aqui

 

Apoiar.pt recebeu 48 mil candidaturas

Entre 25 de novembro de 2020 e 30 de janeiro de 2021, o programa Apoiar.pt recebeu cerca de 48 mil candidaturas, correspondendo a um incentivo solicitado de 558 milhões de euros por parte das empresas que atuam nos setores mais afetados pelas medidas excecionais de mitigação da crise sanitária.

Num trabalho interorganismos COMPETE 2020, IAPMEI e Turismo de Portugal, já foram aprovadas mais de 36 mil candidaturas, correspondendo a 546,5 milhões de euros de apoio de Fundos da União Europeia, onde se inclui o apoio extraordinário para o 4º trimestre de 2020.

Foram efetuados pagamentos no total de 268 milhões de euros. Consulte aqui a notícia

 

Empreendedorismo turístico no Centro de Portugal

A Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal continua a apostar na deteção e apoio às melhores ideias de negócio turístico gerados na região Centro e na valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade turística no último ano.

A 6ª Edição do Prémio José Manuel Alves destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor. As candidaturas estão abertas até 15 de março de 2021.

Consulte o regulamento aqui | Candidaturas clique aqui

 

IATA considera 2020 uma catástrofe

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) lançou ontem o seu relatório anual sobre o transporte de passageiros e concluiu que em 2020 a procura caiu 65,9% face a 2019, o pior declínio da história da aviação.

Em Dezembro de 2020 viagens tráfego aéreo estava 69,7% abaixo do mesmo mês em 2019. As reservas feitas em janeiro para viagens nos meses seguintes cariam 70% face ao período homólogo do ano anterior.

Para 2021, a IATA aponta para o risco de haver mais restrições em viagens devido às novas variantes do coronavírus.

Se tal cenário de confirmar, a procura em 2021 poderá melhorar apenas 13% face aos níveis de 2020, deixando a indústria a 38% dos níveis de 2019. “O ano passado foi uma catástrofe. Não há outra forma de o descrever”, afirmou Alexandre de Juniac, CEO da IATA. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Medida APOIAR Rendas disponível para candidatura

Perante mais um confinamento, com as nossas empresas encerradas e a situação económica cada vez mais frágil, é urgente que o Governo reforce o Apoiar Rendas disponibilizado à data presente, mas anunciado num quadro que não previa este novo confinamento.

O Programa Apoiar Rendas atribui um apoio a fundo perdido para as rendas não habitacionais e o valor do apoio varia entre 30% a 50% do valor da renda, consoante a quebra de faturação registada pela empresa, o que, perante a atual situação, é manifestamente insuficiente.

Para ter acesso ao anúncio e ao documento da AHRESP sobre a medida, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.

Depois volte a entrar nesta página.

Download de ficheiros

AAC_03SI2021_APOIAR_RENDAS (1) 310.92 KB
Download
AHRESP - APOIAR RENDAS - 4.fev.2021 339.59 KB
Download

Portaria 262/2020 – Novas Regras para o Alojamento Local

Entra hoje em vigor a portaria nº 262/2020, de 6 de novembro, que vem estabelecer novas condições de funcionamento para os estabelecimentos de alojamento local.

A AHRESP manifestou junto da tutela a falta de oportunidade desta alteração, fruto da difícil situação económica que esta atividade atravessa, que obrigará a elevados investimentos de adaptação em algumas unidades de Alojamento Local.

As principais alterações dizem respeito a regras de limpeza, existência de instalações sanitárias tendo em conta o número de quartos, áreas mínimas dos quartos dos estabelecimentos de hospedagem e dos dormitórios dos hostels, a par de outras regras específicas para esta modalidade.

A portaria que entra hoje em vigor prevê um prazo de 12 meses para adaptação dos estabelecimentos com registo anterior a esta data. Consulte aqui a Portaria