AHRESP nos media

DN | 09.03.2022

Opinião Ana Jacinto: Há “bazucas” e bazucas

Quando se começou a falar nos fundos europeus para ajudar no combate aos efeitos da pandemia de covid-19, estávamos longe de pensar que outras bazucas se preparavam.

Leia aqui o artigo de opinião

PUBLITURIS | 16.02.2022

Opinião Ana Jacinto: Aviso à navegação

É agora o tempo de acordar e regressar à realidade do nosso país, mas também do mundo, na certeza de que vivemos uma era em que tudo o que acontece pelo globo fora, rapidamente chega até nós, e não estou a falar apenas da pandemia.

Leia aqui o artigo de opinião

DN | 10.02.2022

Opinião Ana Jacinto: Novos tempos, novos perfis

Não é uma preocupação nova, mas com as mudanças que o mundo tem conhecido nos últimos tempos, muito por força da pandemia, tem havido uma preocupação constante e crescente com o que o cliente espera das empresas e do serviço que se presta, tentando adaptar-se o negócio às suas necessidades e expectativas, utilizando-se várias estratégias, nomeadamente de marketing, do tipo de produtos e serviços proporcionados, até à forma de atendimento.

Leia aqui o artigo de opinião

DN | 08.09.2021

Opinião Ana Jacinto: Baixar não custa

No meio desta pandemia (mas não só), há medidas que, com alguma frequência, são reclamadas pelas empresas e que não chegam a ver a luz do dia, por razões que, bem ou mal, com maior ou menor esforço, até se podem entender.

Leia aqui o artigo de opinião

LÍDER MAGAZINE | 09.08.2021

Rebranding da marca Portugal

É certo que a pandemia COVID-19 veio mudar muitos paradigmas e, tal como acontece com o safety car da Fórmula 1, colocou todos os principais players turísticos no mesmo ponto de partida. Ainda assim, quando a retoma iniciar, serão os destinos turísticos dos países que mais apoiem esta atividade que terão mais capacidade de recuperar.

Leia aqui o artigo de opinião

DN | 12.05.2021

(Des)animação noturna

Com os avanços e recuos que todos conhecemos, com os planos de desconfinamento mais ou menos conservadores, com os apoios que quase sempre tardam e são insuficientes, as mais diversas atividades económicas têm vindo a reabrir e a aproximarem-se do seu normal funcionamento. Todas, com maior ou menor dificuldade, vão fazendo o seu caminho. Todas, não! Há uma atividade que permanece esquecida e sem previsão para reabrir – a animação noturna.

Leia aqui o artigo de opinião de Ana Jacinto no DN

RTP3 | 01.05.2021

Entrevista a Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP – RTP3

Entrevista a ana Jacinto no primeiro dia do início da 4ª fase de desconfinamento

RTP3 | 28.04.2021

AHRESP propõe ao governo funcionamento da restauração e similares sem limitações horárias já este fim semana

Os empresários da restauração pediram ao Governo para acabar com os limites horários já no próximo fim de semana e não apenas a partir de segunda-feira. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, entende que o caminho ficou aberto com o fim do Estado de Emergência.

Declarações de Ana Jacinto, Secretária-geral da AHRESP.

SIC Notícias | 15.04.2021

Desconfinamento em Portugal – Entrevista a Ana Jacinto

Reações ao anúncio do primeiro-ministro,  com Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

TV RECORD | 15.04.2021

Restauração e alojamento com quebras na faturação

Um inquérito feito pela AHRESP concluiu que cerca de metade das empresas de restauração e alojamento tiveram quebras na faturação superiores a 90% em março. Alguns empresários já despediram colaboradores, outros admitem vir a fazê-lo nos próximos meses.

Veja aqui a entrevista a Ana Jacinto

 

EXPRESSO | 14.04.2021

podcast do Expresso: Money, Money, Money

Ana Jacinto, secretária geral da AHRESP, no podcast do Expresso Money, Money, Money: Este episódio teve moderação de João Silvestre, editor de Economia do Expresso, e contou com a participação de João Vieira Pereira, diretor do Expresso.

Oiça aqui o podcast

DN | 14.04.2021

Opinião Ana Jacinto: Mesma tempestade, barcos diferentes

Passou mais de um ano sobre o início da pandemia e, apesar de todos os esforços do governo, das pessoas e especialmente das nossas empresas e empresários, continuamos a enfrentar os mesmos avanços e reveses, o que tem vindo a minar a confiança, em queda livre para mínimos históricos.

Leia aqui o artigo de opinião completo  o DN

CMTV | 12.03.2021

Em análise: Desconfinamento em Portugal

Para falar deste plano de desconfinamento temos connosco Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Vamos saber como é que este plano foi recebido pelo setor.
Conversa com Miguel Ganhão, chefe de redação CM/CMTV.

TVI24 | 12.03.2021

Plano de desconfinamento – Restauração

Análise ao plano de desconfinamento. Restaurantes: Abertura de portas muito gradual.
Comentário de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

SICNotícias | 11.03.2021

Dever geral de confinamento até à Páscoa – análise

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, comenta:

  • Dever geral de confinamento até à Páscoa;
  • Restauração abre com limite de horário a 19 de abril.

DN | 10.03.2021

OPINIÃO|2021… reabrir, readaptar, reinventar, retomar e recuperar

Todos, sem exceção, estamos saturados da situação que a pandemia de covid-19 impôs pessoalmente nas nossas vidas, mas também coletivamente enquanto sociedade, nas nossas empresas e na economia.

Leia aqui o artigo de opinião completo

PUBLITURIS | 24.02.2021

OPINIÃO| PENSAR HOJE O TURISMO DO AMANHÃ

Há muito que quero “virar a agulha” e diversificar a minha escrita para outros temas que não o COVID, até por uma questão de sanidade mental, mas a pandemia teima em continuar no topo da agenda. Sempre que abranda falamos em perspetivas de retoma, sempre que se agrava falamos nas dificuldades que isso acarreta, e daqui não saímos…mas precisamos de sair, precisamos de ver mais além e de pensar, já hoje, em pleno pico da pandemia, sobre o futuro do Turismo.

Leia aqui o artigo de opinião completo

SICNotícias | 22.02.2021

Plano de Recuperação e Resiliência e Desconfinamento – análise

Análise ao mecanismo europeu de recuperação e resiliência para acudir às consequências sociais económicas da pandemia, com Miguel Ganhão, Ana Jacinto Secretária Geral da AHRESP e com o médico José Manuel Silva.

SICNotícias | 15.02.2021

Crise na Restauração – AHRESP revela que metade do setor está fechado

Para muitos estabelecimentos, o take-away e as entregas ao domicílio não têm sido solução.
É uma das regras que se mantêm neste estado de emergência. Restaurantes, cafés e pastelarias, só podem funcionar para esses serviços. De acordo com a AHRESP, metade do setor está totalmente encerrado.
Comentários de António Araújo, proprietário do restaurante “Sol da Barra Terrace”; Ana Jacinto, secretária-geral AHRESP.

DN | 10.02.2021

Ventos de mudança – artigo opinião de Ana Jacinto

Se hoje temos alguma certeza, essa reside no facto de a atividade turística ser a que mais está a acusar os efeitos negativos da pandemia e aquela em que, provavelmente, esses efeitos mais se farão sentir no futuro, pelas transformações que podem vir a verificar-se neste mercado, especialmente por parte da procura, que vai exigir das empresas grande preparação, adaptação e, acima de tudo, antecipação.

Para ler o artigo de opinião completo clique aqui

TVI24 | 10.02.2021

Governo admite estender confinamento

Entrevista a Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria

TSF| 10.02.2021

FÓRUM TSF – “O Governo prepara-se para prolongar o estado de emergência”

Declarações de João Leão, ministro das Finanças. Intervenção de – Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP 00:07:55 | 00:40:25 | 00:43:55 – Rosália Amorim, diretora do Diário de Notícias, Francisco Calheiros, Confederação do Turismo de Portugal, João Alvim, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, João Vieira Lopes, presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal, José Carlos Reis, Portugal Ativo, Daniel Serra, presidente PRO.VAR, Lídia Leal, direção Associação Sócios Gerentes das Agências de Viagem e Turismo, Rui Galveias, Sindicato dos Trabalhadores das Artes e Espetáculos, José Pinto, presidente Rede de Livrarias Independentes..

SICNoticias | 08.02.2021

Crise na Restauração – Entrevista a Ana Jacinto

Entrevista a Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, sobre o impacto da pandemia na restauração.

RTP | 01.02.2021

Viajar em 2021

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, participou no programa “Sociedade Civil” sobre o tema “viajar em 2021” – clique aqui para ver

TVI24 | 27.01.2021

AHRESP faz apelo às forças de segurança

A associação que representa, nomeadamente os restaurantes quer uma intervenção mais didática e menos repressiva das forças policiais em relação à fiscalização do “take away”.

Entrevista a Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

RTP3 | 25.01.2021

Programa: Tudo é economia

Já estava mau, o mais provável é que fique ainda pior. As empresas da hotelaria e restauração vivem a maior crise de sempre. O novo confinamento, com novas restrições vem agravar as dificuldades. O Governo anunciou um reforço dos apoios, mas os efeitos da pandemia nos negócios continuam a ser devastadores.
Entrevista a Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, Associação das Empresas de Hotelaria e Restauração.

Sapo24 | 22.01.2021

Um setor ao postigo a ver o mundo passar

O ano que passou vai certamente ficar marcado como um ano absolutamente atípico, daqueles que constará nos compêndios de História daqui a algumas décadas.

Uma pandemia parou o mundo, parou o país e parou as empresas. As nossas atividades, do alojamento turístico e da restauração e bebidas, foram as que mais cedo fecharam, quer por imposição legal quer por falta de clientes, e as que mais penalizadas têm sido pelas sucessivas medidas implementadas com vista a conter a pandemia. O Turismo vive do movimento, do convívio, da partilha, dos afetos e tudo isso nos foi retirado de um momento para o outro, numa fase de crescimento do Turismo.

Clique aqui para ler o artigo completo

RTPAçores | 20.01.2021

Crise na restauração

A pandemia tem sido responsável pela grave crise do setor da hotelaria e da restauração.
A recuperação espera-se lenta e sem novas medidas de apoio, muitos dos espaços na região poderão vir a fechar.

Veja aqui a entrevista a Cláudia Chaves, presidente da Delegação AHRESP nos Açores, ao programa “Açores hoje”.

SICNotícias | 14.01.2021

Crise na restauração

A hotelaria e a restauração avisa que as empresas precisam de mais apoio, porque ainda agora estão mais frágeis do que antes do primeiro confinamento. Declarações de Ana Jacinto, AHRESP.

DINHEIRO VIVO | 14.01.2021

Ana Jacinto: “Manter o take away não salva a restauração”

Representante da associação de empresas de restauração e bebidas assume que sem “injeção robusta” o setor “não tem dinheiro para salários e não sobreviverá”.

Leia aqui a entrevista

RTP3 | 14.01.2021

O país volta ao confinamento geral amanhã

As novas medidas entram em vigor às zero horas desta sexta-feira. Entre as novidades destaca-se a permissão para votar nas presidenciais já no domingo, dia 17, em voto antecipado e também no dia das eleições, 24 de Janeiro.

As escolas são a grande exceção e a principal diferença em relação ao confinamento de março e abril. Todos os níveis de ensino mantêm as aulas presenciais.

O teletrabalho é obrigatório e duplicam as coimas para todas as violações das regras, incluindo também para o uso de máscara.

As empresas que encerrem passam a ter acesso automático ao layoff simplificado. Todo o comércio considerado não essencial volta amanhã a fechar portas. Também a Restauração é afetada pelo novo confinamento, apenas vão poder abrir os estabelecimentos com serviço de take-away e entregas ao domicílio. Declarações de Ana Jacinto, Presidente da AHRESP; Vanda Dias, Diretora do LouresShopping.

TVI24 | 10.01.2021

Novo confinamento – Setores preocupados pedem mais apoios ao Governo

O novo confinamento lançou uma sombra ainda mais negra sobre o comércio e a restauração. Muitos negócios dificilmente irão reabrir no final. Os representantes destes setores pedem por isso que sejam acionados e distribuídos os apoios que já existem e, sobretudo que cheguem a todos. Declarações de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

SICNoticias | 10.01.2021

Regresso ao confinamento geral

As restrições relativas ao confinamento geral, deverão ser conhecidas já na próxima semana. Comentários de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

SICNoticias | 20.12.2020

Restrições de fim de ano são “mais um passo para o precipício” para restaurantes

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, considera que o apoio anunciado pelo Governo é “residual”.

O Governo anunciou o alargamento dos apoios destinados aos restaurantes de forma a incluir as perdas relativas à passagem do ano.

As medidas de restrição contra a covid-19 anunciadas por António Costa impedem a realização dos jantares no dia 31 de dezembro e obrigam ao fecho às 13:00 no fim de semana seguinte.

SICNoticias | 18.12.2020

Novas regras para o Ano Novo

Entrevista à secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, sobre a insatisfação por parte dos empresários da restauração e também da hotelaria, perante estas restrições que vão acabar por afastar os clientes.

RTP3 | 05.12.2020

Natal e Ano Novo – Análise de Ana Jacinto

As medidas que vão estar em vigor nas próximas 2 semanas e também a época de Natal e do Ano Novo. Nesse período, estão previstas sessões desde logo na restauração, com um horário de funcionamento mais alargado. Análise com Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

SICNoticias | 05.12.2020

COVID-19 Portugal: Natal e Passagem de Ano/análise Ana Jacinto

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares analisa: – Restaurantes com horários alargados.

SICNOTICIAS | 26.11.2020

Restrições na restauração

A Secretária-geral da AHRESP considera que tem de haver um equilíbrio entre as medidas sanitárias impostas e os apoios dados às empresas. Ana Jacinto diz que as novas ajudas são insuficientes.

TVI24 | 23.11.2020

Restaurantes com take-away a funcionar após as 13h

Os restaurantes vão poder funcionar para take away depois da uma da tarde nos próximos 2 fins de semana e feriados, mesmo nos concelhos onde a situação da pandemia é pior. Declarações de Ana Jacinto.

Rádio Observador | 20.11.2020

Com novos dados sobre contágios na restauração, a AHRESP pede ao Governo o alívio das medidas impostas ao setor

Secretária-geral da AHRESP pede que, tendo em conta as conclusões do estudo apresentado no Infarmed que dizia que só 2% dos contágios acontecia na restauração, o Governo alivie as medidas impostas. Oiça aqui a entrevista

Record Tv | 20.11.2020

Reportagem “O Silêncio da Noite”

Desde março que os espaços de diversão noturna fecharam portas sem qualquer data de abertura no horizonte. Com o acumular de dívidas e prejuízos, os profissionais do setor temem o futuro e pedem apoio ao governo.

“O Silêncio da Noite” é a reportagem especial desta semana. Veja aqui a reportagem

Porto Canal | 19.11.2020

Ana Jacinto em entrevista no Porto Canal

Veja aqui a entrevista

RTP1 | 18.11.2020

AHRESP e Turismo do Porto e Norte apoiam a recuperação das empresas

A AHRESP disse que os apoios anunciados para o setor não chegam. O turismo do Porto calculo que 70% dos hotéis vão fechar até ao final do ano. Declarações de Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e do Norte de Portugal; Carlos Moura, vice-presidente da AHRESP.

SICNotícias | 11.11.2020

Restauração a caminho do colapso

Há medidas drásticas em vigor aplicadas sobretudo a 121 concelhos e que castigam especificamente os restaurantes. O primeiro-ministro acaba de rejeitar adiar da 1 para as 3 da tarde o recolher obrigatório ao fim de semana. Comentários de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP

ECO | 10.11.2020

“Percebo que não há vontade de aumentar o défice, mas ajuda de 7.500€ à restauração não chega”

No dia em que a AHRESP escreveu uma carta ao primeiro-ministro por causa do recolher obrigatório, o ECO conversou com a secretária-geral que avisa que a prometida ajuda a fundo perdido não chega.

Veja aqui a entrevista

RTP3 | 09.11.2020

Estado de emergência

Carlos Moura, 1º Vice-presidente da AHRESP, no programa 360, da Rtp 3, respondeu às perguntas da jornalista Ana Lourenço sobre a forma como o estado de emergência já está a afectar o setor da Restauração e Alojamento Turístico.

TVI | 08.11.2020

Estado de emergência

Medidas anunciadas pelo Governo para o estado de emergência que entra em vigor amanhã, de acordo com o primeiro-ministro, vão afetar muito a restauração, o comércio e também a cultura.
Declarações de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP

SIC | 08.11.2020

Estado de emergência – Entrevista a Ana Jacinto

As normas entram em vigor à meia-noite de dia 09 de novembro.
O primeiro-ministro reconheceu que o comércio e a restauração vão ser os setores mais afetados a partir de amanhã, mas a hotelaria também será.
Entrevista a Ana Jacinto, secretária geral da AHRESP.

TVI24 | 03.11.2020

Programa de emergência da AHRESP

A AHRESP elaborou uma lista de 10 medidas urgentes. 43% das empresas de restauração e 19% de alojamento turístico admitem avançar para a insolvência. Os despedimentos rondam os 45% na restauração e os 25% na hotelaria.
O objetivo passa por garantir a sobrevivência de 120 mil empresas e dos 400 mil postos diretos afetos à restauração e ao alojamento local.
Direto de Matosinhos, num restaurante que se situa no mercado de Matosinhos. Declarações de Pedro Brito, proprietário do restaurante, que confidencia ter duas reservas para hoje e nada mais. Em relação ao programa de emergência da AHRESP para o setor, o proprietário deste restaurante considera que as medidas apresentadas são fundamentais, mas mais importante do que anúncios são medidas concretas, eficazes e que sejam possíveis de executar

DINHEIRO VIVO | 24.10.2020

Ana Jacinto: “O IVAucher é uma medida capaz de criar ruído e pouco mais”

Secretária-geral da AHRESP diz que a proposta de OE peca por falta de medidas para a hotelaria, restauração e similares. E quer sensibilizar governantes para a descida do IVA. Veja aqui a entrevista

SIC | 07.10.2020

“Se o Estado não apoia a montante, vai ter de apoiar a jusante”

Desde o início da pandemia, quase metade das empresas de restauração e alojamento turístico foram obrigadas a despedir funcionários. O setor pede ao Governo medidas urgentes. Declarações de Ana Jacinto.

Expresso – Boa Cama Boa Mesa | 24.09.2020

“Sem financiamento a fundo perdido e incentivos ao consumo, só restará a insolvência”

 Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, deixa o alerta para a necessidade da criação de uma “Lei Covid-19”.

TSF | 10.09.2020

“A situação que vivemos já é dramática.” AHRESP teme mais restrições no turismo

Nem o mês de agosto serviu para “salvar” o setor do turismo e da hotelaria. A AHRESP teme que do Conselho de Ministros resultem mais medidas restritivas que prejudicarão os negócios.

RTP | 03.09.2020

Beatas no chão valem multa até 250 euros

Entra hoje em vigor a lei das beatas que pune, com multas até 250 euros, quem atira beatas para o chão.
Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, defende que não há condições para a implementação desta lei e também não é o momento certo para o fazer, uma vez que “as empresas estão focadas em sobreviver”.
“A lei foi fechada à pressa, tem algumas incoerências, não responde a uma série de dúvidas dos empresários e, por isso, nós colocámos à tutela uma seria de questões, mas que até à data não temos respostas”, salienta a responsável.
Veja a entrevista no Bom Dia Portugal da RTP1.

Jornal i | 27.08.2020

“Faz confusão cafés lado a lado terem horários diferentes”

A secretária-geral da AHRESP lamenta que cada autarquia tenha definido o horário de encerramento de cafés e não tenha optado pelo horário máximo, falando em concorrência desleal entre autarquias. Leia aqui o artigo

24Sapo | 24.08.2020

A comida adora tecnologia (e vice-versa). Cinco formas de os restaurantes inovarem – e faturarem

A situação que a restauração enfrenta, por todo o país, não é animadora. Com a obrigação de fechar portas surgiram dificuldades económicas em cafés, restaurantes e outros estabelecimentos. Gerir um restaurante é um negócio nunca fácil e a tecnologia pode ser uma boa ajuda para tornar um estabelecimento mais eficiente e poder lucrar mais. Leia aqui o artigo

SICNotícias | 29.07.2020

A Secretária-Geral da AHRESPl diz que o novo apoio às empresas criado pelo governo é pior que o regime de layoff simplificado.

Saudemais Tv | 08.07.2020

Covid-19: 40% das empresas de restauração e 18% da hotelaria a caminho da insolvência – AHRESP

Em pouco mais de quatro meses, a pandemia da COVID-19 atingiu de forma dramática o Turismo em Portugal. Se em 2019 este sector registou números absolutamente recordes, nunca antes alcançados, 2020 vai seguramente contrastar com uma redução de receita muito considerável e o encerramento de muitas pequenas e médias empresas. leia aqui o artigo

Jornal i | 29.06.2020

Restaurantes. Caos instalado à volta do horário de fecho

Polícia tem obrigado estabelecimentos a fechar às 23h, independentemente do seu horário de licença.

Ao i, Ana Jacinto garante que restaurantes podem continuar a servir desde que tenham licença para lá dessa hora e que esses encerramentos devem-se ao desconhecimento da lei. Confusão também está instalada nas esplanadas, take-aways e drive-ins. – leia aqui o artigo

Jornal i | 29.06.2020

Bares ainda sem data para abrir

Na Galiza abrem a 1 de julho e, a par do uso de máscara, clientes têm de deixar o número de telemóvel. Entrevista a Ana Jacinto. – leia aqui o artigo

TSF | 23.06.2020

AHRESP vê reabertura de bares e discotecas como solução para ajuntamentos

Ana Jacinto considera que as medidas aprovadas pelo Governo aumentam o risco de aglomeração. – leia aqui o artigo

OBSERVADOR | 08.06.2020

AHRESP diz que Plano de Estabilização Económica e Social é positivo, mas insuficiente

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal reconhece que o Governo acolheu algumas das suas propostas mas não as suficientes para a recuperação do setor – leia aqui o artigo

RTP | 05.06.2020

Secretária geral da AHRESP na RTP

Inquérito realizado pela AHRESP às empresas de restauração e alojamento entre 31 de maio e 3 de junho revela cenário dramático para os próximos meses. Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, falou à RTP sobre estes e outros temas.

Jornal i | 03.06.2020

Ana Jacinto. “Com bares e discotecas fechados, fomenta-se tudo o que são festas ilegais”

Para a secretária-geral da Ahresp está em causa a saúde pública, uma vez que essas aglomerações de pessoas que acontecem um pouco por todo o país são feitas “de forma desgovernada e descontrolada”. Leia aqui a entrevista

Jornal de Negócios – Antena 1 | 24.05.2020

Conversa Capital

Entrevista na íntegra a Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. Clique aqui para ver.

RTP1 | 24.05.2020

AHRESP acusa banca de irregularidades no pedido de spreads

A Associação de Hotelaria e Restauração acusou a banca de pedir spreads acima do que está definido pelo Governo nas linhas de empréstimo por causa da pandemia. A secretária-geral da associação disse que o setor precisa de apoios reforçados caso contrário muitas empresas vão fechar portas.

RTP1 | 22.05.2020

Sexta às 9h

Assista à entrevista de Ana Jacinto neste programa – a partir dos 15’47”

Negócios | 19.05.2020

AHRESP pressiona Governo para regulamentar animação noturna, casamentos e batizados

Carlos Moura referiu que a AHRESP já entregou ao Governo um documento com 11 propostas que considera urgentes para fazer face às consequências da paragem económica motivada pela pandemia de covid-19.

RTP3 | 19.05.2020

António Costa promete avaliar as propostas da AHRESP incluindo a baixa do IVA

A garantia foi deixada hoje pelo primeiro-ministro depois de um almoço no Parque das Nações com a direção da AHRESP..

SICNotícias | 17.05.2020

Reabertura dos restaurantes

Conversa com Ana Jacinto, secretária-geral da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que nos diz como estão os empresários a preparar-se para o dia de amanhã, depois de dois meses de portas fechadas.

SICNotícias | 10.05.2020

Empresários da restauração pedem mais apoio ao Governo

Uma das medidas temporárias de apoio seria a redução do IVA para 6%.

Os restaurantes estão a uma semana da reabertura, mas sabem que nada será como dantes neste regresso em que as novas regras para o setor vão obrigar a mais despesas e a um corte no número de clientes.

A  AHRESP, volta por isso a lembrar o Estado que são necessários mais apoios.

OBSERVADOR | 02.05.2020

“Há utilização de máscara da parte dos colaboradores e dos clientes, que só a tiram para comer”

A informação é da Secretaria-Geral da AHRESP, mas depende da aprovação da autoridades. Ana Jacinto falou com Observador sobre o Guia de Boas Práticas que aí vem e dos problemas ainda por resolver.

TVI24 | 01.05.2020

Restaurantes e hotéis: “O setor está desejoso de abrir portas, mas com condições”

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, explicou como os restaurantes e os hotéis estão a preparar a reabertura dos seus espaços.

CM | 30.04.2020

Restauração defende apoios para a reabertura e continuidade de ‘lay-off’

Comércio local, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias e comércio automóvel retomam atividade na segunda-feira e os restaurantes e cafés em 18 de maio.

Antena 1 | 30.04.2020

Entrevista a Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal)

Expresso – boa cama boa mesa | 30.04.2020

Restaurantes reabrem a 18 de maio. Proposta da AHRESP sem limitações na lotação

“Guia de Boas Práticas” para a restauração proposto pela AHRESP não defende a redução do número de lugares dos restaurantes. A distância entre mesas deve ser o fator a considerar. Última palavra pertence ao Governo.

OBSERVADOR | 29.04.2020

AHRESP pede “calma”. “Não se precipitem a comprar acrílicos e termómetros”, não é isso que está previsto no guia

Numa conferência transmitida em vídeo, AHRESP apela à calma dos empresários da restauração. Guia está em marcha e não prevê acrílicos nem medição de temperatura. Estado deve apoiar setor na reabertura.

TSF | 29.04.2020

Reabertura dos restaurantes em maio

Ainda é cedo para saber as medidas concretas que vão constar do guia de boas práticas para a reabertura dos restaurantes. Esta manhã, numa conferência de imprensa, a secretária-geral da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Ana Jacinto, pediu calma e garantiu que o documento que tem circulado a dar conta de algumas medidas não passa de um documento de trabalho.

RR | 29.04.2020

Restauração e hotelaria. “O pior que pode acontecer é reabrir e depois voltar atrás”

Os empresários destes setores estão muito preocupada com as condições de segurança em que vão reabrir, porque serão determinantes para voltar a ter a confiança dos clientes. Pedem ainda uma linha de crédito ao Governo para comprar máscaras, viseiras, e todos o material desinfetante. E querem isenções das autarquias em impostos para esplanadas e mais facilidade em licenciar.

RR | 13.04.2020

AHRESP quer apoio a fundo perdido. “Medidas paliativas não vão resolver o problema”

Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, defende que medidas como o “lay-off” ou moratória só vão criar endividamento. 80% das empresas prevê uma faturação de zero nos próximos dois meses e muitas não sabem “quando e se vão abrir”.

PÚBLICO | 13.04.2020

Covid-19: restauração “precisa de dinheiro a fundo perdido e rapidamente”

As “medidas paliativas” avançadas pelo Governo para o sector vão “custar caro no futuro”. Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, diz que a estratégia “endividem-se agora para pagarem mais tarde” não vai salvar as empresas, já totalmente estranguladas.

RTP | 08.04.2020

Especial Estado de Emergência

A RTP faz o ponto da situação e analisa todas as medidas tomadas pelo Governo para fazer face à crise provocada pelo Covid-19.

Participação de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP

OBSERVADOR | 07.04.2020

AHRESP diz que “80% das empresas prevê faturação de 0€ em Abril e Maio”

As linhas de financiamento não estão adequadas às necessidades das empresas e os salários de Abril estão em risco, diz Ana Jacinto. 33 mil empresas já aderiram ao regime de lay-off simplificado.

SICNOTÍCIAS | 06.04.2020

Coronavírus – Impacto na hotelaria e restauração

Mais de 500 hotéis e restaurantes não conseguiram pagar salários no mês passado. É a conclusão de um inquérito da Associação de Hotelaria Restauração a que duas mil empresas responderam. A secretária-geral da Associação da Hotelaria e Restauração acrescenta que cerca de 75% do setor está encerrado, por causa do estado de emergência. Declarações de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

 

TVI24 | 03.04.2020

AHRESP: “Temos 75% dos estabelecimentos completamente encerrados”

Ana Jacinto secretária-geral da AHRESP, Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal, explica que a maioria dos estabelecimentos não vai ter capacidade de suportar esta crise, gerada pela pandemia de Covid-19, sem apoios da Segurança Social.

TSF | 03.04.2020

A hotelaria bateu no fundo

Cerca de 75% dos hotéis e restaurantes em Portugal estão fechados e mais de metade não tem previsão de reabertura, revela esta quinta-feira a Associação de Hotelaria Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

TSF | 01.04.2020

Cafés, cervejas e bolos. PSP avisa clientes e empresários: takeaway não é para consumir à porta

PSP deteta muitas situações em que o próprio funcionamento do café ou restaurante leva as pessoas a consumirem, em aglomerados, à porta.

AHRESP diz que polícias devem ser esclarecidos

A secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) não duvida que desde que vendam para fora todos os associados podem, pela lei, vender tudo o que vendiam antes, mas diz que já tiveram casos em que a PSP contestou e mandou fechar os estabelecimentos.

Ana Jacinto explica que as queixas dos associados já chegaram, por exemplo, à Câmara de Lisboa, que se disponibilizou para dar uma declaração à empresa a dizer que pode estar aberta.

As queixas foram muitas na semana passada, a primeira do estado de emergência, mas diminuíram esta semana com a AHRESP a explicar que já contactou o Ministério da Administração Interna para tentar resolver os problemas que surgiram.

“As forças de segurança devem ser instruídas e esclarecidas para não incomodarem o funcionamento dos estabelecimentos”, refere Ana Jacinto que está convencida de que aos poucos os problemas detetados se vão resolvendo.”

Sobre os casos em que as pessoas ficam a consumir à porta, a AHRESP explica que concorda com a polícia, ou seja, os empresários também têm de tentar evitar que as pessoas fiquem à porta com os amigos.

Vamos agora olhar para as medidas de emergência que foram aplicadas em concreto ao setor da restauração. Declarações de Ana Jacinto, secretária-geral da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

EXPRESSO | 01.04.2020

“Cada dia que passa é um dia pior. O estado da restauração é péssimo”

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, associação da hotelaria e restauração, defende que os restaurantes e cafés encerrados no estado de emergência fiquem isentos de pagar a renda

SICNotícias | 19.03.2020

Estado de emergência em Portugal
Vamos agora olhar para as medidas de emergência que foram aplicadas em concreto ao setor da restauração. Declarações de Ana Jacinto, secretária-geral da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

CMtv | 17.03.2020

Impacto do coronavírus na Economia
Em análise: Impacto do coronavírus na Economia. Comentários de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

AHRESP nos media

TVI24| 17.03.2020

Restaurantes sem clientes por causa do covid-19
 O sector está em risco. Conversa com Ana Jacinto, secretária geral da AHRESP.

RTP | 17.03.2020

AHRESP quer medidas governamentais imediatas para ajudar restauração. 

A Associação de Hotelaria e Restauração – AHRESP – não fala em números, mas exorta o governo a tomar medidas com efeito imediato no setor da restauração.

A secretária geral da associação Ana Jacinto diz que há muitos postos de trabalho em risco.

TSF | 17.03.2020

Jornal Económico | 17.03.2020

Setor da hotelaria e restauração reclama período de carência nos pagamentos ao Estado e à banca

A Associação de Hotelaria e Restauração considera “insuficientes” as medidas disponibilizadas pelo Executivo e entregou mais de 40 propostas ao Ministério da Economia. AHRESP reclama, entre outras medidas, mil euros mensais por trabalhador, adequação do processo de layoff e período de carência nos pagamentos ao Estado e à banca.

Público | 17.03.2020

AHRESP exige linha de apoio de 1000 euros mensais por trabalhador

Associação de hotelaria e restauração apresentou pacote de 40 medidas para apoiar o sector, após considerar as anunciadas pelo Governo “insuficientes”.

Jornal i | 14.03.2020

“…a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) ao garantir que as medidas anunciadas «ainda não são as adequadas». Defende que é necessário encontrar soluções em conjunto, uma vez que, defende,  não foi tido em conta o tecido empresarial que representa.”

DN | 14.03.2020

A AHRESP – associação que representa a hotelaria e a restauração – assegura ao Dinheiro Vivo que, desde que se tornou claro que o setor ia ser contagiado pela epidemia, “pediu ao governo que tomasse atenção ao setor e tomasse medidas que pudessem minorar os impactos.

SICNotícias | 13.03.2020

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, reage às medidas do Governo face ao surto de Covid-19.

Artigos Relacionados

SEJA ASSOCIADO AHRESP