AHRESP nos media

Jornal de Negócios – Antena 1 | 24.05.2020

Conversa Capital

Entrevista na íntegra a Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. Clique aqui para ver.

RTP1 | 24.05.2020

AHRESP acusa banca de irregularidades no pedido de spreads

A Associação de Hotelaria e Restauração acusou a banca de pedir spreads acima do que está definido pelo Governo nas linhas de empréstimo por causa da pandemia. A secretária-geral da associação disse que o setor precisa de apoios reforçados caso contrário muitas empresas vão fechar portas.

RTP1 | 22.05.2020

Sexta às 9h

Assista à entrevista de Ana Jacinto neste programa – a partir dos 15’47”

Negócios | 19.05.2020

AHRESP pressiona Governo para regulamentar animação noturna, casamentos e batizados

Carlos Moura referiu que a AHRESP já entregou ao Governo um documento com 11 propostas que considera urgentes para fazer face às consequências da paragem económica motivada pela pandemia de covid-19.

RTP3 | 19.05.2020

António Costa promete avaliar as propostas da AHRESP incluindo a baixa do IVA

A garantia foi deixada hoje pelo primeiro-ministro depois de um almoço no Parque das Nações com a direção da AHRESP..

SICNotícias | 17.05.2020

Reabertura dos restaurantes

Conversa com Ana Jacinto, secretária-geral da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que nos diz como estão os empresários a preparar-se para o dia de amanhã, depois de dois meses de portas fechadas.

SICNotícias | 10.05.2020

Empresários da restauração pedem mais apoio ao Governo

Uma das medidas temporárias de apoio seria a redução do IVA para 6%.

Os restaurantes estão a uma semana da reabertura, mas sabem que nada será como dantes neste regresso em que as novas regras para o setor vão obrigar a mais despesas e a um corte no número de clientes.

A  AHRESP, volta por isso a lembrar o Estado que são necessários mais apoios.

OBSERVADOR | 02.05.2020

“Há utilização de máscara da parte dos colaboradores e dos clientes, que só a tiram para comer”

A informação é da Secretaria-Geral da AHRESP, mas depende da aprovação da autoridades. Ana Jacinto falou com Observador sobre o Guia de Boas Práticas que aí vem e dos problemas ainda por resolver.

TVI24 | 01.05.2020

Restaurantes e hotéis: “O setor está desejoso de abrir portas, mas com condições”

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, explicou como os restaurantes e os hotéis estão a preparar a reabertura dos seus espaços.

CM | 30.04.2020

Restauração defende apoios para a reabertura e continuidade de ‘lay-off’

Comércio local, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias e comércio automóvel retomam atividade na segunda-feira e os restaurantes e cafés em 18 de maio.

Antena 1 | 30.04.2020

Entrevista a Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal)

Expresso – boa cama boa mesa | 30.04.2020

Restaurantes reabrem a 18 de maio. Proposta da AHRESP sem limitações na lotação

“Guia de Boas Práticas” para a restauração proposto pela AHRESP não defende a redução do número de lugares dos restaurantes. A distância entre mesas deve ser o fator a considerar. Última palavra pertence ao Governo.

OBSERVADOR | 29.04.2020

AHRESP pede “calma”. “Não se precipitem a comprar acrílicos e termómetros”, não é isso que está previsto no guia

Numa conferência transmitida em vídeo, AHRESP apela à calma dos empresários da restauração. Guia está em marcha e não prevê acrílicos nem medição de temperatura. Estado deve apoiar setor na reabertura.

TSF | 29.04.2020

Reabertura dos restaurantes em maio

Ainda é cedo para saber as medidas concretas que vão constar do guia de boas práticas para a reabertura dos restaurantes. Esta manhã, numa conferência de imprensa, a secretária-geral da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Ana Jacinto, pediu calma e garantiu que o documento que tem circulado a dar conta de algumas medidas não passa de um documento de trabalho.

RR | 29.04.2020

Restauração e hotelaria. “O pior que pode acontecer é reabrir e depois voltar atrás”

Os empresários destes setores estão muito preocupada com as condições de segurança em que vão reabrir, porque serão determinantes para voltar a ter a confiança dos clientes. Pedem ainda uma linha de crédito ao Governo para comprar máscaras, viseiras, e todos o material desinfetante. E querem isenções das autarquias em impostos para esplanadas e mais facilidade em licenciar.

RR | 13.04.2020

AHRESP quer apoio a fundo perdido. “Medidas paliativas não vão resolver o problema”

Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, defende que medidas como o “lay-off” ou moratória só vão criar endividamento. 80% das empresas prevê uma faturação de zero nos próximos dois meses e muitas não sabem “quando e se vão abrir”.

PÚBLICO | 13.04.2020

Covid-19: restauração “precisa de dinheiro a fundo perdido e rapidamente”

As “medidas paliativas” avançadas pelo Governo para o sector vão “custar caro no futuro”. Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, diz que a estratégia “endividem-se agora para pagarem mais tarde” não vai salvar as empresas, já totalmente estranguladas.

RTP | 08.04.2020

Especial Estado de Emergência

A RTP faz o ponto da situação e analisa todas as medidas tomadas pelo Governo para fazer face à crise provocada pelo Covid-19.

Participação de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP

OBSERVADOR | 07.04.2020

AHRESP diz que “80% das empresas prevê faturação de 0€ em Abril e Maio”

As linhas de financiamento não estão adequadas às necessidades das empresas e os salários de Abril estão em risco, diz Ana Jacinto. 33 mil empresas já aderiram ao regime de lay-off simplificado.

SICNOTÍCIAS | 06.04.2020

Coronavírus – Impacto na hotelaria e restauração

Mais de 500 hotéis e restaurantes não conseguiram pagar salários no mês passado. É a conclusão de um inquérito da Associação de Hotelaria Restauração a que duas mil empresas responderam. A secretária-geral da Associação da Hotelaria e Restauração acrescenta que cerca de 75% do setor está encerrado, por causa do estado de emergência. Declarações de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

 

TVI24 | 03.04.2020

AHRESP: “Temos 75% dos estabelecimentos completamente encerrados”

Ana Jacinto secretária-geral da AHRESP, Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal, explica que a maioria dos estabelecimentos não vai ter capacidade de suportar esta crise, gerada pela pandemia de Covid-19, sem apoios da Segurança Social.

TSF | 03.04.2020

A hotelaria bateu no fundo

Cerca de 75% dos hotéis e restaurantes em Portugal estão fechados e mais de metade não tem previsão de reabertura, revela esta quinta-feira a Associação de Hotelaria Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

TSF | 01.04.2020

Cafés, cervejas e bolos. PSP avisa clientes e empresários: takeaway não é para consumir à porta

PSP deteta muitas situações em que o próprio funcionamento do café ou restaurante leva as pessoas a consumirem, em aglomerados, à porta.

AHRESP diz que polícias devem ser esclarecidos

A secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) não duvida que desde que vendam para fora todos os associados podem, pela lei, vender tudo o que vendiam antes, mas diz que já tiveram casos em que a PSP contestou e mandou fechar os estabelecimentos.

Ana Jacinto explica que as queixas dos associados já chegaram, por exemplo, à Câmara de Lisboa, que se disponibilizou para dar uma declaração à empresa a dizer que pode estar aberta.

As queixas foram muitas na semana passada, a primeira do estado de emergência, mas diminuíram esta semana com a AHRESP a explicar que já contactou o Ministério da Administração Interna para tentar resolver os problemas que surgiram.

“As forças de segurança devem ser instruídas e esclarecidas para não incomodarem o funcionamento dos estabelecimentos”, refere Ana Jacinto que está convencida de que aos poucos os problemas detetados se vão resolvendo.”

Sobre os casos em que as pessoas ficam a consumir à porta, a AHRESP explica que concorda com a polícia, ou seja, os empresários também têm de tentar evitar que as pessoas fiquem à porta com os amigos.

Vamos agora olhar para as medidas de emergência que foram aplicadas em concreto ao setor da restauração. Declarações de Ana Jacinto, secretária-geral da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

EXPRESSO | 01.04.2020

“Cada dia que passa é um dia pior. O estado da restauração é péssimo”

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, associação da hotelaria e restauração, defende que os restaurantes e cafés encerrados no estado de emergência fiquem isentos de pagar a renda

SICNotícias | 19.03.2020

Estado de emergência em Portugal
Vamos agora olhar para as medidas de emergência que foram aplicadas em concreto ao setor da restauração. Declarações de Ana Jacinto, secretária-geral da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

CMtv | 17.03.2020

Impacto do coronavírus na Economia
Em análise: Impacto do coronavírus na Economia. Comentários de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

AHRESP nos media

TVI24| 17.03.2020

Restaurantes sem clientes por causa do covid-19
 O sector está em risco. Conversa com Ana Jacinto, secretária geral da AHRESP.

RTP | 17.03.2020

AHRESP quer medidas governamentais imediatas para ajudar restauração. 

A Associação de Hotelaria e Restauração – AHRESP – não fala em números, mas exorta o governo a tomar medidas com efeito imediato no setor da restauração.

A secretária geral da associação Ana Jacinto diz que há muitos postos de trabalho em risco.

TSF | 17.03.2020

Jornal Económico | 17.03.2020

Setor da hotelaria e restauração reclama período de carência nos pagamentos ao Estado e à banca

A Associação de Hotelaria e Restauração considera “insuficientes” as medidas disponibilizadas pelo Executivo e entregou mais de 40 propostas ao Ministério da Economia. AHRESP reclama, entre outras medidas, mil euros mensais por trabalhador, adequação do processo de layoff e período de carência nos pagamentos ao Estado e à banca.

Público | 17.03.2020

AHRESP exige linha de apoio de 1000 euros mensais por trabalhador

Associação de hotelaria e restauração apresentou pacote de 40 medidas para apoiar o sector, após considerar as anunciadas pelo Governo “insuficientes”.

Jornal i | 14.03.2020

“…a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) ao garantir que as medidas anunciadas «ainda não são as adequadas». Defende que é necessário encontrar soluções em conjunto, uma vez que, defende,  não foi tido em conta o tecido empresarial que representa.”

DN | 14.03.2020

A AHRESP – associação que representa a hotelaria e a restauração – assegura ao Dinheiro Vivo que, desde que se tornou claro que o setor ia ser contagiado pela epidemia, “pediu ao governo que tomasse atenção ao setor e tomasse medidas que pudessem minorar os impactos.

SICNotícias | 13.03.2020

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, reage às medidas do Governo face ao surto de Covid-19.

SEJA ASSOCIADO AHRESP