Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Face às orientações da Direção-Geral da Saúde e à obrigatoriedade de utilizar máscaras para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas e ainda em transportes públicos, estabelecimentos comerciais, escolas, locais de trabalho, entre outros, muitas são as dúvidas sobre qual a melhor máscara a comprar e utilizar.
A máscara mais adequada deve ser escolhida de acordo com a rotina diária, designadamente a atividade profissional, idade e, particularmente, se for um doente com COVID-19.
A este propósito, relembramos também que as máscaras descartáveis devem ir para o lixo doméstico e não para o ecoponto, e nunca ser abandonadas no chão.
Se forem de fabrico comunitário e de múltiplas utilizações, deve-se seguir as instruções do fabricante: usar e proceder à sua higienização de acordo com o que vem no rótulo.
A AHRESP divulga o Tríptico “COVID-19 – A Prevenção é fundamental”, destinado a informar e sensibilizar as pessoas imigrantes, para prevenir a propagação da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.
O folheto, editado em onze línguas, contém uma breve descrição sobre a doença, medidas de prevenção, tipos de máscaras, como reagir perante sintomas de COVID-19 e regras durante o período de isolamento.
A edição envolveu várias entidades oficiais do Sistema Nacional de Saúde, do Alto Comissariado para as Migrações e outras instituições.
A DGS publicou um vídeo sobre a Norma 004/2020 – Abordagem do Doente com Suspeita ou Confirmação de COVID-19 para esclarecer a questão dos prazos de isolamento profilático e a emissão de altas médicas, para o qual chamamos a atenção: clique aqui para ver.