AHRESP debate oportunidades de valorização do interior

Évora acolheu o último Conselho Consultivo da AHRESP em 2018, no qual os órgãos sociais da nossa Associação e empresários do setor trocaram considerações sobre desafios que encontram na sua atividade e debateram os temas mais relevantes, entre os quais, a necessidade de valorizar o Interior de Portugal. 

Jorge Coelho foi o convidado especial no Évora Hotel, onde defendeu a implementação de incentivos fiscais para os investidores que apostem no Interior.

Texto Luís Carlos Soares | Fotos Nuno Martinho

AHRESP em defender medidas que podem atenuar as desigualdades entre mantém-se empenhada Litoral e Interior de Portugal, um esforço reconhecido pelos convidados dos eventos em que a nossa Associação prepara as estratégias para setor. Exemplo disso aconteceu no mais
recente Conselho Consultivo, em Évora, que teve Jorge Coelho como convidado especial. Entre outras considerações, o empresário, gestor e ex-ministro defendeu a implementação de um sistema de incentivos fiscais exclusivo para os investidores que apostem no Interio do País: “O Regime Contratual de Investimento prevê que os investidores que vêm para Portugal têm um regime de incentivos fiscais. Na minha opinião, se se quer minimizar os desequilíbrios do País e trazer investimento com capacidade para o Interior, esse regime deveria ser aplicado em exclusivo, precisamente, para os investidores que privilegiem as zonas do País mais debilitadas”, considerou Jorge Coelho.

No Évora Hotel, foi enfatizado o trabalho especial que a AHRESP tem vindo a desenvolver na área da Gastronomia. Exemplos disso são o reforço do TASTE Portugal, iniciativa que divulga a gastronomia portuguesa por todo o mundo, e o recente lançamento do Estrela da Casa, programa que divulga os estabelecimentos do nosso país através dos ex-líbris das suas ementas.

Também num momento paralelo à realização do Conselho Consultivo, foram empossados os novos representantes da AHRESP nas regiões do
Algarve e Açores, Cristóvão Lopes, do Falésia Hotel, e Rui Anjos, do restaurante Baía dos Anjos, respetivamente.

MANUEL FIALHO homenageado com Medalha e Diploma de Honra

Manuel Fialho e Mário Pereira Gonçalves, Presidente da AHRESP

Um dos momentos altos testemunhados no Évora Hotel foi a homenagem a Manuel Fialho, proprietário do icónico Restaurante Fialho e Presidente da Delegação da AHRESP em Évora durante quase duas décadas. Mário Pereira Gonçalves, Presidente da AHRESP, entregou a Medalha e o Diploma de Honra da AHRESP a Manuel Fialho, ao qual agradeceu o trabalho desenvolvido em conjunto com a Associação na região do Alentejo. “Queremos expressar-lhe uma profunda gratidão pela forma como sempre ofereceu toda a sua sabedoria às causas da nossa Gastronomia, que em boa hora nos ajudou a elevar a Património Cultural de Portugal”, concluiu o responsável.

Foram muitas as personalidades que quiseram marcar presença nesta homenagem, destacando-se, vários autarcas da região, o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, o Presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, o Presidente do NERA e Ex-Secretário de Estado do Turismo, Vítor Neto, representantes da Confraria do Alentejo, e vários familiares e amigos de Manuel Fialho.

SEJA ASSOCIADO AHRESP