Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
O Programa BEST WINE SELECTION surge da vontade em afirmar o vinho português como Produto Turístico, convertendo-o num elemento diferenciador da oferta turística, transformando-o num verdadeiro produto estratégico e competitivo.
Dada a grande relevância que o setor da restauração assume, e tendo em consideração o desejo de incrementar a procura turística nas várias regiões, é da maior importância requalificar a oferta existente, a partir de um referencial de qualidade para o setor.
A implementação do Programa BEST WINE SELECTION surge na sequência da implementação do Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos e constitui um instrumento determinante na orientação e defesa das expetativas dos consumidores, nomeadamente de todos os turistas e excursionistas que nos visitam, mas também suporta a promoção dos próprios estabelecimentos, ao representar um indicador público, independente, de que os referidos estabelecimentos reúnem condições especiais que os distinguem no conjunto do setor.
A integração dos melhores estabelecimentos de restauração das várias regiões neste Programa será um forte incentivo aos restantes estabelecimentos para que estes promovam uma oferta baseada na melhoria contínua dos seus serviços.
Ao integrarem o BEST WINE SELECTION os estabelecimentos usufruem das seguintes vantagens:
Se tem um restaurante que faz parte da rede de restaurantes SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos, serve vinhos regionais de qualidade e tem especial atenção à sua conservação e serviço, está localizado num dos concelhos que fazem parte da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões [1] (onde estamos a implementar o projeto-piloto deste Programa) e quer fazer parte desta Rede, formalize já, sem qualquer custo, a sua adesão através do preenchimento do seguinte Boletim de Inscrição.
Consulte o Regulamento do Programa.
[1] A Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões inclui os seguintes Municípios: Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Santa Comba Dão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
A adesão ao Programa BEST WINE SELECTION inicia-se com a realização de uma visita cliente-mistério durante uma refeição – almoço ou jantar. Esta visita é efetuada sem aviso prévio para que seja possível a apreciação dos serviços oferecidos aos clientes.
O custo desta refeição, para duas pessoas, será suportado pelo próprio restaurante.
Esta avaliação é realizada por técnicos qualificados e devidamente formados, que só no final da refeição é que se identificam através de uma credencial emitida pela AHRESP.
Na sequência desta avaliação é elaborado um Relatório que identifica as não-conformidades e oportunidades de melhoria detetadas, e que devem ser corrigidas.
O Relatório servirá de base para a concretização das etapas seguintes: formação e consultoria.
Os estabelecimentos candidatos que, por qualquer motivo, decidam desistir do Programa após a realização desta avaliação, têm que suportar os custos de realização da mesma, no valor total de 50€ mais IVA.
Após a realização da visita cliente-mistério e a elaboração do respetivo relatório, os profissionais de mesa/bar do estabelecimento terão que frequentar um programa de formação-ação [2], de 3 a 4 horas, ministrado em contexto de trabalho.
Os conteúdos desta formação-ação são:
Este programa de formação-ação terminará com uma prova de vinhos e o respetivo exame visual, olfativo e gustativo.
[2] Formação-ação: metodologia de capacitação empresarial que articula a formação em sala, a ação na empresa e a consultoria individualizada, com vista ao desenvolvimento de competências dos participantes e consequente aumento da competitividade das empresas.