Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
O Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos surge da vontade em afirmar o Património Gastronómico Português como Produto Turístico, convertendo-o num elemento diferenciador da oferta turística, transformando-o num verdadeiro produto estratégico e competitivo.
Dada a grande relevância que o setor da restauração assume e tendo em consideração o desejo de incrementar a procura turística nas várias regiões, é da maior importância requalificar a oferta existente, a partir de um referencial de qualidade para o setor. A implementação do Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos constitui um instrumento determinante na orientação e defesa das expetativas dos consumidores, nomeadamente de todos os turistas e excursionistas que nos visitam, mas também suporta a promoção dos próprios estabelecimentos, ao representar um indicador público, independente, de que os referidos estabelecimentos reúnem condições especiais que os distinguem no conjunto do setor.
A integração dos melhores estabelecimentos de restauração das várias regiões neste Programa será um forte incentivo aos restantes estabelecimentos para que estes promovam uma oferta baseada na melhoria contínua dos seus serviços.
Ao integrarem o SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos os estabelecimentos usufruem das seguintes vantagens:
Se tem um restaurante que serve gastronomia portuguesa, cuja confeção é efetuada no próprio local e que apresenta serviço à mesa, está localizado num dos locais onde estamos a implementar este Programa e quer fazer parte desta Rede, formalize já, sem qualquer custo, a sua adesão através do preenchimento do seguinte Boletim de Inscrição.
Consulte o Regulamento do Programa.
A adesão ao Programa SELEÇÃO GASTRONOMIA E VINHOS implica a realização de uma avaliação, que é efetuada de uma única vez, mas em dois momentos: uma refeição anónima seguida de uma auditoria técnica ao restaurante.
A avaliação é efetuada sem aviso prévio para que seja possível a apreciação dos serviços oferecidos aos clientes.
Para realização desta avaliação, com refeição incluída, prevê-se um tempo médio de 3 a 4 horas, pelo que apesar de não existir marcação prévia da avaliação, os restaurantes candidatos devem estar disponíveis e, sempre que possível, o gerente deve estar presente.
O custo desta refeição, para duas pessoas, será suportado pelo próprio restaurante.
Na sequência desta avaliação é emitido um Relatório que identifica as não-conformidades detetadas, e que devem ser corrigidas, e as oportunidades de melhoria sugeridas.
Em complemento ao Relatório é igualmente enviado um Parecer que conclui a realização da avaliação atrás referida e informa sobre a integração imediata no Programa ou sobre a necessidade de efetuar algumas correções, sem as quais não poderá ser possível a adesão.
Esta avaliação é realizada por técnicos qualificados e devidamente formados da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que só no final da refeição é que se identificam através de uma credencial emitida pela AHRESP.
Os estabelecimentos candidatos que, por qualquer motivo, decidam desistir do Programa após a realização desta avaliação, têm que suportar os custos de realização da mesma, no valor total de 50€ mais IVA.
Os estabelecimentos que não cumpram os requisitos da auditoria referida anteriormente poderão, e deverão, recorrer à AHRESP para apoio na correção desses mesmos requisitos.
A AHRESP, diretamente ou através dos seus Parceiros, apoiará os estabelecimentos candidatos para que estes possam o mais rapidamente possível integrar o Programa SELEÇÃO GASTRONOMIA E VINHOS.
Dependendo dos requisitos que sejam necessários corrigir para a integração no Programa, poderá haver necessidade de apresentar um orçamento a suportar pelo próprio estabelecimento.