Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Os Órgãos Sociais, das Comissões Diretivas Setoriais, e das Comissões Distritais e Regionais da AHRESP para o triénio 2024-2027 estão em funções desde 19 de abril de 2024, estando empossadas 88 empresas associadas da AHRESP, representadas por 176 dirigentes em todo o país (continente e Região Autónoma dos Açores).
Nos próximos três anos a direção da AHRESP é presidida por Carlos Moura, em representação do ITAU – Instituto Técnico de Alimentação Humana. Rui Mota é presidente da Mesa da Assembleia-Geral, em representação da Enatur – Empresa Nacional de Turismo e o Conselho Fiscal é presidido por José Lourenço Santos, em representação da Lunahoteis.
O mandato é orientado por seis ideias-chave:
É essencial obter por parte do Estado o reconhecimento de que as empresas devem posicionar-se no centro das prioridades, promovendo-se um ecossistema mais favorável – a nível financeiro e burocrático – que resulte no desenvolvimento e progresso dos negócios.
Aumentar as qualificações, enriquecer a atratividade das profissões e resolver a problemática falta de profissionais.
Sendo a gastronomia portuguesa uma âncora do Turismo torna-se evidente a oportunidade da criação de um Centro Nacional de Competências, Inovação e Investigação para a Gastronomia, à semelhança do que é concretizado em outros países, próximos a Portugal.
Definição de um quadro fiscal e contributivo que incentive e promova o investimento, instrumentos de apoio aos novos investimentos, e à recapitalização das empresas, quer sejam, de grande ou pequena dimensão.
Enriquecer os serviços prestados à comunidade, quer sejam às nossas empresas, quer sejam às instituições, quer seja ao público em geral. Pelo relevo da estrutura associativa acreditamos que as instituições, quer da administração central ou local, quer seja o Parlamento, valorizam o papel que podemos emprestar para uma produção legislativa e regulamentar mais consentânea, com as necessidades do tecido empresarial.
Dado o perfil e a capilaridade dos associados, que são milhares espalhados por todo o território nacional, a AHRESP quer reforçar todos serviços, designadamente na área da sustentabilidade, do digital e das energias, contribuindo para uma melhor eficácia das empresas e do respeito por todo o quadro legal.