Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Com a missão de dinamizar o espaço Origens, onde se encontram concentrados produtores locais de diversas regiões do país, o stand da Associação será essencialmente um espaço de showcooking e degustação, que irá projetar esta ligação dos produtores ao canal HORECA, numa abordagem “do prado ao prato”.
A AHRESP volta a participar na Alimentaria & Horexpo, o evento bianual de referência para os setores da Alimentação, Distribuição e Hotelaria, que decorre nos próximos dias 24, 25 e 26 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa. Uma semana após a realização da BTL – Bolsa de Turismo, a Associação tem o desafio de dinamizar um dos espaços da Alimentaria & Horexpo, denominado “Origens”, cujo stand (1D07) está situado entre produtores de diversas regiões do país.
A missão da AHRESP é projetar no seu stand, que será essencialmente um espaço de showcooking e degustação, uma ligação dos produtores ao canal HORECA, numa abordagem “do prado ao prato”, que conta com o apoio dos seguintes parceiros: Sogenave, Vivamais, Triponto, Jóia do Campo e Eporifrutas.
Assim, a AHRESP conta com alguns restaurantes convidados – Fábrica do Pastel de Feijão, Alkymia, Tertúlia da Quinta, D’ Bacalhau, DOTE e Sala de Corte – que além de apresentarem pratos emblemáticos dos seus estabelecimentos, também vão encarar o desafio de confecionar pratos integrando produtos disponibilizados pelos produtores do espaço Origens.
A AHRESP também celebra a gastronomia portuguesa com uma evocação ao programa TASTE Portugal, que através da criação de uma rede de restaurantes portugueses nos países que se destacam como emissores de turistas para Portugal, tem tido uma relevância promocional na projeção da gastronomia nacional além fronteiras.
O Stand AHRESP na Alimentaria & Horexpo vai ainda receber chefs e empresários do setor para discutir temáticas relacionadas com a Alimentação do Futuro: “Identidade e projeção no exterior: o que pensam da nossa cozinha?”, “Inovação versus tradição: são conceitos compatíveis na cozinha?”, “Desperdício alimentar e sustentabilidade: quais as estratégias?”, “Quais os novos valores da profissão?”, “Novas tecnologias na cozinha: que impacto na formação dos novos profissionais?”, “Utilização de materiais de materiais amigos do ambiente na Restauração: o setor está preparado?”, são as questões em debate.
O alinhamento dos finalistas candidatos aos Prémios AHRESP 2019 será anunciado no dia 26 de março, em antecipação ao maior evento nacional que premeia o profissionais, entidades, iniciativas e empresas que mais se destacaram no ano anterior, contribuindo para a dinamização e riqueza do Turismo nacional nas áreas do Alojamento Turístico, Restauração e Bebidas.
A AHRESP vai ainda entregar os diplomas aos Associados que este ano comemoram 25 e 50 anos de associativismo, no dia 25 de março, às 17 horas, numa homenagem pública a quem de forma resiliente está no mercado a dar o seu contributo para o turismo nacional.