Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
O Selo Clean & Safe, criado pelo Turismo de Portugal, em abril de 2020, teve por principal objetivo apoiar as empresas do setor turístico e áreas conexas nas medidas a adotar na contenção da pandemia Covid-19, reforçando a confiança em Portugal enquanto destino turístico.
Gratuito e opcional, este Selo foi renovado em abril de 2021, e conta atualmente com cerca de 23.000 entidades aderentes e 41.000 pessoas receberam formação gratuita pelo Turismo de Portugal.
Conforme já transmitido a todos os aderentes, o atual Selo está em vigor até 31 maio de 2022 (https://portugalcleanandsafe.com/pt-pt/badge-owners-portal).
Contudo, tendo em consideração o sucesso alcançado, visível na adesão, mas também no reconhecimento nacional e internacional, e face ao facto da segurança sanitária continuar a ser uma questão importante de saúde pública no futuro, pretende o Turismo de Portugal manter a aposta distintiva e reconhecida do Selo Clean & Safe, ajustando e enriquecendo a sua abrangência. Assim, a partir de 1 junho de 2022 vai haver uma nova versão do Selo Clean & Safe que abrangerá 3 novas áreas.
O Selo Clean & Safe pretende, assim, ser uma ferramenta de “gestão de crises” que potenciará a confiança no destino Portugal e nos seus recursos turísticos. Logo que tenhamos mias informação, partilharemos de imediato.
No âmbito da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar ao longo dos últimos dois anos, encontra-se a decorrer novo processo de inquirição para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.
Na sequência do prolongamento do conflito internacional na Ucrânia e da pressão inflacionista crescente, é da maior importância a AHRESP dispor de informação atualizada sobre a capacidade de sobrevivência e adaptação dos negócios, numa fase em que os nossos setores ainda não atingiram os níveis pré-pandemia e a generalidade das medidas de apoio já foram retiradas.
Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que possam salvaguardar os interesses das empresas do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.
Responda aqui ao inquérito para o Alojamento Turístico e aqui ao inquérito para a Restauração e Similares
Os Encontros AHRESP continuam a acontecer.
No dia 18 de maio, em Sesimbra, e no dia 6 de junho em Almada decorrerão dois Encontros, que contam com uma Sessão de Esclarecimentos AHRESP/ASAE.
PROGRAMA
Inscrição grátis, mas obrigatória aqui | lugares limitados
Inscrição grátis, mas obrigatória | lugares limitados
A AHRESP promove regularmente workshops e formações de interesse para os seus associados e empresários. Confirme aqui as sessões da responsabilidade da AHRESP previstas:
Melhor Destino Metropolitano à beira-mar é um dos poucos títulos que ainda faltam a Lisboa e que pode agora ser conquistado na 29ª edição dos prémios World Travel Awards (WTA). Lisboa está ainda nomeada para as categorias de Melhor Destino de Cidade, Melhor Destino City Break, Melhor Destino de Cruzeiros e Melhor Porto de Cruzeiros da Europa.
Já o Turismo de Lisboa está nomeado para Melhor Organismo de Turismo de Cidade. As votações decorrem até dia 8 de agosto em https://www.worldtravelawards.com/vote .
Podem votar nestes prémios o público em geral e os profissionais de Turismo.
Os vencedores serão anunciados dia 1 de outubro deste ano.
Foi alargado até 18 de maio o prazo para submissão de candidaturas à edição deste ano dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), dirigido a organizações, públicas ou privadas, que desenvolvam projetos ou iniciativas que contribuam para a promoção do espírito de empreendedorismo.
Nesta fase nacional do concurso, o júri atribui distinções em seis categorias, selecionando, entre todos os projetos candidatos, os dois melhores que irão representar Portugal na grande final europeia dos EEPA, no final do ano.
Para esclarecimentos adicionais contacte premioseuropeus@iapmei.pt.
É já amanhã, a partir das 10 horas, que decorre o Hotel 4.0 Portugal Summit, o evento final do projeto Hotel 4.0, um projeto disruptivo e inovador promovido pela AHRESP e cofinanciado pelo Portugal 2020, através do Programa COMPETE e pela União Europeia através do FEDER, que tem como objetivo acelerar a transformação digital e a qualificação do setor do alojamento em direção ao conceito de hotel 4.0.
Em dois anos, o projeto Hotel 4.0 juntou centenas de empresas de Norte a Sul do país, assim como especialistas e decisores nacionais e internacionais, em estudos e análises, ações de sensibilização e debates. Foi dinamizado um think tank, coordenado por Jaime Quesado, do qual resultou um policy paper com ideias para 6 áreas chave de desenvolvimento da hotelaria e do turismo. O roadshow Hotel 4.0 Talks, que arrancou virtualmente, teve paragens em Coimbra, Braga e Évora.
Mais de 300 pessoas estão já inscritas no Hotel 4.0 Portugal Summit, que acontece no Porto (Alfândega) esta quarta-feira entre as 10h e as 17h, e que contará com apresentações de especialistas, decisores, painéis especializados em áreas como Inovação, sustentabilidade, customer experience, assim como uma mostra tecnológica e a apresentação dos vencedores do Concurso de Ideias Hotel 4.0.
Serão oradores Marie Audren, diretora geral da Hotrec – Hospitality Europe; Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que encerrará o evento; Nuno Mangas, Presidente do Compete; entre muitos outros.
Consulte aqui o programa:
Programa:
10h00 Boas Vindas
Tiago Quaresma, vice-presidente da AHRESP
Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto*
Mónica Gonçalves, Turismo do Porto e Norte de Portugal *
10h20 Desafios estratégicos do Turismo na nova economia digital
Marie Audren, Diretora Geral, HOTREC – Hospitality Europe
Painel “Inovação e transformação digital no turismo português”
Fernando Alexandre, Professor Universidade do Minho
Joana Almeida, General Manager Sheraton Porto Hotel & SPA
Nuno Mangas, Presidente do Compete
Moderação: Júlio Magalhães
Iniciativa Hotel 4.0
Luís Ferreira – CEO Birds & Trees
12h45 Networking e mostra tecnológica
Almoço volante | Mostra tecnológica | Speed Meeting
14h30 -16h15
Sessão A – Inovação e tecnologia
Sérgio Guerreiro, Turismo de Portugal
Gabriel Coimbra, IDC
Case Study: Victor Amaral: boas práticas JNCQuoi, Fix Senscience, DHN
na hotelaria
Sessão B – Customer experience
Beatriz Casais, Universidade do Minho
Manuel Proença, Hoti Hotels
Case Study: Maria Gouveia: boas práticas Palácio Ramalhete e Cascais Beach Hotel
sustentabilidade na hotelaria
Sessão C – Inovar para a sustentabilidade na hotelaria
Sofia Santos, ISEG
Marta Salvador, Nest
Case Study: Telmo Faria: boas práticas no hotel Rio do Prado
16h30 Conclusões
Pitch do concurso de ideias Hotel 4.0
Conclusões das sessões temáticas
17h15
Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo
17h30 Porto de honra