Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
No âmbito da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar ao longo dos últimos dois anos, encontra-se a decorrer novo processo de inquirição para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.
Na sequência do prolongamento do conflito internacional na Ucrânia e da pressão inflacionista crescente, é da maior importância a AHRESP dispor de informação atualizada sobre a capacidade de sobrevivência e adaptação dos negócios, numa fase em que os nossos setores ainda não atingiram os níveis pré-pandemia e a generalidade das medidas de apoio já foram retiradas.
Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que possam salvaguardar os interesses das empresas do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.
Responda aqui ao inquérito para o Alojamento Turístico e aqui ao inquérito para a Restauração e Similares
Segundo o Banco de Portugal, em 2021 os portugueses efetuaram 3,1 mil milhões de euros de pagamentos de retalho, correspondentes a novos máximos históricos. As operações com cartão de pagamento, débitos diretos e transferências aumentaram 13,9% em quantidade e 14,4% em valor e representaram, em 2021, 99,5% do total de pagamentos.
A maior preferência por instrumentos de pagamento eletrónicos consolidou a tendência que já se verificava em anos anteriores. Na categoria das operações baseadas em cartão, destacou-se a grande subida na utilização da tecnologia contactless: 102,2% em número e 130,9% em valor.
As compras online com cartão também cresceram: 47,1% em número e 51,8% em valor. Saiba mais aqui
De acordo com as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares atualizadas para março de 2022, publicadas pelo Banco de Portugal, no final de março de 2022 o montante total de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas era de 76,2 mil milhões de euros.
Estes empréstimos cresceram 3,3% em relação a março de 2021. Desde março de 2021 que os empréstimos concedidos às empresas têm registado uma tendência de desaceleração.
Em março de 2022, esta desaceleração foi transversal a todas as classes de dimensão (com exceção das microempresas) e mais expressiva nas empresas do setor do alojamento e restauração e das atividades de informação e de comunicação. Saiba mais aqui
A eDreams, a maior agência de viagens online da Europa e líder global na venda de voos (excluindo a China), revela os resultados de um estudo realizado com o objetivo de perceber como se sentem os viajantes em relação às suas férias em 2022. Alguns dos resultados do inquérito realizado aos turistas portugueses:
Para ver o comunicado completo, clique aqui
A Delegação de Castelo Branco da AHRESP está a promover um encontro entre empresários da restauração e similares no próximo dia 9 de maio pelas 16 horas. A intenção é criar sinergias entre os empresários da restauração, alojamento e animação turística, mas também definir linhas de estratégia de promoção da região.
O encontro decorre no Auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, e conta com a presença de Ludovico Dias, presidente da Comissão Diretiva Distrital da AHRESP neste distrito. Inscreva-se aqui
No âmbito do programa Formação-Ação, cofinanciado pelo COMPETE 2020, ao abrigo do Fundo Social Europeu, a AHRESP disponibiliza às empresas da restauração e similares e do alojamento turístico a oportunidade de usufruírem de ações de formação gratuitas para os seus trabalhadores, que são contabilizadas no mínimo de 40 horas anuais de formação obrigatória que a entidade empregadora deve proporcionar aos seus funcionários.
Além da formação, a empresa beneficia ainda de consultoria especializada de acordo com as necessidades específicas de cada entidade. Este programa está disponível para micro, pequenas e médias empresas das regiões Norte, Centro e Alentejo.
Caso tenha interesse em saber mais informações, inscreva-se aqui
A AHRESP promove regularmente workshops e formações de interesse para os seus associados e empresários. Confirme aqui as sessões da responsabilidade da AHRESP previstas:
A nova proposta do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), já aprovada na generalidade no passado dia 29 de abril, não acolhe algumas importantes medidas propostas pela AHRESP, que teriam um impacto significativo no apoio à recuperação das atividades da restauração, similares e do alojamento turístico, sobretudo nas micro, pequenas e médias empresas.
Apesar de algumas medidas positivas, o novo OE2022, em nossa opinião, não responde ao contexto inflacionista que se verifica desde o início do ano, quer ao nível das matérias-primas, quer ao nível do combustível e da energia. Além de que o contexto atual levará inevitavelmente à perda do poder de compra das famílias e, por consequência, a uma provável redução de consumo.
A AHRESP considera que o OE2022 deveria ser um importante instrumento catalisador da atividade turística, que se tem revelado um dos principais motores da economia nacional. Inevitavelmente, as empresas da restauração, similares e do alojamento turístico serão, como sempre em momentos de crise, das mais afetadas.
A AHRESP irá propor audiências com os vários Grupos Parlamentares, onde terá oportunidade de apresentar um conjunto de 15 medidas, centradas em 3 eixos estratégicos: fiscalidade, capitalização e emprego, que consideramos como prioritárias para salvaguardar a economia e as empresas.
>>Consulte aqui o Comunicado completo
>>Veja aqui a participação de Ana Jacinto, secretária geral da AHRESP, na conferência Jornal Económico / EY sobre o Orçamento do Estado para 2022 (a partir de 2:36):
Em destaque: Marie Audren, diretora geral da Hotrec, e Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo
Programa:
10h00 Boas Vindas
Tiago Quaresma, vice-presidente da AHRESP
Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto*
Mónica Gonçalves, Turismo do Porto e Norte de Portugal *
10h20 Desafios estratégicos do Turismo na nova economia digital
Marie Audren, Diretora Geral, HOTREC – Hospitality Europe
Painel “Inovação e transformação digital no turismo português”
Fernando Alexandre, Professor Universidade do Minho
Joana Almeida, General Manager Sheraton Porto Hotel & SPA
Nuno Mangas, Presidente do Compete
Moderação: Júlio Magalhães
Iniciativa Hotel 4.0
Luís Ferreira – CEO Birds & Trees
12h45 Networking e mostra tecnológica
Almoço volante | Mostra tecnológica | Speed Meeting
14h30 -16h15
Sessão A – Inovação e tecnologia
Sérgio Guerreiro, Turismo de Portugal
Gabriel Coimbra, IDC
Case Study: Victor Amaral: boas práticas JNCQuoi, Fix Senscience, DHN
na hotelaria
Sessão B – Customer experience
Beatriz Casais, Universidade do Minho
Manuel Proença, Hoti Hotels
Case Study: Maria Gouveia: boas práticas Palácio Ramalhete e Cascais Beach Hotel
sustentabilidade na hotelaria
Sessão C – Inovar para a sustentabilidade na hotelaria
Sofia Santos, ISEG
Marta Salvador, Nest
Case Study: Telmo Faria: boas práticas no hotel Rio do Prado
16h30 Conclusões
Pitch do concurso de ideias Hotel 4.0
Conclusões das sessões temáticas
17h15
Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo
17h30 Porto de honra
Inscreva-se aqui
27 maio de 2022 | Fórum Picoas – Lisboa
Em destaque:
Contra-Almirante António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança e Autoridade Nacional de Segurança
PRÉ-PROGRAMA:
09h45 – Receção dos Participantes
10h00 – Sessão de Abertura
Modernização Administrativa*
Anfitrião: Adolfo Mesquita Nunes, Ex-Secretário de Estado do Turismo
10h40 – Hotel 4.0 – Luis Ferreira
11h00 – Startup Lisboa – Marta Miraldes
11h15 – Pitch Startup
11h20 – Painel 1 – Digitalização na Gestão
12h05 – Pitch Startup
12h10 – Painel 2 – Delivery
12h55 – Pitch Startup
13h00 – Almoço
Anfitrião: Pedro Santos Guerreiro, Diretor Executivo da CNN Portugal
14h30 – Cibersegurança
Geral do Gabinete Nacional de Segurança e Autoridade
Nacional de Segurança
15h10 – Pitch Startup
15h15 – Coffee-Break
15h30 – Painel 3 – Digitalização na Experiência (Cliente)
16h15 – Pitch Startup
16h20 – Leitura das Conclusões