Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Desde as 00h00 de hoje, e atendendo à publicação do diploma que versa sobre as medidas excecionais e temporárias no âmbito da pandemia da doença COVID -19, deixou de ser obrigatório o uso de máscaras em espaços interiores, com exceção de estabelecimentos e serviços de saúde; estruturas residenciais ou de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis, pessoas idosas ou pessoas com deficiência, bem como unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e transportes coletivos de passageiros.
Assim, o uso de máscara, por clientes e trabalhadores, no interior dos estabelecimentos de restauração e similares e de alojamento turístico deixou de ser obrigatório. O diploma ontem publicado revogou o regime do formulário de localização de passageiros, deixando de ser obrigatório o preenchimento do Passenger Locator Form pelos passageiros dos voos com destino ou escala em Portugal continental ou de navios cruzeiro que aqui atraquem.
Na Região Autónoma dos Açores é aplicável o regime decorrente da alteração legislativa operada no dia de ontem, pelo que, nesta Região, o uso de máscaras ou viseiras também só é obrigatório nos casos atrás referidos.
Continente: clique aqui
R.A. Açores: clique aqui
Decorre no próximo dia 26 de abril a sessão Hospitality & Customer Journeys no campus de Carcavelos da Nova SBE, no âmbito do evento “Fire Starting the Innovation Circle”, organizado pelo Nova SBE Innovation Ecosystem. Saiba mais aqui
O World Travel & Tourism Council (WTTC) lançou o documento ‘Hotel Sustainability Basics’, um conjunto de critérios mínimos globalmente reconhecidos que todos os hotéis devem implementar para um turismo e viagens responsáveis. A iniciativa pretende contribuir para que os hotéis reduzam o seu impacto ambiental e aumentem a sua sustentabilidade.
Desenvolvida pela indústria para a indústria, destacam-se 12 ações mínimas agrupadas em três áreas: Eficiência, Planeta e Pessoas. Destas, a WTTC considera que 8 podem ser tomadas imediatamente e as restantes a três anos.
Consulte aqui as 12 medidas propostas: WTTC Hotel Sustainability Basics
Victor Manuel Martins, Diretor Ibérico da Nestlé Professional, é o novo Presidente da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), após ter sido eleito, por unanimidade, em Assembleia Geral da Associação, realizada no passado dia 7 de abril.
No âmbito do programa Formação-Ação, cofinanciado pelo COMPETE2020 ao abrigo do Fundo Social Europeu, a AHRESP disponibiliza às empresas da restauração e similares e do alojamento turístico a oportunidade de usufruírem de ações de formação gratuitas para os seus trabalhadores, que são contabilizadas no mínimo de 40 horas anuais de formação obrigatória que a entidade empregadora deve proporcionar aos seus funcionários.
Além da formação, a empresa beneficia ainda de consultoria especializada de acordo com as necessidades específicas de cada entidade. Este programa está disponível para micro, pequenas e médias empresas das regiões Norte, Centro e Alentejo.
Caso tenha interesse em saber mais informações, inscreva-se aqui
A AHRESP promove regularmente workshops e formações de interesse para os seus Associados e empresários.
Confirme aqui as sessões da responsabilidade da AHRESP previstas:
Inscrições aqui
É já no próximo dia 11 de maio que decorre o Hotel 4.0 Portugal Summit. O programa deste importante evento, que será o culminar do Projeto Hotel 4.0, cofinanciado pelo Portugal 2020, através do Programa Compete 2020 e pela União Europeia através do FEDER, já está disponível.
O evento, que decorre no dia 11 de maio na Alfândega do Porto entre as 10h e as 17h30, visa acelerar a transformação digital da hotelaria e reúne empresas, decisores nacionais e internacionais, escolas, universidades, especialistas, inovadores, que terão como missão criar valor pela utilização de novos modelos e processos que desenvolvam o conceito de hotel do futuro, conjugando sustentabilidade e digitalização, sem esquecer o fator humano.
Veja aqui o programa e faça já a sua inscrição:
Programa
Com o gradual levantamento de restrições Covid, que conheceu no dia de hoje uma nova fase, a AHRESP questiona o Governo português da manutenção das restrições às viagens aéreas ainda em vigor. Neste momento já existem 11 países da UE ou Espaço Schengen – República Checa, Dinamarca, Hungria, Islândia, Irlanda, Letónia, Noruega, Polónia, Roménia, Eslovénia e Suécia – que levantaram totalmente as exigências aos passageiros aéreos independentemente da origem.
Isto significa que os viajantes de fora da UE não precisam apresentar um Certificado COVID válido – um certificado de vacinação, recuperação ou teste – ao chegar a um desses países, sendo que esta medida está prevista de ser implementada a muito curto prazo em outros países, tais como a Grécia. Sendo Portugal um dos países com maior cobertura vacinal e, no seguimento da decisão de outros países, é da maior urgência que o Governo português esclareça a razão da manutenção destas restrições. Saiba mais aqui