Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
A primeira conclusão, das 20 que resultaram dos trabalhos do Congresso AHRESP 2022, diz que “o turismo é ‘O’ motor da economia nacional, e como tal deve ser apoiado, servindo mesmo de exemplo para formatar outras atividades económicas”. Conheça os pontos essenciais para que o turismo, e em particular as nossas empresas, possam ter sucesso e contribuir para a sustentabilidade da economia do país.
Auditório do Convento de São Francisco, em Coimbra, teve ‘casa cheia’ no Congresso AHRESP 2022
© Nuno Martinho/AHRESP
O Congresso AHRESP’2022, com o mote Sustentabilidade: Utopia ou Sobrevivência? decorreu nos dias 14 e 15 de outubro em Coimbra, no Convento de São Francisco, com o objetivo de pensar e antever o futuro de 115 mil empresas dos setores económicos da restauração, bebidas e do alojamento turístico.
Foi o evento mais mobilizador de sempre realizado pela AHRESP, mas também o maior de que há registo no associativismo empresarial a nível nacional: mobilizou mais de 60 oradores e reuniu mais de 1.100 participantes, entre profissionais, empresários, parceiros, académicos e políticos, que refletiram sobre os problemas e desafios que enfrentam as empresas do turismo, mas também sobre os caminhos a percorrer e as urgentes soluções a implementar para que a atividade turística possa continuar a fazer o que tem feito nos últimos anos, que é alavancar a economia nacional, dando o seu contributo inexcedível para a sustentabilidade da economia nacional.
Neste Congresso foram discutidas as maiores preocupações das atividades económicas do turismo, nomeadamente: sustentabilidade económica e ambiental, reforma fiscal, acessibilidades, otimização da gestão dos negócios, mercado laboral, desenvolvimento e capacitação de profissionais, responsabilidade social, marketing no turismo e transição digital das empresas, gastronomia e o conceito ‘TASCA’ como identidade de marca nacional e internacional, tendo daí resultado as seguintes Conclusões:
VEJA TODAS AS SESSÕES AQUI
Todas as sessões estão disponíveis na página do YouTube da AHRESP