Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Realiza-se no dia 21 de abril o evento Farm to Fork | Combate ao Desperdício Alimentar, dinamizado no âmbito de uma parceria entre o IAPMEI e o CVR – Centro de Valorização de Resíduos de Guimarães, com o objetivo de sensibilizar as empresas e as entidades da envolvente empresarial para a adoção de práticas e processos de produção que contribuam para a redução do desperdício alimentar, através da apresentação de um conjunto de projetos promissores na sua valorização e reaproveitamento. Durante o encontro, que terá transmissão em live streamming, serão apresentados vários projetos que se constituem como bons exemplos de aplicação industrial no combate ao desperdício alimentar. Para além das questões que se prendem com a sustentabilidade e a valorização de subprodutos e resíduos agroalimentares, a integração de processos de inovação no combate ao desperdício agroalimentar tem como objetivo reposicionar as empresas desta cadeia de valor em patamares mais competitivos e sustentáveis, promovendo a adoção de soluções integradas de Bioeconomia. Inscrições aqui.
O Programa Empresas Turismo 360° é uma iniciativa inscrita no Plano de Ação “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, que visa incentivar as empresas do setor a reportar o seu desempenho em matéria de sustentabilidade, apoiando-as tecnicamente na integração dos fatores ESG – Environmental, Social and Governance na estratégia de negócio e na cultura organizacional e orientando-as no processo de reporte regular de informação não-financeira sobre as suas práticas ambientais, sociais e de governação.
Concluídas as ações-piloto com 50 empresas de diferentes dimensões e áreas de operação, o Turismo de Portugal vai iniciar já no próximo dia 20 de abril a sua agenda de ações de capacitação em regime alargado a todo o tecido empresarial do setor. Com o tema Gestão ESG: Alcançar a sustentabilidade ambiental, social e de governação, o primeiro ciclo de ações de capacitação, a decorrer entre abril e junho de 2022, inclui várias edições dirigidas a gestores e técnicos nas áreas de estratégia, inovação ou sustentabilidade de micro e pequenas empresas do turismo, cada uma com a duração total de 7 horas e 30 minutos. As ações decorrem online e em direto e a frequência é gratuita, mas sujeita a inscrição, na Academia Digital do Turismo de Portugal (participação limitada à disponibilidade existente e sujeita a confirmação). Saiba mais aqui
No primeiro trimestre de 2022 foram criadas em Portugal 13 628 novas empresas, o que corresponde a um crescimento de 30% face ao mesmo período de 2021. Março foi também o 6º mês consecutivo a registar crescimento na constituição de empresas, o que mostra de forma cada vez mais clara uma trajetória de recuperação neste indicador. O aumento na criação de novas empresas no 1º trimestre de 2022 é transversal à quase totalidade dos setores de atividade. Entre eles, destacam-se os maiores crescimentos nos setores dos Serviços Gerais (+604 constituições, +46%), Serviços Empresariais (+540 constituições, +29%) e Alojamento e Restauração (+493 constituições, +64%). Em relação ao mesmo período do último ano anterior à pandemia (2019), a constituição de novas empresas está ainda 15% abaixo, embora a recuperação se revele consistente. Mais informações aqui
A AHRESP promove regularmente workshops e formações de interesse para os seus associados e empresários. Confirme aqui as sessões da responsabilidade da AHRESP previstas para abril:
Saiba mais ou faça já a sua inscrição aqui.
É já no dia 11 de Maio que decorre o Hotel 4.0 Portugal Summit no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O evento sobre a transformação digital da hotelaria é promovido pela AHRESP e conta com Marie Audren, Diretora-Geral da HOTREC, Associação Europeia da Hospitalidade, como principal oradora. Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, será responsável pelo encerramento. As inscrições já estão abertas aqui.
A falta de recursos humanos disponíveis para trabalhar nos setores da restauração e similares e do alojamento turístico é um problema para o qual a AHRESP tem vindo a alertar regularmente. Para contribuir para a minimização da enorme escassez de profissionais que as empresas do canal HORECA estão a sentir, a AHRESP tem vindo a reforçar a discussão deste tema através de várias propostas concretas e iniciativas. No próximo dia 20 de abril a AHRESP promove a conferência Mercado de Trabalho, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, para debater os problemas concretos. Juntando empresas, especialistas, decisores, mas também estudantes e futuros trabalhadores, este evento pretende debater temas como Práticas no Mercado de Trabalho europeu; Como Atrair e Reter Profissionais; ou Condicionalismos na Contratação. O programa completo está a ser ultimado, e será divulgado brevemente no Site da AHRESP. Pode, no entanto, fazer a sua pré-inscrição no site da AHRESP.
As candidaturas aos Prémios AHRESP estão abertas e decorrem até 18 de abril. Podem candidatar-se empresas e empresários que possuam um negócio nas atividades da restauração, similares e do alojamento turístico, mas também pode haver nomeações por terceiros. A inscrição deve ser feita no site dos premiosahresp.com.pt até 18 de abril.
As categorias abertas ate 18 de abril são as seguintes:
Saiba tudo aqui