Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
O Presidente da República aceitou os nomes propostos pelo primeiro-ministro para o XXIII Governo Constitucional. Rita Marques assume a pasta do Turismo, Comércio e Serviços. Para ver os restantes nomes, clique aqui
A AHRESP participa na Tecnipão-Packaging, 7.ª Feira profissional de máquinas, equipamentos e matérias-primas para pastelaria, panificação, gelataria e chocolataria, que pela primeira vez decorre na FIL, em Lisboa, depois de mais de 20 anos na Batalha. A AHRESP marca presença com um stand. A TECNIPÃO decorre entre 27 a 29 de março de 2022 na Feira Internacional de Lisboa. Para ter acesso ao código que lhe permite entrar nesta feira, consulte o Site da AHRESP.
No dia 30 de março, a Casa da Cultura de Ílhavo acolhe a Feira Vocacional e do Emprego do Município de Ílhavo, Aveiro, entre as 10h e as 18h, uma oportunidade para quem procura emprego, formação ou orientação vocacional. A AHRESP marcará presença com a sua Bolsa de Emprego. O objetivo da AHRESP é apoiar os seus Associados, neste momento difícil, através da recolha e partilha de Curricula Vitae /informações de eventuais interessados em trabalhar no nosso setor.
No próximo dia 5 de Abril às 14h30, irá decorrer no Convento do Espinheiro a 4ª sessão das “Hotel 4.0 Talks”, com o tema Turista 4.0 | Hotel do Futuro: Mais Digital, Sustentável e Humano. Nesta sessão aberta ao público, além da interação entre um interessante painel de especialistas do setor, procuraremos apresentar os dados preliminares do estudo do Estado da Arte e Visão Prospetiva da Hotelaria Portuguesa no que diz respeito à capacitação digital das empresas do setor turístico. Contaremos igualmente com a presença do presidente da Câmara Municipal de Évora Carlos Pinto de Sá, e do Vice-Presidente da Turismo do Alentejo, ERT Pedro Dias na sessão de abertura, que apresentam a visão do município e da região de turismo sobre a temática apresentada. Para ver o programa e inscrever-se, consulte o Site da AHRESP.
A cidade de Tomar vai receber, de 6 a 9 de junho, a 8.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, uma iniciativa emblemática do Turismo Centro de Portugal, que todos os anos junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados ao turismo interno. Tomar sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Caldas da Rainha, as cidades do Centro de Portugal que acolheram as edições anteriores. Este ano, o tema central do evento é “A Era Pós-Covid-19 e o Turismo: Olhos Postos no Futuro!”.
Entre hoje e 1 de abril, as escolas do Turismo de Portugal promovem a Open Week para mostrar o que de melhor têm e fazem ao nível da formação na área do Turismo e da Hotelaria e dar a conhecer as possíveis oportunidades de carreira no setor. Aulas abertas, workshops de Bar, de Serviço de Mesa, Cozinha ou Pastelaria, debates, visitas culturais e atividades de natureza e aventura, são algumas das atividades em destaque nas 12 Escolas do Turismo de Portugal, dirigidas ao público em geral e, também, a alunos de outras escolas que queiram ter a oportunidade de experimentar a formação em turismo. O programa detalhado pode ser consultado no Site da AHRESP.
O Banco de Portugal publicou o Boletim Económico de março de 2022, onde atualiza as projeções para o crescimento do país nos próximos anos. Apesar da incerteza acrescida associada ao conflito na Ucrânia, prevê-se que a economia portuguesa mantenha um perfil de crescimento no horizonte 2022-24. O PIB cresce 4,9% em 2022, 2,9% em 2023 e 2,0% em 2024. Face a dezembro, a projeção para o crescimento do PIB é mais baixa em 0,9 pp em 2022 e 0,2 pp em 2023, permanecendo inalterada em 2024. Esta revisão do crescimento em 2022 reflete o menor crescimento no 4.º trimestre de 2021 e indicadores mais fracos no 1.º trimestre de 2022, devido à 5.ª vaga da pandemia e ao conflito militar, a par da redução do poder de compra causado pela inflação e das hipóteses externas menos favoráveis. A inflação foi revista em alta, em particular para 2022, em reflexo da subida do preço das matérias-primas e dos constrangimentos nas cadeias de abastecimento globais. As projeções apontam assim para um aumento da inflação em 2022 para 4,0%, reduzindo-se para 1,6% em 2023 e 2024. Os preços dos serviços de turismo, transportes aéreos e serviços de lazer têm vindo igualmente a aumentar desde o 2.º semestre de 2021, explicando cerca de 70% da subida homóloga dos preços dos Serviços. Consulte a notícia completa
A AHRESP e a Nestlé Professional firmaram um protocolo de parceria e ‘sponsorização’ que marca o início de uma colaboração de proximidade entre ambas as entidades. A Nestlé Professional torna-se, assim, um dos grandes patrocinadores da AHRESP para 2022, estando incluída no acordo a participação em vários eventos da associação durante o ano. O arranque aconteceu na Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior certame nacional da área do turismo, onde a Nestlé Professional marcou presença com várias atividades de grande sucesso no stand da AHRESP. A Nestlé Professional estará ainda presente com a AHRESP nas conferências Mercado de Trabalho, Transição Digital e Sustentabilidade, e nos eventos Prémios AHRESP, Gastronomia e Congresso AHRESP. Carlos Moura, Vice-Presidente da AHRESP, considera que “Depois de dois anos de pandemia, a AHRESP, este ano, vai realizar um ambicioso programa de eventos, procurando estimular a atividade económica nos setores que representa. A Nestlé Professional disponibilizou-se desde logo a acompanhar-nos neste trajeto. Este protocolo marca o início de uma expectável longa e profícua relação”.
No contexto de grande incerteza que vivemos atualmente, as empresas do turismo foram apanhadas pelo aumento brutal dos custos operacionais, numa fase em que tentavam lentamente reerguer-se após dois anos de pandemia COVID-19 e severos prejuízos financeiros. Por esse motivo, é fundamental dotar estas empresas de instrumentos de apoio financeiro capazes de garantir a sua sobrevivência e assegurar que conseguem fazer face à subida do preço da energia e das matérias-primas. Assim, a AHRESP defende o reforço urgente da dotação da Linha de Apoio ao Turismo 2021, lançada pelo Banco Português de Fomento no final do ano anterior, garantindo o acesso universal a todas as empresas que precisam de financiar as suas necessidades de tesouraria imediatas. Esta linha pode conceder financiamentos bancários de curto, médio e longo prazo para necessidades de tesouraria e para investimento em ativos fixos corpóreos e incorpóreos. Mais informações aqui