Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
O Primeiro-Ministro informou ontem o Presidente da República sobre a estrutura orgânica do XXIII Governo Constitucional. O Executivo terá 17 ministros e 38 secretários de Estado (menos 20% de governantes do que no Executivo precedente). Uma das novidades é a concentração de ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência na atual sede da Caixa Geral de Depósitos – sob coordenação da Presidência do Conselho de Ministros. O Primeiro-Ministro informa ainda que decidiu colocar na sua direta dependência os seguintes secretários de Estado: – Digitalização e Modernização Administrativa – Assuntos Europeus. António Costa apresentou hoje ao Presidente da República a composição do Governo. Para ver a orgânica do Governo clique aqui. Para ver o documento de aceitação da composição do Governo pelo Presidente da República, clique aqui
A AHRESP Aveiro vai assinar amanhã, dia 24 de março, um protocolo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.) que visa estabelecer uma colaboração para o desenvolvimento de projetos e iniciativas que contribuam para a qualificação dos recursos humanos dos setores do Alojamento Turístico e da Restauração e Bebidas. A assinatura do protocolo tem lugar no Auditório do Edifício da Entidade Regional de Turismo do Centro, em Aveiro, às 11h30, e é aberta ao público.
É já amanhã dia 24 de março que decorre a sessão de esclarecimento conjunta com a ASAE no Auditório do Espaço Inovação da Mealhada.
14h45 – Receção dos Participantes
15h00 – 15h20 – Sessão de Abertura
15H20 – 16H00 – Papel da ASAE junto das empresas do canal HORECA
16H00 – 18H00 – Como reagir a uma inspeção da ASAE
18h00 – Encerramento
Os lugares são limitados e estão quase esgotados. Para proceder à inscrição (obrigatória), clique aqui.
A AHRESP vai estar presente na Tecnipão-Packaging, 7.ª Feira profissional de máquinas, equipamentos e matérias- primas para pastelaria, panificação, gelataria e chocolataria, que pela primeira vez decorre na FIL, em Lisboa, depois de mais de 20 anos na Batalha. A AHRESP marcará presença com um stand e está também a promover um Seminário com o tema “Pastelaria e Padaria: uma reflexão para uma oferta mais saudável”, no dia 28 de março às 15h. Este Seminário é moderado por Fernando Melo, Crítico de Vinhos e Comida no Diário de Notícias, Evasões e Grandes Escolhas, e conta com a presença de Maria Torres, Técnica de Segurança Alimentar; Joana Ribeiro, Assessora Técnica da Associação Portuguesa de Nutrição da Associação Portuguesa de Nutrição (APN); Mário Rolando, Formador e consultor; António Melgão, proprietário da Pastelaria Capri (Montemor-o-Novo) e vice-presidente da AHRESP, e ainda Paula Alves, proprietária da Pastelaria Alcôa (Alcobaça). Para garantir a sua presença, faça a sua inscrição através do Site da AHRESP. Programa disponível aqui A TECNIPÃO decorre entre 27 a 29 de março de 2022 na Feira Internacional de Lisboa. Para ter acesso ao código que lhe permite entrar nesta feira, consulte o Site da AHRESP.
Até ao final do mês vão decorrer mais dois workshops Melhores Empresários, Melhores Negócios, promovidos pela AHRESP e pela Confederação de Turismo de Portugal (CTP). No dia 25 de março o tema será Técnicas de Negociação e Vendas. E no dia 29 de março há um novo workshop sobre Legislação Laboral. Para ver os programas completos e inscrever-se nestes eventos, que são gratuitos e decorrem via Zoom, consulte o Site da AHRESP.
No dia 5 de abril às 14h30 decorre no Convento do Espinheiro, em Évora, a 4ª sessão das “Hotel 4.0 Talks”, com o tema Turista 4.0 | Hotel do Futuro: Mais Digital, Sustentável e Humano. Nesta sessão aberta ao publico e a todos os interessados no tema da digitalização no setor turístico, além da interação de um interessante painel de especialistas do setor, procuraremos apresentar alguns dados preliminares o Estudo do Estado da Arte e Visão Prospetiva da Hotelaria portuguesa. O programa será o seguinte:
O programa Hotel 4.0 é cofinanciado pelo Portugal 2020, através do Programa Compete 2020, e pela União Europeia através do FEDER. Para se inscrever, clique aqui
O Governo lançou a Plataforma Portugal for Ukraine (https://portugalforukraine.gov.pt/), com respostas do Estado Português ao conflito na Ucrânia e criou um programa designado de “Porta de Entrada”, iniciativa que pretende disponibilizar habitação, nomeadamente em empreendimento turístico ou similar, a pessoas que ficaram sem casa, de forma temporária ou definitiva, ou estejam em risco iminente de ficar nessa situação, em resultado de acontecimento imprevisível ou excecional, nomeadamente movimentos migratórios como é o caso das pessoas deslocadas da Ucrânia. Para mais informações sobre o Programa “Porta de Entrada”, Consulte Site AHRESP aqui e aqui
Foi aprovada em Assembleia Municipal de Lisboa a suspensão de novos registos de estabelecimentos de Alojamento Local por um prazo de 6 meses, sem prejuízo de nova renovação por igual período, até à entrada em vigor da alteração do Regulamento Municipal de Alojamento Local, nas freguesias onde o rácio AL/habitação permanente é igual ou superior a 2,5%, sem prejuízo das zonas de contenção onde esta proibição já vigora. A suspensão de registos passa assim a aplicar-se às freguesias de Ajuda, Alcântara, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Belém, Campo de Ourique, Estrela, Misericórdia, Parque das Nações, Penha de França, Santa Maria Maior, Santo António e São Vicente. A AHRESP lamenta esta decisão, que irá ter um impacto negativo, nomeadamente ao nível das dinâmicas do turismo e dos ganhos que geram, direta e indiretamente, assim como ao nível das dinâmicas de regeneração dos imóveis da cidade que, como sabemos, muito devem a esta atividade. A decisão será agora objeto de publicação em Boletim Municipal.
No âmbito dos financiamentos atribuídos pela Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas do Turismo, as empresas podem ter direito a um prémio de desempenho, que consiste na conversão de 20% do financiamento concedido em incentivo a fundo perdido, caso não tenham ocorrido despedimentos coletivos, por extinção do posto de trabalho ou por inadaptação. Ao prémio de desempenho pode acrescer o montante de 250 euros por empresa, se esta demonstrar ter obtido o selo «Estabelecimento Clean & Safe» e ter participado em, pelo menos, uma das ações de formação a respeito da implementação do referido selo, ministradas pelo Turismo de Portugal em 2021. Para obter este prémio, as empresas devem preencher um formulário na plataforma SGPI do Turismo de Portugal até dia 31 de março de 2022. Caso ainda não o tenha feito, a AHRESP oferece aos seus associados um serviço de apoio à submissão deste formulário, sendo para tal necessário o envio de um e-mail para ana.sousa@ahresp.com, indicando os dados da empresa (nome e NIF) e o contacto do responsável (nome, telefone e e-mail), até à próxima sexta-feira, dia 25 de março.