Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
De acordo com as novas medidas estipuladas na atualização da Orientação Técnica n.º 023/2020 da Direção-Geral da Saúde, a AHRESP disponibiliza aos seus Associados o novo dístico com as regras para clientes, que deve ser afixado em local destacado, junto à entrada dos estabelecimentos.
Além deste, recordamos também a necessidade de afixar junto dos dispensadores de produto desinfetante de mãos, informação incentivadora e explicativa da correta lavagem e desinfeção das mãos. Para tal, pode utilizar este dístico.
Para ter acesso ao dístico AHRESP, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.
Depois volte a entrar nesta página.
A AHRESP recorda que continua disponível a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, o principal mecanismo de apoio ao investimento nos nossos setores que está atualmente em vigor. São elegíveis os investimentos que se traduzam: na requalificação de empreendimentos, estabelecimentos e atividades; ou na criação de empreendimentos, estabelecimentos e atividades a implementar em territórios de baixa densidade.
O financiamento é repartido entre a Banca e o Turismo de Portugal, sendo que a parcela do Turismo de Portugal não vence juros. Existe a possibilidade de conversão em fundo perdido de parte do montante financiado pelo Turismo de Portugal, em função do cumprimento de determinadas metas de negócio.
As empresas turísticas devem ainda prever a realização de investimentos nas áreas da gestão ambiental e da acessibilidade.
Os pedidos de financiamento são apresentados junto das instituições de crédito aderentes. Saiba mais aqui
De acordo com dados publicados pelo Eurostat, em setembro de 2021 a taxa de desemprego da Zona Euro desceu para 7,4% (7,5% em agosto).
A União Europeia registou também uma descida da taxa de desemprego, que passou de 6,9% em agosto para 6,7% em setembro.
Em tendência inversa, em Portugal a taxa de desemprego registou uma subida de 0,1 pontos percentuais (6,3% em agosto para 6,4% em setembro), mas mantém-se abaixo da média europeia. Saiba mais aqui
De acordo com o Eurostat, em 2020, a receita de impostos e contribuições sociais diminuiu 215 biliões de euros na União Europeia (UE), em comparação com 2019.
Esta foi a primeira redução registada desde 2009. O rácio impostos / PIB global, ou seja, a soma dos impostos e das contribuições sociais líquidas em percentagem do produto interno bruto (PIB), situou-se em 41,3% na UE em 2020, um aumento em comparação com 2019 (41,1%).
Tal é explicado pela diminuição do PIB, como resultado da pandemia COVID-19. Saiba mais aqui
Foi publicada a resolução que cria o grupo de trabalho para a monitorização da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSANP) na estrutura do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
O diploma prevê o alargamento do número de entidades que podem participar nos trabalhos do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSANP).
A estratégia está alinhada com as orientações da ONU consubstanciadas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e com a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (ESAN-CPLP), com o objetivo da transição para sistemas alimentares e nutricionais resilientes, inclusivos e sustentáveis.
A AHRESP participou, como entidade convidada, na quarta reunião deste órgão, realizada em abril deste ano, e em que foi debatida esta Estratégia. Congratulamos o alargamento do número de entidades que podem participar nos trabalhos, pois o sucesso destas iniciativas só é possível quando há um caminho conjunto entre todos os setores económicos nos diferentes elos da cadeia de valor.
A AHRESP continua a receber relatos de empresas dos setores do alojamento turístico e da restauração e similares que permanecem com pagamentos pendentes no âmbito da medida APOIAR Rendas, inserida no programa APOIAR.
Esta medida, anunciada em dezembro de 2020, esteve disponível para candidatura entre fevereiro e abril de 2021 e tinha o objetivo de apoiar o pagamento das rendas do primeiro semestre de 2021. Lamentavelmente, quase um ano após o anúncio da medida, o montante total do apoio ainda não chegou às empresas.
A AHRESP apela à regularização dos pagamentos em falta com a máxima urgência, que são muito importantes para reforçar a tesouraria das empresas numa altura em que a maioria dos apoios foram já retirados.
Face à enorme escassez de profissionais que as empresas do canal HORECA estão a sentir, a AHRESP e o Centro de Emprego de Lisboa estabeleceram uma parceria com o intuito de apoiar as empresas neste momento difícil e reduzir a taxa de desemprego existente na cidade.
Este projeto piloto está, para já, decorrer apenas em Lisboa, mas pretende-se que seja estendido a outras cidades de País.
Assim, caso tenha interesse em ser contactado pelo Centro de Emprego de Lisboa para iniciar um eventual processo de recrutamento, preencha este questionário aqui
O grupo de trabalho criado no âmbito da Comissão Parlamentar de Trabalho, da Assembleia da República, aprovou ontem algumas propostas de alteração ao Código do Trabalho, nomeadamente ao regime do teletrabalho.
O texto das alterações não foi oficialmente disponibilizado, porém, de acordo com a informação a que tivemos acesso, foi aprovado o alargamento do regime de teletrabalho aos pais com filhos até 8 anos e o pagamento, pelo empregador, das despesas do trabalhador advenientes do teletrabalho, como energia e Internet. Outra alteração ao Código do Trabalho diz respeito ao dever do empregador se abster de contactar o trabalhador no período de descanso.
A AHRESP pronunciou-se sobre a versão inicial do projeto de alteração, tendo manifestado a sua discordância quanto a alterações à legislação laboral na presente conjuntura. Relativamente às propostas em concreto estas deveriam ser discutidas em sede de contratação coletiva.
A votação final global deste diploma está agendada para amanhã, dia 5 de novembro, altura em que se terá acesso à redação final do diploma.