Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
A AHRESP relembra que está a decorrer, até às 18h do dia 30 de dezembro de 2021, o prazo para apresentação de candidaturas às medidas Incentivo ATIVAR e Estágios ATIVAR.
O Incentivo ATIVAR é um apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho com desempregados inscritos no IEFP há pelo menos 6 meses (este prazo reduz-se para 3 meses em candidaturas aprovadas até 31 de dezembro de 2021).
Já os Estágios Ativar consistem num apoio à inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados.
Os estágios têm a duração de 9 meses, sendo atribuída ao estagiário uma bolsa mensal, cujo valor é comparticipado pelo IEFP, no mínimo em 65%. Para candidaturas aprovadas até 30 dezembro de 2021, a comparticipação do IEFP é de 75%. As candidaturas são efetuadas no portal online do IEFP. Saiba mais aqui
Dados do INE revelam que, no 2º trimestre de 2021, os residentes em Portugal realizaram 3,6 milhões de viagens, o que correspondeu a um acréscimo de 83,9% face a 2020 (-35,4% face ao 2º trimestre de 2019).
Por destino das viagens, 96,9% decorreram em território nacional, mais de 10 pontos percentuais (p.p.) acima da percentagem registada no 2º trimestre 2019 (85,2%). Inversamente, as viagens com destino ao estrangeiro reduziram a sua expressão, limitando-se a 3,1% do total (14,8% no 2º trimestre de 2019). O “lazer, recreio ou férias” foi a principal motivação para viajar no 2º trimestre de 2021.
Os “hotéis e similares” concentraram 16,5% das dormidas e o “alojamento particular gratuito” foi opção em 76,8% do total de dormidas. Saiba mais aqui
Segundo o Banco de Portugal, em setembro de 2021, o montante total de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas cresceu 5,1% em relação a setembro de 2020. Contudo, o ritmo de crescimento dos empréstimos às empresas voltou a diminuir pelo quinto mês consecutivo.
Ainda assim, os empréstimos às empresas têm aumentado a um ritmo superior ao observado na Área do Euro.
O montante de depósitos que as empresas detêm nos bancos residentes em Portugal cresceu 14,6% em relação a setembro de 2020, para 58,8 mil milhões de euros (este montante tinha crescido 16,4% no mês anterior). Saiba mais aqui
A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável publica o Manual de Dietas Hospitalares, um documento que pretende harmonizar as dietas hospitalares e a sua nomenclatura em todos os hospitais da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em paralelo, foi publicado o Despacho n.º 10511/2021 que determina que os contratos a celebrar para a prestação de serviços de fornecimento alimentar pelos estabelecimentos hospitalares do SNS devem ser elaborados em conformidade com o Manual de Dietas Hospitalares agora publicado. Saiba mais aqui
A Organização Mundial de Turismo vai realizar a sua 24ª Assembleia Geral em Madrid entre 30 de novembro e 3 de dezembro de 2021. Será dado especial enfoque à importância da inovação, educação e desenvolvimento rural, assim como à importância do turismo no crescimento inclusivo.
Os participantes irão receber o Código Internacional para a Proteção de Turistas, um instrumento legal de referência, criado para restaurar a confiança nas viagens internacionais.
Serão também conhecidos os vencedores da competição Best Tourism Villages, assim como a Tourism Video Competition, que premeia os vídeos promocionais dos estados-membros e membros afiliados que destacam a resiliência do setor e a sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs).
Nesta reunião será ainda decidida a localização da próxima Assembleia-Geral, estando Portugal na corrida, assim como o Egipto e o Uzbequistão. Saiba mais aqui
O vídeo-atendimento é um novo canal de relacionamento do Instituto da Segurança Social, que possibilita aos cidadãos e empresas a comodidade de serem atendidos na data e hora previamente agendadas. A marcação do vídeo-atendimento pode ser feita através do portal de marcações SIGA em https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ ou através da Linha Segurança Social (210 545 400 ou 300 502 502, dias úteis, das 9h00 às 18h00).
Ao fazer a marcação para vídeo-atendimento o cidadão recebe no seu email uma mensagem com as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e o link para cancelamento se não puder comparecer. Saiba mais aqui
Foi inaugurado oficialmente o “Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality (WiTH)” na Nova School of Business & Economics (Nova SBE), em Carcavelos.
O local pretende explorar as melhores formas do Turismo contribuir para a sustentabilidade e promover uma educação de gestão avançada em hospitalidade, turismo e outras indústrias orientadas para o serviço. O projeto une a Nova SBE e o Westmont Hospitality Group (WHG), grupo internacional de hotelaria e gestão de ativo.
A inauguração contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Príncipe Amyn Aga Khan e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Saiba mais aqui
No próximo domingo, dia 31 de outubro, a hora vai mudar. Concretamente em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira às 02h passa a ser 01h. Na Região Autónoma dos Açores, à 01h passa a ser 00h.
A hora legal voltará depois a mudar a 27 de março de 2022 para o regime de verão.
Apesar da disponibilização de apoios financeiros destinados às empresas turísticas durante a crise originada pela situação pandémica, foram muitas as dificuldades que condicionaram o acesso, a candidatura e o pagamento dos fundos.
Recentemente, o programa ADAPTAR Turismo, um mecanismo de apoio ao investimento aguardado há mais de um ano pelos empresários, esgotou a dotação orçamental em menos de 48 horas, deixando imensas empresas sem possibilidade de apresentar a sua candidatura.
Já os beneficiários da medida APOIAR Rendas, cujas candidaturas decorreram entre fevereiro e abril de 2021, sofrem atrasos de vários meses no recebimento da segunda tranche do apoio. O pagamento tardio dos apoios e a exigência de requisitos como capitais próprios positivos, quebras de faturação impossíveis de atingir em empresas recentes ou impossibilidade de cumular linhas de apoio limitaram de forma significativa o alcance das medidas e o impacto na atividade das empresas.
Nesta fase de início da recuperação da atividade, que coincide com a típica época baixa do setor, a esmagadora maioria das medidas de apoio já foi retirada.
A AHRESP apela para que o Governo continue a apoiar as empresas do alojamento turístico, restauração e similares, para que possam aguentar os meses que se avizinham e estar disponíveis para dar resposta à retoma da atividade turística, que se espera poder acontecer entre o 2º e 3º trimestre de 2022.
A AHRESP tem vindo a alertar ao longo dos últimos meses que a retirada prematura dos apoios pode colocar em causa os esforços do último ano e meio e comprometer a viabilidade das empresas, que ainda não estão preparadas para fazer face a todas as suas obrigações financeiras.