Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
No âmbito de um conjunto de medidas de apoio ao emprego por parte do IEFP, foi publicado o Despacho n.º 10077-A/2021, que vem alargar novamente o prazo para as empresas reporem o nível de emprego, em caso de descida do mesmo.
Este despacho vem agora salvaguardar as situações em que o prazo máximo de 12 meses se revelou insuficiente, permitindo a reposição do nível de emprego até ao mês de dezembro de 2021.
Esta prorrogação aplica-se às medidas Contrato-Emprego, Estágios Profissionais, Contrato-Geração, CONVERTE+, Programa de Apoio ao Empreendimento e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE) e Programa Investe Jovem. Consulte aqui o despacho
De acordo com o disposto no Despacho Normativo n.º 25/2021, a procura consistente pela Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas do Turismo de Portugal, refletida na atual taxa de compromisso de 100%, justifica o novo reforço da sua dotação global em 10 milhões de euros, de modo a assegurar a continuidade deste apoio público. Saiba mais aqui
Toda a informação constante da anterior aplicação Registo Central de Auxílios de minimis foi migrada para o SircaMinimis, o novo Sistema de Informação para o Registo Central de Auxílios de minimis.
O acesso ao SircaMinimis é feito via Balcão 2020, sendo necessário que as entidades concedentes e entidades beneficiárias estejam registadas. Com o SircaMinimis, as entidades beneficiárias podem consultar os seus auxílios de minimis.
Os auxílios de minimis são o conjunto de ajudas que os Estados podem conceder às empresas residentes que, pelo seu reduzido valor, não afetem de forma significativa o livre comércio e a concorrência entre os países membros da União Europeia.
O consumo atual de minimis de uma empresa considera o somatório de todos os apoios sujeitos a auxílios de minimis recebidos pelo beneficiário nos últimos 3 anos.
Neste período, uma empresa única não pode exceder o montante de 200 mil euros. Saiba mais aqui
Esta é uma semana repleta de workshops e conferências made by AHRESP.
A AHRESP e a MAKRO estão a promover um ciclo de webinars direcionados a profissionais da restauração e similares, que têm como objetivo capacitar os profissionais em áreas com impacto nos seus negócios e assim contribuir para a melhoria do setor.
Na semana passada, especificamente no dia 13, decorreu a conferência “Engenharia de menus”. Amanhã, dia 19, é a vez da “Gestão de equipas em Restauração”, onde se pretende dar soluções para o grande dilema do dono de um restaurante: Recrutamento e Retenção, e os problemas que isso acarreta para o negócio.
Como promover a diversidade e inclusão, motivar e integrar o staff? Os workshops realizam-se à distância entre as 16h00 e as 17h00.
Para ver o programa completo ou fazer a sua inscrição, clique aqui
Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego, a AHRESP, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), organiza um ciclo de workshops destinado aos empresários do Turismo que pretendem reforçar as suas competências de gestão, tecnologia e organização do trabalho.
Os workshops realizam-se à distância, através da Plataforma Zoom, e estão acessíveis a todos os empresários da área do alojamento e restauração.
Nos dias 20 e 25 de outubro vão decorrer duas novas sessões: uma sobre Inteligência e Regulação Emocional e outra sobre E-Commerce.
Para saber mais sobre o programa e efetuar a sua inscrição (gratuita mas obrigatória), clique aqui
A Aliança Contra a Fome e a Má-nutrição associou-se à celebração do Ano Internacional das Frutas e Hortícolas das Nações Unidas com a organização de um seminário com o tema “ A Produção Nacional e a Alimentação dos Portugueses” que terá lugar no dia 21 de outubro de 2021, entre as 15h00-17h00 no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa.
O programa inclui a apresentação da sua plataforma digital e uma mesa redonda que conta com a participação dos vários agentes intervenientes na cadeia de valor do setor alimentar para debater o tema do seminário, entre os quais a AHRESP.
É possível assistir presencialmente ou por videoconferência. A inscrição é gratuita mas obrigatória. Inscrições aqui
Para que os clientes possam utilizar o saldo IVAucher no seu estabelecimento, as empresas devem efetuar a adesão.
No site da AHRESP está um guia prático para as empresas que resume a forma de adesão e as vantagens para os seus clientes.
Para mostrar aos seus clientes que já aderiu ao IVAucher, deve colar um autocolante no seu estabelecimento com a identificação do projeto.
A AHRESP disponibiliza este autocolante na sua sede e delegações (ver mapa aqui).
Na sequência de proposta apresentada pela AHRESP o regulamento do programa ADAPTAR Turismo, publicado na passada sexta-feira, veio estabelecer uma majoração do apoio a atribuir às empresas da animação noturna, que estiveram encerradas administrativamente no contexto da situação da pandemia da doença COVID-19 e que possuam atividade principal enquadrada nos CAE 56302, 56304 ou 56305.
Para estas empresas, a taxa de incentivo é majorada para 85% (em vez de 75%), com limite máximo alargado de 15 mil para 20 mil euros por empresa.
O programa ADAPTAR Turismo destina-se a micro, pequenas e médias empresas de todo o território nacional e concede um apoio financeiro a fundo perdido para a adaptação dos estabelecimentos e ajuste dos processos de planeamento estratégico e de gestão das empresas à nova realidade pós-COVID-19.
As candidaturas são apresentadas no portal do Turismo de Portugal, a partir de 21 de outubro, até ao esgotamento da dotação prevista. Saiba mais aqui
É já amanhã, dia 19 de outubro, que a AHRESP promove uma conferência em Coimbra, pelas 10h, no âmbito do projeto Hotel 4.0 desenvolvido pela AHRESP e que tem como objetivo debater o papel da transição digital como fator de sustentabilidade no turismo.
A Hotel 4.0 Talks será emitida em streaming através do Facebook da AHRESP: https://www.facebook.com/AHRESP
Clique aqui para ver o Programa