Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Na sequência da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar desde o início da pandemia da COVID-19, encontra-se a decorrer novo inquérito relativo ao período de verão para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.
Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar este período tão difícil para as nossas empresas. Responda ao inquérito aqui
A AHRESP e a MAKRO vão promover um ciclo de webinars direcionados a profissionais da restauração e similares, que têm como objetivo capacitar os profissionais em áreas com impacto nos seus negócios e assim contribuir para a melhoria do setor.
No dia 13 de outubro o webinar é sobre Engenharia de menus: em foco a engenharia de menus e como este pode ser um catalisador da rentabilidade de um restaurante. Inscreva-se aqui
Portugal tornou-se o primeiro país do mundo a atingir a meta de 85% da população vacinada, tendo cerca de 8,4 milhões de pessoas o esquema vacinal completo. O próximo passo é, agora, avançar para a terceira dose da vacina contra a COVID-19, que vai começar a ser administrada a pessoas com 65 e mais anos e a utentes de lares e de unidades cuidados continuados.
A Norma n.º 002/2021 de 30/01/2021, atualizada 08/10/2021, estabelece que, a terceira dose, com a vacina da Pfizer/BioNtech, será administrada seis meses após a última dose. A
Diretora-Geral da Saúde explicou, ainda, que a administração da dose de reforço aos profissionais de saúde está a ser ponderada. Saiba mais aqui
A Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), enquanto organismo competente para a atribuição de licenças de utilização do Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE), está a organizar o evento online #REUE2021, sob o mote “Promover uma Transição Sustentável”, tendo em vista apresentar as mais recentes atividades de promoção do REUE, destacar casos de sucesso e refletir sobre o papel deste sistema na promoção da sustentabilidade em Portugal.
O evento decorre no próximo dia 14 de outubro, pelas 10h00, através da Plataforma Microsoft Teams.
Para se registarm até dia 12 de outubro, https://forms.gle/NdLJiAD989L8wjm7A. Consulte mais informações na página do evento #REUE2021.
O Programa Operacional COMPETE 2020 disponibilizou recentemente o “Guia | Constituição e Organização do Processo da Operação/Projeto”, para ajudar os beneficiários de fundos europeus a nível de documentação.
Os beneficiários devem dispor de um processo relativo à Operação que contemple toda a documentação que acompanha o respetivo ciclo de vida, desde a submissão da candidatura até ao seu encerramento ou fase de exploração, se aplicável, constituído pelos documentos originais ou por cópias autenticadas, preferencialmente em suporte digital. Saiba mais aqui
Os filmes promocionais “No Centro de Portugal, A Vida é Agora”, do Turismo Centro de Portugal, são candidatos a melhores filmes de turismo do ano, numa votação online que decorre a nível mundial. A série de filmes está nomeada para os “People´s Choice Awards” (prémios do público) do festival CIFFT.
Esta é uma competição internacional que reúne os melhores filmes que participam no circuito mundial de festivais de filmes de turismo. O vencedor dos “People´s Choice Awards” é decidido pelos votos online, numa votação aberta até às 12h00 do dia 25 de outubro.
Os vencedores serão anunciados no final do ano, no Grand Prix CIFFT, em Viena.
Cada pessoa pode votar uma vez por dia. Para saber como votar nos filmes do Centro de Portugal, clique aqui
Deverá ser ainda hoje apresentada pelo Governo à Assembleia da República a primeira proposta de Orçamento do Estado para 2022, instrumento decisivo para potenciar o desenvolvimento e a recuperação empresarial dos setores da Restauração e Similares e do Alojamento Turístico.
Após mais de ano e meio de profunda e grave crise financeira provocada pela COVID-19, que destruiu empresas e emprego nos nossos setores de atividade, é da maior relevância que no ano 2022 se disponibilizem os mecanismos corretos para apoiar a recuperação e a retoma da atividade das nossas empresas e da economia como um todo.
A AHRESP irá analisar detalhadamente a proposta do Governo e envidará todos os esforços para que as 22 medidas recentemente entregues ao Governo e Grupos
Parlamentares sejam consideradas no OE2022, pois são prioritárias para salvaguardar a economia, as empresas e os seus trabalhadores. As medidas apresentadas pela AHRESP centram-se em quatro eixos estratégicos – Fiscalidade, Capitalização das Empresas, Incentivo ao Consumo e Qualificação e Dignificação do Emprego no Turismo – e são as seguintes: