Boletim Diário AHRESP (BDA 386) – 08.10.2021

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Inquérito AHRESP continua a decorrer

Na sequência da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar desde o início da pandemia da COVID-19, encontra-se a decorrer novo inquérito relativo ao período de verão para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares. Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que ajudem a ultrapassar este período tão difícil para as nossas empresas. Consulte o Site da AHRESP.

 

Candidaturas abertas para projetos turísticos

Estão abertas as candidaturas para a 4.ª Edição da Call Tourism, da Portugal Ventures. A Portugal Ventures investe nas sociedades através da tomada de uma posição acionista, tendo como objetivo investir entre 200 mil euros e até ao máximo de 1 milhão de euros em projetos tecnológicos e não tecnológicos do setor do turismo. São elegíveis empresas constituídas, com menos de 7 exercícios completos, e empresas a constituir. As candidaturas decorrem até 15 de novembro. Consulte mais informações aqui 

 

Apoio à Retoma Progressiva continua disponível

A AHRESP relembra que o Apoio à Retoma Progressiva permanece em vigor, não existindo uma data fixa para o seu término. De acordo com previsões do Ministro da Economia e da Transição Digital, este apoio estará disponível pelo menos até ao final do ano, existindo a possibilidade de ser prolongado ainda pelo início do ano de 2022. A partir de 1 de outubro, o recurso ao Apoio à Retoma Progressiva obriga a empresa a manter em funcionamento a sua atividade em todos os estabelecimentos. Mais informações aqui 

 

A herança e a contemporaneidade da gastronomia dos Açores em debate

A Delegação dos Açores da AHRESP vai promover, em parceria com a Local Food Culture, um webinar sobre “Gastronomia nos Açores: da herança cultural aos desafios da contemporaneidade”. O webinar vai decorrer durante 5 dias, entre 18 e 22 de outubro, e 5 temas serão debatidos: “A identidade gastronómica num contexto turístico”; “Gastronomia Regional: Tradição ou Inovação?”; “Gastronomia como Tema de Estudo”; “A Imagem da Gastronomia Açoriana”, e “A Produção e o Consumo de Produtos Regionais”. 

Inscrição: bit.ly/gastronomiacores2021

Página do evento: bit.ly/webinargastronomiacores2021

 

Portugal na IFTM Top Resa em França

Portugal está a participar, até 8 de outubro, na IFTM Top Resa, a principal feira de turismo organizada no mercado francês, exclusivamente profissional e ponto de encontro relevante para todo o setor e que conta com a presença da Secretária de Estado do Turismo. Esta ação insere-se no âmbito do Plano de Marketing Nacional para o mercado francês, que integra o Plano do Turismo de Portugal e os sete Planos Regionais, o que se consubstancia numa atuação concertada ao nível da notoriedade do destino e do apoio à venda, com vista a melhorar os resultados turísticos (hóspedes, dormidas e receitas) e uma promoção integrada do país no seu todo, corporizada na diversidade de ofertas e de produtos das distintas regiões turísticas.

 

Aluna portuguesa vice-campeã europeia na categoria Serviço de Restaurante/Bar

A aluna Benedita Rua, finalista do Curso de Gestão Hoteleira de Restauração e Bebidas, da Escola de Hotelaria e Turismo de Douro-Lamego, do Turismo de Portugal, venceu a Medalha de Prata no campeonato europeu de profissões Euroskills, que decorreu entre 22 e 25 de setembro, na Áustria. A aluna competiu na categoria de Serviço de Restaurante/Bar, tendo conquistado o lugar de vice-campeã europeia.

Medidas ahresp

Orçamento de Estado 2022: prorrogação da implementação de códigos QR e ATCUD

A AHRESP apresentou 22 propostas para o OE2022, que consideramos como prioritárias para salvaguardar a economia, as empresas e os seus trabalhadores. As medidas, que a AHRESP entregou ao Governo e aos vários Grupos Parlamentares, centram-se em quatro eixos estratégicos – Fiscalidade, Capitalização das Empresas, Incentivo ao Consumo e Qualificação e Dignificação do Emprego no Turismo. Na Área da Fiscalidade, a AHRESP defende entre outras medidas, a prorrogação da implementação dos códigos QR e ATCUD nas faturas. Na maioria das situações, esta obrigação leva a uma relevante atualização dos sistemas de faturação e à aquisição de novos equipamentos, num momento em que a fragilidade económico-financeira das nossas atividades infelizmente ainda persiste, sendo assim da maior importância uma nova prorrogação da data de início desta obrigatoriedade.

Download de ficheiro AHRESP

AHRESP - Propostas Orçamento Estado 2022 - 4.out.2021 644.19 KB
Download

Alojamento Local em Lisboa e Porto com perdas históricas de faturação em 2020

O mais recente estudo realizado pela NOVA SBE sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na atividade de Alojamento Local nas cidades de Lisboa e Porto vem confirmar que a atividade nestas cidades em 2020, desde a pandemia, perdeu em média 5.200 e 2.000 reservas diárias, respetivamente. Nesse mesmo ano 2020, o mesmo estudo estima que tenha havido uma quebra de faturação e receitas fiscais para a cidade de Lisboa de 113 milhões de euros e 2,8 milhões de euros, respetivamente. Já para a cidade do Porto a quebra de faturação e receitas ficais foi de 23 milhões de euros e 1 milhão de euros. Por último, a análise realizada indica uma quebra média da taxa de ocupação de 28% para Lisboa e de 25% para o Porto, sendo que, como seria de esperar, as quebras maiores encontram-se nas zonas históricas e tradicionalmente turísticas das duas cidades. As conclusões desta análise vão ao encontro do que vinha sendo alertado pela AHRESP sobre os fortes impactos negativos nestas atividades, justificando e e reforçando a pertinência das nossas propostas no sentido de serem mantidos e fortalecidos os apoios à esta atividade. Estudo disponível aqui