Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
Integrada na Semana do Turismo, o Turismo de Portugal organiza a sessão online Reativar o Turismo – Gerar Negócio, no dia 30 de setembro, pelas 14h30 e que visa apresentar o Plano de Marketing Destino Portugal.
Esta iniciativa insere-se no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, que assenta em quatro pilares de atuação – apoiar empresas, fomentar segurança, gerar negócio e construir futuro e é composto por ações específicas, de curto, médio e longo prazo, que permitirão ultrapassar os 27 mil milhões de euros de receitas turísticas em 2027, de forma sustentável, gerando riqueza e bem-estar em todo o território, ao longo de todo o ano e apostando na diversificação de mercados e segmentos, uma das metas preconizadas na Estratégia Turismo 2027.
Agenda da Semana do Turismo:
Saiba mais aqui
De acordo com os mais recentes dados do INE, no ano de 2020, marcado pelos efeitos económicos da pandemia COVID-19, o PIB ascendeu a 200,1 mil milhões de euros, o que representou uma diminuição nominal de 6,7% (+4,5% em 2019) e real de 8,4% (+2,7% em 2019).
Com este resultado, 2020 passa a ser o ano com maior contração da atividade económica desde 1995. A revisão dos valores referentes a 2020 foi fundamentalmente determinada pela ainda maior contração que a inicialmente estimada, das atividades de Alojamento e Restauração e de Transporte e Armazenagem, atividades onde se fez sentir mais intensamente o impacto da pandemia COVID-19, refletindo os condicionamentos à mobilidade das pessoas no contexto da pandemia, nomeadamente às deslocações turísticas e ao transporte aéreo. Saiba mais aqui
Segundo o Banco de Portugal, em agosto de 2021, o montante total de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas cresceu 5,2% em relação a agosto de 2020, para 76,2 mil milhões de euros.
Contrariando a evolução verificada em 2020 e no início de 2021, em grande parte relacionada com o impacto das linhas de apoio à economia concedidas no contexto da pandemia, o ritmo de crescimento dos empréstimos às empresas voltou a diminuir pelo quarto mês consecutivo.
Ainda assim, os empréstimos às empresas têm aumentado a um ritmo superior ao observado na área do euro. Saiba mais aqui
O Banco Português de Fomento apresentou as condições da nova Linha de Apoio à Recuperação Económica – Retomar, criada em parceria com o IAPMEI, com as instituições de crédito aderentes e com as sociedades de garantia mútua, tendo a finalidade de oferecer soluções às empresas com operações de crédito em moratória, que operam nos setores mais afetados pela pandemia.
A Linha Retomar pode ser operacionalizada através de três mecanismos:
Como condições de acesso, as empresas devem apresentar, cumulativamente, quebra da faturação igual ou superior a 15% no ano de 2020, face ao ano de 2019, e quebra da faturação no 2º trimestre de 2021, face ao 2º trimestre de 2019.
Para beneficiar deste novo mecanismo, as empresas devem contactar as instituições de crédito e apresentar o pedido de operação: https://www.bpfomento.pt/pt/catalogo/linha-de-apoio-a-recuperacao-economica-retomar/ + ficha informativa resumo.
Webinar sobre Programa Retomar:Para apresentar e esclarecer as características e condições de acesso à nova Linha de Apoio à Recuperação Económica – Retomar, o Banco Português de Fomento irá promover um webinar público no próximo dia 30 de setembro de 2021, às 15h00. Esta sessão digital é livre e gratuita, mediante inscrição prévia, através do link disponível: Inscrição no Webinar – Zoom
Para ter acesso ao documento AHRESP, clique no botão “Ver mais” e faça log-in.
Depois volte a entrar nesta página.
Comemora-se hoje o Dia Mundial do Turismo, este ano dedicado ao tema “Turismo para um Crescimento inclusivo”. Tendo as economias desenvolvidas e em desenvolvimento sido atingidas, os grupos marginalizados e as pessoas mais vulneráveis foram-no de forma ainda mais intensa.
A crise pandémica teve um impacto social e económico “colossal”, considera a Organização Mundial do Turismo, acrescentando que “a reativação do turismo ajudará a impulsionar a recuperação e o crescimento, mas é essencial que os benefícios que se geram sejam distribuídos de forma ampla e justa”.
A AHRESP associa-se a esta celebração, cujo tema escolhido este ano é mais do que pertinente, tendo em conta o perfil dos empresários (na sua maioria micro empresas e empresários em nome individual) e trabalhadores dos nossos setores, mas também a importância do turismo enquanto atividade económica pacífica, ambiental, cultural e socialmente responsável, que depende apenas das (boas) relações sociais e humanas. Saiba mais aqui
No próximo dia 30 de setembro serão realizadas as eleições para os Órgãos Sociais da AHRESP, para as Comissões Diretivas dos Setores de Atividade e para as Comissões Diretivas Distritais, para o triénio 2021-2024.
Foi apresentada uma única lista concorrente, com candidatos para todos os cargos eletivos, que inclui representantes de todo o país e para as várias atividades ligadas ao Alojamento Turístico (Hotelaria, Alojamento Local e Parques de Campismo, entre outros) e à Restauração e Bebidas (Restaurantes Tradicionais, Casas de Fado, Pastelarias, Restauração de Serviço Rápido, Restauração Coletiva e Indústria e Comércio Alimentar, entre outros).
A acompanhar a lista foi apresentado o correspondente Programa do Mandato. Os nossos Associados devem consultar o site da AHRESP, onde poderão aceder a toda a informação relativa ao processo eleitoral, para que possam exercer este seu direito Associativo.