Carlos Moura, Presidente da AHRESP
Seleção Gastronomia e Vinhos
BEST WINE SELECTION
Guia Boas Práticas
A retoma do crescimento do Turismo é o tema da Conferência com que a CTP – Confederação do Turismo de Portugal celebra o Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra, com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, na sessão de abertura e do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de encerramento. As presenças no evento estão limitadas ao espaço disponível decorrente do atual contexto de pandemia, sendo a Conferência, todavia, transmitida online aqui. O programa completo da Conferência pode ser consultado aqui.
A Segurança Social atualizou as perguntas frequentes sobre o Novo Incentivo à Normalização da Atividade Empresarial. Para ver o documento completo, consulte esta página.
As conferências Melhores Empresários, Melhores Negócios, que resultam de uma parceria entre AHRESP e CTP, estão de regresso no dia 28 de setembro de 2021. A “Diferenciação da oferta na comunicação com o cliente” é o tema do próximo evento, que decorrerá através da plataforma Zoom entre as 15h00 e as 18h00. Para mais informação sobre conteúdos e formas de inscrição (gratuita mas obrigatória), consulte o Site da AHRESP.
A CIP apresentou os resultados do inquérito Sinais Vitais feito no início de setembro às empresas em Portugal sobre a sua situação atual e as expectativas que têm para este ano, mas também sobre a avaliação que fazem das medidas definidas para combater a pandemia de Covid-19. As principais conclusões do inquérito foram as seguintes:
Este inquérito integra a terceira fase do Projeto Sinais Vitais, desenvolvido pela CIP, através das associações que a integram, em conjunto com o Marketing FutureCast Lab do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com o objetivo de recolher informação atualizada sobre a posição dos responsáveis pelas empresas portuguesas e sobre o impacto que diferentes situações têm nestas, no quadro da situação de exceção provocada pela pandemia de covid-19. Para aceder conclusões finais do inquérito clique aqui. Para assistir à conferência de imprensa, consulte este link.
Com a aproximação da discussão do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), a AHRESP considera que este deverá comportar medidas como a aplicação temporária da taxa reduzida IVA a todo o serviço de alimentação e bebidas, para reforçar a tesouraria das empresas, algo que tem vindo a ser defendido por personalidades em vários quadrantes e, também, pelo Conselho das Confederações Empresariais. Em entrevista à agência Lusa replicada por vários meios de comunicação social, o antigo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, considerou: “Temos de dar um contributo para a capitalização dos empresários da restauração (…)”, referindo que a redução do IVA, de forma temporária, pode ser uma medida significativa nessa recapitalização.
A AHRESP insiste na necessidade da Restauração e Similares e do Alojamento Turístico regressarem à normalidade, eliminando-se as restrições existentes ao funcionamento, permitindo-se também a reabertura das atividades que ainda estão encerradas por imposição legal (Animação Noturna). Perante o sucesso que tem sido a vacinação no nosso País, não há qualquer justificação para não avançarmos já para a 3.ª fase de desconfinamento, não descurando o Governo a importância de continuar a apoiar as empresas, depois de mais de um ano e meio de quebras para pandemia. A crise ainda não acabou para as empresas de alojamento turístico, restauração e similares e é por isso fundamental que se mantenham apoios e se incentive o consumo nestes estabelecimentos.
No próximo domingo, dia 26 de setembro, vão decorrer as Eleições Autárquicas. A AHRESP não pode deixar de salientar o papel relevantíssimo que as autarquias têm tido na definição e implementação de políticas económicas e turísticas e, durante a pandemia, no apoio às empresas, empresários e trabalhadores dos setores da restauração e similares e do alojamento turístico. Ao longo do último ano, a AHRESP promoveu mais de uma centena de reuniões com as autarquias nacionais, com o objetivo de as sensibilizar para a adoção de medidas de apoio, e realizou também vários webinars e sessões de esclarecimento em parceria com câmaras municipais. No seguimento destes encontros, várias autarquias disponibilizaram apoios às empresas dos nossos setores. A gestão próxima das populações, que é garantida pelas câmaras municipais e juntas de freguesias, tem um papel não apenas importante, mas verdadeiramente fulcral na vida das empresas, empresários, empreendedores e seus trabalhadores.